Receita de alfajor prático

Hoje vamos aprender como fazer uma receita de alfajor prático, aquele doce que muito amamos.

Anúncios

receita de alfajor prático

Mas antes… De onde veio o alfajor?

O alfajor é um doce muito tradicional na Argentina, mas sua origem vem da culinária árabe. Sendo mais exatos, ele surgiu em Andaluzia, na Espanha, e seu nome originalmente era “Al Hasú”, que do árabe significa recheado.

E sua receita não mudou muito de como era antigamente, a receita consistia em dois ou três discos de massa de pão de mel recheados com doce de leite ou geleia.

Com o tempo a sobremesa foi ganhando várias regiões, e sua fama nos países latinos começou com a Venezuela e o Peru, quando eram servidos aos exércitos espanhóis.

Quando chegou à Argentina, o doce passou a ter sua massa de biscoitos, mas também com o recheio bem famoso de doce de leite.

Anúncios

Caso você viaje ao Uruguai e coma um alfajor, perceberá que o doce pode ser um pouco diferente, isso por que eles mantêm a receita original com o pão de mel. Nessas situações é chamado de alfajor Uruguaio.

Já a receita com biscoito é chamada de alfajor Argentino, o que também é uma delícia.

Veja como fazer a receita de alfajor prático

Agora indo ao que interessa, vamos descobrir como fazer uma receita de alfajor prático, para ter um pouquinho desse sabor dentro de casa!

Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500gr de chocolate ao leite picado e derretido no micro ondas;
  • 8 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 3 colheres de sopa de margarina;
  • 2 latas de leite condensado;
  • 2 pacotes de biscoito de leite redondos;
  • 1 xícara de chá de leite.
  • 1 dose de rum.

Para começar a preparar a receita, coloque as bolachas em uma assadeira e para umedecer as bolachas, misture um pouco o leite e o rum. Você pode jogar por cima com uma colher para que não fique muito encharcado e comece a esfarelar.

Agora em uma panela, adicione o leite condensado, margarina e chocolate em pó, leve ao fogo e mexa bastante, até que desgrude do fundo da panela, pelo menos até chegar no ponto de brigadeiro.

Para que você possa montar o alfajor, vai precisar de pelo menos três bolachas, e deve ser feito da seguinte forma: bolacha, recheio, bolacha, recheio e outra bolacha.

Monte todos os alfajores primeiro e depois quando todos estiverem prontos, passe cada um deles no chocolate derretido. Para isso você pode usar um stick de madeira ou um garfo.

Depois de passar no chocolate coloque em uma grelha ou em cima de um papel manteiga para secar.

Facilmente a sua receita de alfajor prática estará pronta para ser preparada. Fácil, não é?

E você ainda pode trocar o seu recheio por doce de leite, chocolate branco ou outros tipos de brigadeiro, se assim desejar.

Muitas pessoas jogam coco ralado por cima do alfajor, ou você pode colocar granulados ou amendoim também, é muito comum e as receitas podem ser adaptadas sem grandes problemas.