Quais são os alimentos que mais saciam a fome?

Saber quais são os alimentos que saciam a fome pode ser muito importante para quem está em processo de reeducação alimentar, vai passar muitas horas sem comer ou está de dieta.

Anúncios

Todas essas são situações em que uma saciedade duradoura pode ser muito melhor e evitar que você acabe passando fome.

quais são os alimentos que mais saciam a fome

    O que é a saciedade?

    A saciedade é a sensação de estar satisfeito, ou de estômago cheio como falamos comumente, ela indica que a fome foi aliviada e que não precisamos mais comer.

    É um mecanismo fisiológico e psicológico do nosso corpo que regula a ingestão de alimentos e ajuda a manter o equilíbrio entre a quantidade de calorias consumidas e as necessidades energéticas do corpo.

    E apesar de ser influenciada por vários fatores, ela acaba sendo impactada principalmente pelos nutrientes e composição de suas refeições.

    Anúncios

    Tendo isso em mente, alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis tendem a ser mais saciantes do que alimentos com muitos açúcares simples e carboidratos refinados.

    A composição da refeição desempenha um papel importante na regulação da saciedade.

    Agora, quais são os alimentos que mais saciam a fome?

    Os alimentos que são ricos em fibras, proteínas e até gorduras saudáveis geralmente são mais saciantes que outros, pois mantém a sensação de estar cheio por mais tempo.

    Vamos ver quais são esses alimentos que seguram sua fome:

    Leguminosas

    Os alimentos leguminosos como feijão, lentilha e grão de bico são alimentos nutritivos, e excelentes fontes de proteína e fibras, fazendo com que sejam ainda mais saciantes que o normal.

    Ovos

    Os ovos são uma excelente fonte de proteína e contém nutrientes que podem ajudar a controlar o apetite.

    No café da manhã eles são ótimos aliados para quem irá comer novamente apenas no almoço, ideal para quem está de dieta.

    Batata doce

    A batata-doce é uma fonte de carboidratos complexos e fibras que pode manter a sensação de saciedade.

    Ela é a queridinha de quem faz muito exercício físico por que trará mais energia e saciedade, auxiliando no emagrecimento e controle do colesterol também.

    Proteínas magras

    Peito de frango, peixe, carne magra e outras fontes de proteína magra podem ajudar a manter a sensação de saciedade.

    Para quem está em busca de perder peso e aderiu a uma dieta com poucos carboidratos, a proteína magra é ideal para uma sensação de saciedade, evitando ficar com fome mais rápido.

    Maçã

    Já percebeu que ao comer maçã, você se sente mais cheio rapidamente? É porque elas são ricas em fibras, atrasando o processo de digestão, te deixando cheio por mais tempo.

    Nozes e sementes

    Amêndoas, castanhas, sementes de chia e linhaça são exemplos de alimentos ricos em gorduras saudáveis e fibras que podem ajudar a saciar a fome.

    Aveia

    A aliada das dietas não poderia estar fora dessa lista, já que a aveia é uma das principais formas de saciar a fome e aumentar o grau de satisfação.

    Ela é rica em fibras solúveis, sendo assim, absorvem água e viram um gel no seu estômago fazendo com que fique cheio por mais tempo.

    É importante mencionar que a sensação de saciedade também varia de pessoa para pessoa, e outros fatores, como a quantidade consumida e o ritmo de consumo, também desempenham um papel importante.