Pão de mandioquinha fofinho e fácil de fazer

O pão de mandioquinha, também conhecido como batata-baroa ou cenoura amarela, é uma iguaria que combina sabor, textura e nutrição de maneira incrivelmente equilibrada.

Originária da América do Sul, a mandioquinha é uma raiz que conquistou muitos apreciadores devido ao seu sabor levemente adocicado e à sua consistência macia.

Ao utilizá-la na preparação de pães, você pode criar uma receita fofinha e saborosa que é uma alternativa deliciosa aos pães tradicionais.

Ele fica uma delícia e geralmente é consumido em qualquer momento do dia, seja no café da manhã, com presunto e queijo, no lanche da tarde ou a qualquer outra hora.

Pão de mandioquinha fofinho e fácil de fazer

Receita de pão de mandioquinha fofinho

Vamos ver agora como fazer um pão de mandioquinha fofinho e delicioso para poder deixar a sua mesa do café da manhã mais bonita.

Confira os ingredientes:

  • 300 g de mandioquinha sem casca;
  • 100 ml de água morna;
  • 200 ml de leite morno;
  • 1 ovo ligeiramente batido;
  • 30 g de manteiga derretida;
  • 10 g de fermento biológico seco;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • ¾ colher sopa de sal;
  • 1 kg de farinha de trigo;
  • manteiga derretida para untar a forma.

Para começar você precisará cozinhar a mandioquinha já sem a casca até que ela esteja macia. Ainda quente coloque a mandioquinha em uma bacia ou vasilha, amasse bem e deixe esfriar por um tempo.

Coloque água, leite, ovo, manteiga, açúcar e fermenta, e com um fouet você irá misturar os ingredientes e deixá-lo dissolver.

Quando estiver bem incorporado, sem pelotas, misture com a ponta dos dedos e adicione uma xícara de farinha junto com o sal.

Vá adicionando a farinha até acabar tudo o que foi separado, faça isso e vá amassando até que a massa comece a grudar em suas mãos. Talvez seja necessário adicionar mais farinha para chegar neste ponto.

Quando chegar neste ponto de grudar nas suas mãos, coloque sobre a bancada levemente enfarinhada e vá sovando por 15 minutos.

Em seguida volte a massa para a tigela, cubra com um filme plástico ou com alguma toalha e deixe reservado para crescer durante 1h ou 1h30, para que a massa dobre de volume.

Deixe que ela cresça em um local fechado como no forno ou no microondas, de forma que fermente adequadamente.

Quando crescer é hora de voltar a massa para a bancada, então polvilhe novamente com farinha, coloque a massa e pressione um pouco para poder tirar o ar de dentro.

Divida em pequenas bolinhas, de acordo com o tamanho do pão de mandioquinha que você quer.

Modele-os da forma que desejar e em uma forma untada coloque lado a lado na assadeira. Cubra com um pano e deixe que cresça por mais 30 a 40 minutos antes de levar ao forno.

Quando passar esse tempo, leve ao forno pré aquecido a 200°C por 5 minutos, depois de 5 minutos abaixe a temperatura para 180°C e deixe assar por mais 30 minutos.

Assim que a parte de cima estiver dourada você já pode retirar do forno, passar um pouco de manteiga por cima e levar ao forno por mais 2 minutinhos até que fique mais corado.