Descubra o passo a passo da queijadinha com farinha de trigo!

Compartilhe essa receita

Para quem está procurando aprender a como fazer uma receita de queijadinha com farinha de trigo, daquelas bem tradicionais que dão água na boca só de pensar, veja nossa a receita que vamos mostrar nesse exato momento!

Anúncios

tempo-de-preparo-do-bolo-de-milho

Tempo 30 minutos (preparo) 6 horas (esfriando)

tempo-de-preparo-do-bolo-de-milho

Rende até 15 queijadinhas

queijadinha com farinha de trigo
Queijadinha com farinha de trigo

Há cerca de uns 800 anos atrás as queijadas portuguesas invadiam o Brasil e ao longo dos anos se transformaram nas queijadinhas que hoje conta com diversas versões por todo o país, mas vamos reconhecer que a receita tradicional conquistou nossos corações.

Por aqui vamos mostrar como se prepara a queijadinha a base de farinha de trigo que reúne ingredientes que dão um resultado sensacional.

Para você ter uma ideia essa queijada é cremosa por dentro e com um leve toque caramelizado por fora. Uma receita que não falta sabor e texturas que você confere agora mesmo!

Ingredientes queijadinha com farinha de trigo:

  • ½ xícara de água (120ml)
  • 1 e ½ xícara de açúcar (225 g)
  • 50 g de manteiga gelada em cubos médios
  • 4 ovos
  • 1 xícara de coco ralado fino,
  • 1/3 de xícara de farinha de trigo (40 g)
  • ½ xícara de queijo-de-minas fresco,
  • 15 forminhas descartáveis de 2 cm

MODO DE PREPARO:

  1. Comece fazendo a mistura de água com o açúcar para dissolvê-la totalmente, isso fora do fogo. Depois, em uma panela tampada ferva e destampe a panela para deixar cozinhar por uns 5min, o ponto ideal é uma calda borbulhenta e que quando passa a colher caia em fio.
  2. Após isso, retire do fogo e adicione a manteiga e ponha para esfriar. A seguir, peneire os ovos para eliminar a película que dá um gosto forte de ovo e junte a calda. Acrescente o coco, a farinha e o queijo e misture tudo e formando um creme homogêneo.
  3. Deixe seu forno pré-aquecido a 180ºC (médio) e ferva a água para o banho-maria. Numa assadeira média forre com 2 folhas de papel absorvente para que a água não borbulhe.
  4. Agora bote as forminhas de papel nas forminhas da empada e distribua na assadeira. Vá adicionando a massa em cada forminha até uns ¾ da altura e leve para assar no forno. Despeje a água fervida no fundo da assadeira com muito cuidado e coloque até no limite da metade da altura das forminhas.
  5. Deixe assando por cerca de uns 30min, ou até estarem bem douradinhas. Então, cuidadosamente retire do forno e espere uns 5min. Separe as forminhas da água, retirando as queijadinhas que estão forminhas de alumínio e transfira a um prato.
  6. O ideal é que deixe esfriando por no mínimo 6h, ou se aguentar esperar, por até um dia, e finalmente sirva nas forminhas de papel mesmo.

Informações adicionais:

  • Ingredientes: Nós usamos o queijo minas, mas também pode optar por ricota ou parmesão ralado (50 g). Também usamos o coco fresco (120 g), mas pode ser feito com coco seco (100 g).
  • Armazenamento: você armazenar as queijadinhas em potes fechados e em temperatura ambiente até 2 dias (só leve para a geladeira se tiver muito quente). Também tem a possibilidade de preparar as queijadinhas com até 2 meses de antecedência, basta coloca-las nas mesmas forminhas de alumínio em potes fechados e congelar. Agora retire umas 6h antes que for servir, deixe que descongele naturalmente e não abra a tampa porque evita que as forminhas de papel fiquem úmidas.

Haja informação para você não cometer nenhum erro nessa receita de queijadinha a base de farinha de trigo, simplesmente maravilhosa!

Anúncios

Se liga que tem muitas mais por aqui no site do Manual da Cozinha, veja também o rocambole com goiabada que é pura tentação!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
influência da culinária francesa no brasil
Tudo sobre a cozinha

A influência da culinária francesa no Brasil

A influência da culinária francesa no Brasil é bastante representativa, tanto que vai além da própria culinária, tendo hábitos, arte, e outros traços dessa cultura

como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro