Polenta mole: uma receita com carne moída de dar água da boca

A polenta mole é originária do norte da Itália, mas hoje em dia é consumida em todo o mundo, principalmente em países como Argentina, Romênia, Uruguai e Brasil.

Anúncios

Porém, na Itália, a versão de polenta deles é frita ou grelhada, algo diferente do que estamos acostumados.

Na Itália ela era a base da alimentação da população e dos legionários romanos, sendo feita principalmente de farinha de aveia, mas depois que os espanhóis introduziram o milho na Europa em 1492, a receita mudou.

E hoje vamos aprender a fazer a polenta mole, receita brasileira, com carne moída, que vai bem com tudo. Ela pode ser consumida com arroz, com ragu de carne, pernil e pode ser harmonizada até com vinho.

polenta mole

Como preparar polenta mole com carne moída?

Para preparar essa receita tão conhecida em território brasileiro, conheça os ingredientes necessários começando pela polenta:

Anúncios

  • 5 xícaras de chá de água;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 xícara de chá de fubá;
  • 1 pitada de noz moscada;
  • 1 colher de chá de sal.

Agora os ingredientes para a carne moída:

  • 200g de carne moída;
  • 1 tablete de caldo de carne dissolvido em meia xícara de água fervendo;
  • 3 tomates grandes, maduros, sem semente e picados;
  • 1 colher de sopa de manjericão;
  • 1 cebola picada;
  • 1 colher de sopa de azeite.

Preparo da polenta mole

Vamos começar preparando a estrela deste prato. Em primeiro lugar separe os ingredientes e em uma panela coloque a água, manteiga, sal e noz moscada.

Aos poucos, vá adicionando o fubá e fique mexendo constantemente até que comece a ferver. Assim que isso acontecer deixe que cozinhe por 10 minutos, mas sempre mexendo.

Transfira para um refratário e deixe que esfrie ou coma quente, como você preferir.

Preparo da carne moída

Agora vamos aprender a fazer a carne moída que acompanha a sua polenta mole deliciosa.

Comece levando uma panela ao fogo médio, com azeite e cebola, refogue bem e junte a carne moída a sua panela. Coloque também o caldo de carne já dissolvido e deixe que refogue por mais 10 minutos ou então até todo o líquido secar.

Quando secar é a hora de acrescentar os tomates, misture bem e deixe que eles cozinhem por pelo menos 15 minutos. Por fim, adicione o manjericão e acerte o sal se for necessário;

Para servir a sua polenta mole com carne moída, coloque a polenta em um prato com a carne moída por cima e um pouco de molho. Ficará uma delícia e você vai amar essa refeição, pode ter certeza!

A polenta mole com carne moída é uma combinação deliciosa que certamente vai deixar você com água na boca. A polenta cremosa e saborosa, acompanhada da carne moída bem temperada, cria uma refeição reconfortante e satisfatória.

Com o tempo você vai perceber que essa receita é incrível para ser preparada em dias frios ou para algo mais reconfortante, com amigos e familiares, sendo inclusive, algo bem versátil e prático.