Tahine: passo a passo para fazer a pasta de gergelim em casa!

O Tahine pode ter vários nomes, podendo ser chamado de Taine, Tahin, Tahini, mas independente da forma que você escreve ou chama, é sempre o mesmo ingrediente delicioso: uma pasta feita de gergelim.

Anúncios

tahine

O que é o Tahine?

O Tahine é uma pasta ou creme feito de sementes de gergelim, é um ingrediente muito utilizado na culinária do Oriente Médio e no Mediterrâneo.

É muito utilizado também em pratos como homus, babaganoush como pasta para passar em pães, biscoitos e sobremesas.

O Tahine é uma pasta com muito cálcio, é uma fonte de proteína, fibras, manganês e cobre. Sendo fonte de ômega 3 também, essencial para muitas pessoas.

Faça Tahine em casa

Agora que você já sabe o que é, vamos conferir uma receita prática e passo a passo para aprender a fazer Tahine em casa e trazer todos esses sabores para a sua cozinha.

Anúncios

Para os ingredientes é muito simples, você vai precisar de apenas 200g de gergelim branco. Sim, é só isso para a receita.

E para começar o preparo o ideal é deixar o gergelim em água corrente para ser lavado. Depois, coloque-o em uma frigideira e leve ao fogo baixo para ser torrado, em pelo menos 5 minutos podemos notar a cor mudando, então preste atenção!

Em um processador coloque o gergelim torrado e bata até que comece a virar uma pasta cremosa, você pode continuar batendo até chegar na textura que você deseja também, podendo ser mais líquida ou não.

Esse processo pode levar em torno de 20 minutos para ser feito, dependendo da potência do seu processador e da forma que está batendo.

Depois você pode passar para um pote limpo de vidro e deixar guardado na geladeira. Não deixe muito tempo, pois pode estragar. O tempo indicado para armazenamento é de 15 dias no máximo.

Se você quiser deixar com um sabor a mais pode colocar azeite, alho esmagado e um pouco de suco de limão, vai realçar o sabor deixando ainda mais delicioso.

Como utilizar?

O tahine é um ingrediente muito versátil que pode ser utilizado de diferentes maneiras dentro da sua cozinha.

A sua principal forma de utilização é ser usado como base para molhos e pastas, como acontece no húmus e babaganoush. Para o preparo é combinado o tahine com outros ingredientes.

Além disso, o tahine pode ser utilizado como cobertura para pães, biscoitos e torradas. Basta espalhar uma camada de tahine e adicionar um toque de mel, geleia ou frutas para obter um sabor extra.

Pode ser adicionado em cookies e barras de cereal para dar uma textura mais cremosa.

Até como molho de salada o tahine pode ser utilizado, basta adicionar o que você quiser para temperar e está pronto.
A grande variedade de modos de uso do tahine é o que faz com que ele seja tão
usado, se tornando um ingrediente essencial em certas culturas e regiões, como no oriente médio e no mediterrâneo.