Pão de queijo de aveia: uma receita saudável e nutritiva

Estamos acostumados com o pão de queijo comum que às vezes não pensamos nas variações que ele pode ter, como o pão de queijo de aveia.

Anúncios

E nesta versão, podemos encontrar uma alternativa mais saudável do pão de queijo, além de muito mais nutritiva.

pão de queijo de aveia

De onde vem os queridos pães de queijo?

Os mineiros defendem o pão de queijo com unhas e dentes, e estão mais que certos em fazer isso, já que o pãozinho se tornou uma iguaria da culinária brasileira e principalmente de Minas Gerais.

Estima-se que tenha surgido por volta do século 18, quando as cozinheiras de fazendas passaram a utilizar farinha de mandioca no lugar da farinha de trigo.

Essa receita com o adicional do polvilho e queijos endurecidos, era assada e se transformava nos pães de queijo que conhecemos hoje.

Anúncios

Mas historiadores também acreditam em outra versão da história, que o pão de queijo tivesse surgido durante a escravidão, quando eram feitas combinações de ovos e leite, com a mandioca e o queijo.

Receita de pão de queijo de aveia, como preparar?

Para preparar essa deliciosa alternativa de pão de queijo de aveia, vamos ver quais são os ingredientes:

  • 1 xícara de chá de aveia em flocos;
  • 400g de queijo branco ralado;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de chá de sal;
  • meia xícara de chá de água fervente;
  • 1 e meia xícara de chá de polvilho azedo.

Comece misturando a aveia e o queijo ralado em uma tigela, feito isso você poderá reservar e passar para o próximo passo.

O próximo passo é pegar outro recipiente ou tigela, misture o polvilho azedo com o sal e adicione meia xícara de água fervente. Com o auxílio de uma espátula vá mexendo com cuidado para não se queimar.

Quando misturar bem, reserve por 5 minutos até que fique um pouco morno, e em seguida adicione ovos, azeite e misture novamente.

Assim que os ingredientes estiverem bem incorporados, você deverá acrescentar o queijo ralado e aveia nessa massa até que ela fique bem homogênea, ou o máximo possível.

Agora é hora de literalmente colocar a mão na massa, umedeça suas mãos e comece a fazer bolinhas do tamanho que quiser o seu pão de queijo, e coloque em uma assadeira.

Leve ao forno médio, mais ou menos 180° C, pré aquecido por pelo menos 3 minutos ou até que fiquem mais dourados. Depois disso é só servir, viu como é simples?

O diferencial desse pão de queijo é a aveia que pode trazer uma textura diferente ao pão de queijo, tornando-o possivelmente mais denso e menos elástico.

O pão de queijo de aveia é uma versão alternativa e possivelmente mais saudável do tradicional pão de queijo, com diferenças de sabor, textura, valor nutricional e considerações dietéticas.

O pão de queijo tem raízes profundas na cultura brasileira, com influências que remontam aos povos indígenas e à história da colonização do Brasil, sendo muito importante para a identidade dos mineiros.