A melhor receita de strogonoff de camarão no Manual da Cozinha

Compartilhe essa receita

Quem não ama saborear uma receita de strogonoff de camarão? Aqui no Manual da Cozinha vamos trazer a melhor receita que você só vai ter como concordar.

Anúncios

O camarão é um dos pratos  mais preferidos por sempre trazer um sabor sensacional e que tem deve ser preparado de forma caprichada.

Pois hoje é dia de aprender receita boa – strogonoff de camarão  – um prato que atrai todos os públicos, exceto os tolerantes a camarão. Mas aqui teremos uma combinação perfeita, camarão, temperos, creme de leite e juntamente com o vinho branco dando um toque a mais…

receita de strogonoff de camarão

Descobrindo mais sobre a receita de strogonoff de camarão

O strogonoff tradicional vai o conhaque, mas esse prato se tornou tão abraçado pelos brasileiros e ganharam assim várias versões e formas impensáveis que é até difícil dizer qual seria a melhor.

No entanto, tirando o creme de leite, todos os ingredientes e passos dessa receita não possuem uma regra. Assim, podendo conter tomate picadinho, molho ou extrato de tomate, ketchup, os champignon, salsinha, milho e entre tantas opções.

Isso só mostra a versatilidade do estrogonoff, fazendo do jeito e com o que você ter disponível em sua dispensa, o importante é ter sabor.

Por aqui a nossa versão que vamos mostrar aqui, a receita de estrogonofe ganha uma particularidade, substituindo o conhaque pelo o vinho branco, fornecendo um sabor mais especial.

Anúncios

Outro ponto importante dessa receita são os temperos, como o molho inglês, a mostarda e o ketchup. Aliás, uma sugestão é trocar o ketchup pelo extrato de tomate, junto de tomates bem picados.

Por último o truque aqui, não é levar a farinha (ou maisena) no preparo e que faz que engrosse o caldo, para quem gosta mais líquido, fica ótimo com um prato fundo de arroz branco. Mas tem quem prefira mais denso mesmo, sendo assim uma questão de gosto!

STROGONOFF DE CAMARÃO

Ingredientes:

  • Camarões já limpos – 600 g
  • Manteiga – 1 colher de sopa
  • Cebola média – 1 unidade
  • Dentes de alho – 2 unidades
  • Molho inglês – 1 colher de sopa
  • Vinho branco – 1 xícara
  • Champignon em conserva – 200 g
  • Ketchup – 5 colheres de sopa (ou se quiser pode ser mais)
  • Mostarda – 2 colheres de sopa
  • Creme de leite – 2 caixinhas
  • Uma pitada de páprica picante ou pimenta caiena (opcional)
  • Arroz branco e batata palha para servir

Modo de preparo:

  1. Comece fazendo o seu arroz do jeito que sempre faz, porque ele que vai acompanhar o seu strogonoff.
  2. Logo após vá temperar os camarões usando sal, pimenta do reino e as pitada generosas de páprica picante ou qualquer outro tipo de pimenta em pó intensa como caiena (pode ser um item extra que dá mais sabor).
  3. Em seguida, com a cebola e o alho picados, esquente uma panela média com a manteiga e vá refogando tudo isso no fogo médio, até que ela comece a ficar dourada em torno de 5 minutos.
  4. Agora acrescente o alho e siga a refogar por um minuto e entre com os camarões nessa panela para terminar de refogar, mexa bastante para que possam ganhar mais cor.
  5. Desse modo, quando ficarem rosados coloque molho inglês e vinho branco e vá misturando, deixando que ferva por cerca de 5 minutinhos, fazendo uma redução e eliminação do álcool.
  6. Então, entre com os champignons e faça uma mistura, adicionando também o ketchup e a mostarda e volte a misturar.
  7. Depois que provar um dos camarões veja se cozeu. Retire do fogo depois de cozidos e acrescente o creme de leite. Então ajuste o sal, pimenta, molho inglês ou ketchup.
  8. Por causa do ketchup possa ser que fique adoidado, nesse caso pode dar uma temperada usando mais sal e molho inglês e chegar ao ponto certo. Por fim, basta servir polvilhado na salsinha e junto de arroz branco e batata palha.

Como deixar seu camarão bem limpo?

Já que o assunto é camarão não poderíamos deixar de trazer aqui, todo um passo a passo explicando seu como fazer a limpeza dos camarões para garantir o sucesso do seu prato.  

Então seguimos ao interessa – limpeza do camarão você que não necessita de técnicas culinárias complexas, já que os processos são super fáceis que irá conhecer logo abaixo:

Limpando os camarões…

  • Para que possamos começar, você deverá remover a cabeça de cada um dos camarões e, para isso segure em seu corpo e puxe ele para fora.
  • Depois disso, direcione a ponta dos dedos para a parte inferior a casca onde tem uma abertura que fica a cabeça dele e passe seu dedo até fim e, remova a casca por completo sem esquecer-se de tirar as patas do camarão.
  • Em seguida, vai restar disso a carne do camarão e o rabo, caso prefira comer sem o rabo, segure bem na pontinha e vá puxando, a mesma coisa de tirar a cabeça.
  • Use uma faca amolada, para abrir (de fora a fora) as “costas” desses camarões, levemente para não aprofundar muito.
  • Ainda com essa faca, separe de forma bem breve entre os lados que fez na abertura o que facilita na hora de limpar.
  • Para que termine, você vai ver no corte uma linha escurecida bem fina, que é a parte intestinal que deverá tirar e com isso faça uso da ponta da faca para ir puxando para eliminar toso os demais resquícios com ajuda dos dedos.

E aí o que de todas essas informações que passamos aqui?

Com toda a certeza que não complicação quando se vai fazer um strogonoff de camarão! a paciência e preparar tudo delicadamente irá se conseguir degustar um camarão saboroso, ainda mais sem que se preocupe de ter camarões com sujeirinhas.

Aproveite e leia também 🔜 Um passo a passo simples de fazer vatapá de camarão!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
como transformar flocão de milho em farinha
Tudo sobre a cozinha

Como transformar flocão de milho em farinha

Você já parou para pensar em como transformar flocão de milho em farinha? Esse post responde essa questão e traz muitas mais informações Anúncios o

canjica nordestina
Doces e sobremesas

Qual é o segredo da canjica nordestina? Saiba agora!

A canjica nordestina é um prato típico, sendo servido como uma sobremesa descomplicado de preparar, por esse outros motivos ganhou tamanha popularidade. Anúncios Uma iguaria

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro