O que não pode por no microondas e o que pode?

Compartilhe essa receita

O microondas deixa a nossa vida mais fácil por conta disso é um dos equipamentos indispensáveis da cozinha, mas você precisa saber o que não pode por no microondas e, assim usar da maneira correta!

Anúncios

De fato, ter um microondas exige certos cuidados que algumas vezes passam despercebidos e geram acidentes de casos graves inclusive, como a intoxicação.

Ou seja, existem as formas de uso que podem garantir a sua segurança na cozinha, lendo essa matéria entenderá o que não pode por no microondas e o podemos colocar, mas vamos entender como funciona esse aparelho!

o que não pode por no microondas

Entendendo o funcionamento do microondas e as razões de não por certos itens

O microondas conforme fica sugerido pelo seu nome, emite as ondas de calor que age nas moléculas da água, dos açúcares e das gorduras.

É o Magnetron que faz as ondas de calor do microondas se transformarem da energia elétrica as ondas, com um potencia média de 2.45 Ghz. Então, funciona assim, as ondas de calor se direcionam aos alimentos colocados no prato central, que precisa circular para que sejam aquecidos uniformemente.

Desse modo, para compreender os itens que não podem ir ao microondas é que eles são feitos com materiais que sofrem uma reação a essa frequência da emissão das ondas do microondas, e tem situações que elas as bloqueiam.

Isso pode ocasionar as contaminações, riscos de incêndios e explosões, fortes odores e, claro danos ao seu equipamento.

O que pode ir ao microondas?

Anúncios

Tem muitos itens que fornecem a segurança para que utilize o seu microondas e para não restar dúvidas sobre quais podem ser colocados, veja essa lista:

  • Cerâmicas revestidas de vidrado
  • Papéis absorventes
  • Plásticos específicos de uso nos microondas
  • Porcelana e louça (com exceção das que contém acabamentos metalizados)
  • Vidros comuns
  • Vidros refratários

Eventualmente, podem aparecer duvidas, mas sempre siga essa lista que não tem terá problema algum!

Afinal, o que não pode por no microondas??

Nesse exato minuto, veremos detalhadamente todos materiais que podem reagir e gerar a interação com as ondas de calor do seu aparelho.

Então, descubra o que não pode por no microondas evitando acidentes aí sua na cozinha:

Determinados tipos de plásticos

Plásticos compostos por Ftalos, o BPA (Bisfenol A) e a Dioxina quando em contato com o calor, liberam as substâncias de certos plásticos que podem ter contato com o alimento.

Assim se consumidos por muitos dias podem gerar alguns déficit endocrinológicos, afeta o desenvolvimento do feto, distúrbios reprodutivos e até se associam no surgimento de casos cancerígenos.

Ademais, certos plásticos não resistem ao calor do microondas, e acabam derretendo ou até queimar ao ponto de causar incêndios.

Tem produtos plásticos que vem com um símbolo indicando que são propícios a por no aparelho.

Portanto, use somente eles, porque foram produzidos para suportar o que o microondas oferece e não deixam riscos para contaminações.

Metais

Sobretudo, não ponha nada de metal, alumínio, ligas, acabamentos metalizados e derivados. O poder de condução que o metal tem faz superaquecer, tendo riscos de incêndios, explosões e danificar o microondas.

Se acaso botou algum material de metal no aparelho e percebeu que ele não esquenta mais, é preciso solicitar o suporte técnico para analisar o caso.

Ainda que haja detalhes, como as ligas metálicas, aros e alças eles são o suficiente para que aconteçam os acidentes. Por exemplos, aquelas marmitas de alumínio precisam ser transferidas a um prato ou recipiente que pode ser aquecidos no microondas.

Pano e papel

Existem materiais que tem uma facilidade maior de inflamarem e causarem incêndios, este é o caso dos papéis e panos de cozinha. Sendo assim, não leve embalagens com este tipo de material ao seu microondas

Apenas o papel absorvente pode ser colocado no aparelho, que justamente se usa para limpar a sujeira gordurosa nele.

No entanto, há precauções do uso do papel absorvente, evitando deixar períodos longos quando for aquecer qualquer coisa com ele.

O que se recomenda é aquecer seu alimento de pouco em pouco, principalmente os que fazem um acúmulo de gordura ou conteúdos líquidos que necessitam do papel absorvente.

Isopor

Colocar isopor faz com se libere o estireno, sendo um componente que provoca câncer, e atingi o nosso sistema endocrinológico.

Certos peças de vidros e cristais

Os vidros e cristais mais frágeis ou aquelas fragmentos de vidros reciclados são suscetíveis a reagir às temperaturas do microondas e acabam se rompendo. Por isso, opte por vidros refratários, feitos especificamente para uso culinário.

Os vegetais com casca

A casca acaba se tornando um tipo de embalagem que facilmente acumula o calor. Agora imagine se calor se acumular, o resultado disso pode ser uma explosão, né?

As batatas, as uvas, os tomates e outras opções podem fazer isso e causar uma verdadeira sujeira no equipamento.

Se acaso já passou por surpresinhas assim de explodir comidas que não devem ir ao microondas, é bom saber como fazer a limpeza do microondas.

Madeiras

Diversos tipos de madeiras acabam a ressecar e rachar por causa do calor que o aparelho libera. Aliás, tem casos que se soltam umas tintas e contaminam a sua comida.

Veja também truques para utilizar o microondas de forma segura

O Manual da Cozinha adora deixar sua experiência completa! Por isso mesmo conheça essas outras dicas que valem a pena saber:

  • Nunca ative o microondas sem alguma coisa para aquecer, o cruzamento das ondas de calor podem causar danos.
  • Seja como for o barulho se caso apresente ruídos não de costume ou a potência varie, você deve suspender a utilização.
  • O correto é levar só alimentos para aquecerem, raríssimas exceções, a exemplo da bolsa térmica. Matérias que não são alimentos contaminam ou até deixam odores impregnados.
  • Não deixe seu microondas perto de outros equipamentos que trabalham com a liberação de calor, como os refrigeradores e fogões, para que mantenha sua segurança na cozinha, como também evite que seu aparelho danifique.
  • Jamais coloque próximo eletrônicos que emitam as mesmas ondas do microondas, muito comum fazer isso com celular. Portando, não repita isso porque podem oferecer interações inesperadas e que trazem perigos.

Enfim, você já sabe o que não pode por no microondas e usar com mais tranquilidade em sua rotina na cozinha.

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro