Como conservar o alface por mais tempo na geladeira?

Compartilhe essa receita

Muito chato quando você compra uma alface bem bonita e, passados uns 3 dias dentro da geladeira, aquelas belas folhas verdinhas já se estragaram! Por isso você tem que aprender a como conservar o alface por mais tempo.

Anúncios

São muitas as pessoas que adoram comer sua saladinha de alface, mas não sabem os truques de conservá-lo. Pois realmente existem técnicas que evitam que o alface estrague, com poucos minutos você vai ter uma conservação perfeita!

Essa é uma planta fonte de vários nutrientes, sendo um ótimo alimento para nosso fígado. Além disso, tem vitaminas A, C e niacina e minerais, como sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício.

Então para não perder nadinha desses benefícios, veja agora como conservar o alface por mais tempo!

como conservar o alface por mais tempo na geladeira?

Os 5 passos de como conservar o alface por mais tempo!

1° passo: higienização

Comece lavando na água corrente cada folhinha e remova as partes sujas, até porque muitos supermercados não fazem um bom armazenamento dos alimentos.

Ademais, tem muita sujeira que é oriunda da horta mesmo, de insetos a bactérias podem ser encontrados lá! Portanto, pré-higienizar é um passo importantíssimo!

2° passo: molho

Com as folhas já lavadas, coloque-as em um recipiente seguindo essa medida: a cada litro de água, 2 colheres de vinagre de álcool.

Anúncios

Depois que deixar o alface de molho durante 30 minutos, os resquícios de sujeiras são desprendidos das folhas!

3° passo: nova lavagem

Mais uma vez enxágue as folhas do alface em água corrente. Desse modo, você retira as sujeirinhas que se soltaram anteriormente.

4° passo: secagem

Aqui você pode optar por centrifugar e secar o alface, mas tem casos que eles mastigam as folhas. Por isso, colocar num escorredor por poucos minutinhos retira a água em excesso.

Mas a seguir, é importante secar folha por folha usando um pano de prato limpo e que não foi usado em mais nada.

Também tem um papel que absorvem os líquidos que é ideal para quem não consume tanto e não vai usar o descartável com muita frequência.

5° passo: conservação

Um bom armazenamento é feito em potes plásticos maiores que não compactam e amassam a hortaliça. Assim, intercale entre camadas de papel absorvente com folhas do alface, até chegar no fim do pote, termine com o papel.

Essas folhas ficam úmidas com o fato de ficar abrindo e fechando a geladeira, então troque os papéis se estiverem molhados.

Ao fim, guarde toda às vezes naquela parte inferior da geladeira, as folhas são sensíveis e não suportam a frieza das prateleiras superiores.

Logo que acabar com todos esses passos vai render uma semana de conversação do alface com um aspecto ainda fresco e é só tirar do refrigerador, preparar e apreciar suas receitinhas!

Mas agora que tal aprender um pouco mais sobre esse alimento? Com toda a certeza você vai adorar conhecer os benefícios da alface continuando nesse post do Manual da Cozinha!

Descubra os benefícios do alface

Embora, a alface tenha um sabor suavizado, e foque de lado nos cardápios, ela é rica por uma série de vitaminas e minerais.

Sendo assim, se sua cor for mais viva maior será a presença  de fitoquímicos, isso em qualquer vegetal. Confira nesse momento seus benefícios:

  • Ajuda o Intestino a funcionar: A alface cotem fibras que contribuem no trânsito do intestino. O que serve para o controle de diabetes do tipo 2, como também evita se sentir satisfeito de forma superficial por conta do açúcar.
  • Função de acalmar: o consumo do alface é como um calmante natural, reduzindo a insônia. Ele ajuda a termos um sono melhor, por isso a dica é comer antes de dormir, principalmente junto de a uma bebida quente que tenha mel.
  • Auxilia o bom funcionamento do sistema imunológico: pelo alface ser uma fonte rica de vitamina C, que é um superantioxidante e, ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico, resultan numa defesa melhor do nosso organismo.
  • Prevenção da anemia: o ferro contido no alface, segundo nutricionistas, auxilia a prevenir a anemia e deve ser inserido na alimentação de quem tem pouca quantidade desse nutriente.
  • Um aliado no combate de câimbras: por ter um bom índice de potássio a hortaliça reduz as câimbras. Ainda mais é indicado para atletas e os que praticam atividades físicas, ou qualquer sujeito que sofre constantemente com as câimbras.
  • Excelente para emagrecer de forma saudável: nada de dietas loucas da net, pois o alface vai fazer você perder peso, porque além de deixá-lo mais saciado, tem poucas calorias (aproximadamente 15 kcal numa porção de 100g), oferecendo um conjunto de benefícios para que o seu organismo funcione bem.

Sem dúvidas que os benefícios da alface são vitais para uma boa alimentação, e nem mostramos tudo que pode oferecer.

Depois que aprendeu sobre isso, e como conservar o alface por mais tempo, vamos passar a uma receita deliciosa com esse ingrediente?

Receita de rolinho de Alface simples

Nesse exato momento, aprenda a preparar uma receita fácil e saudável para aproveitar na semana!

Ingredientes:

  • Alface lisa – 6 folhas
  • Queijo prato – 6 fatias
  • Presunto magro – 6 fatias
  • Cenoura pequena ralada – 1 unidade

Para o molho:

  • Azeite de oliva – 2 colheres de sopa
  • Água – 1 colher de sopa
  • Mostarda – 1 colher de sopa
  • Suco de limão – 1 colher de sobremesa
  • Sal a gosto
  • Orégano a gosto

Modo de preparo:

  1. Vamos iniciar essa receita colocando em cada folha de alface uma fatia de queijo e uma fatia de presunto.
  2. Em seguida, recheie com a cenoura e siga enrolando, prenda com os palitinhos. Então disponha esses rolinhos para um recipiente de salada.
  3. Logo após para concluir, faça uma mistura com os itens do molho e jogue sobre os rolinhos ou pode servir à parte.

E aí você, o que achou das técnicas de armazenamento para sua alface não estragar mais? Afinal, a aprender a como conservar a alface por mais tempo é muito importante evitar o desperdício.

O nosso site é um lugar ótimo para aprender coisas básicas de sua cozinha, continue navegando por aqui e descubra muito mais!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro