Como recuperar legumes murchos? Não os jogue mais fora

Compartilhe essa receita

Como recuperar legumes murchos? Será que essa questão existe mesmo? E para outros alimentos, servem também? Apenas lendo essa matéria você consegue as respostas, então confira já!

Anúncios

Muitas vezes quando abrimos a geladeira e descobrimos os alimentos que já passaram da validade, ou que se estragaram, automaticamente jogamos tudo fora.

No entanto, há meios de recuperar os vegetais que murcharam na geladeira, reaproveitando-os e não desperdiçá-los. Além disso, essa técnica não serve só para as folhas murchinhas, outros alimentos podem ser recuperados.

As hortaliças e os legumes tem um tempo de conversação na geladeira pequeno. Por conta disso o Manual da Cozinha traz nessa matéria uma dica maravilhosa de como recuperar legumes murchos.

como recuperar legumes murchos

Recuperando a salada murcha

Se pensou que para isso ia ter muito trabalho, pelo contrário é bem simples, pois é necessário apenas a água e o gelo.

  • 1° passo: pegue as folhas já higienizadas e preencha uma vasilha grande com água.
  • 2° passo: nesse momento basta que adicione o gelo nessa água. Aliás, o gelo não é algo que você obrigatoriamente tem que colocar, porém faz o processo ficar acelerado.
  • 3° passo: agora espere que fique de molho entre 20 a 30 minutos.
  • 4° passo: é fundamental que nesse recipiente somente contenha água e gelo, não coloque sal, bicarbonato ou outras soluções, porque alterará o sabor e a consistência das folhas.
  • 5° passo: aqui é só botar as folhas para escorrerem e secarem, um secador de folhas agiliza e facilita esse processo, mas utilizar um pano de prato limpinho para secar as folhas pode ser uma alternativa.

Regenerando outros tipos de hortaliças murchas

Quem adorou essa dica, também vai adorar saber que tem como recuperar aquela cenoura da geladeira que ficou bem murchinha.

Anúncios

Pois o segredo aqui para fazer com ganhe vida, ressurgindo feito fênix, só precisará de algumas horinhas.

Só que para ela irá ficar imersa demandará mais tempo em comparação às folhas, nesse caso o vegetal de molho água levará em torno de 12 horas para retomar ao seu aspecto convencional.

Com isso pique o alimento e facilite sua utilização e conservação, assim como é preciso substituir a água da vasilha com regularidade, uma vez a cada três dias.

Esse método da água é recomendado aos vegetais mais rígidos e frutas, podendo ficar conservados por até 30 dias em seu refrigerador.

Como é possível fazer essa ressurreição dos alimentos??

A água passa para o alface por difusão simples. Como o alface está murcho, ele está sem água, então a água vai do meio hipertônico para o hipotônico

Romário Alves

Esse fenômeno que Romário explicou, define o processo da difusão que se dá além das hortaliças, com muitos outros vegetais, a exemplo da própria cenoura, batata, couve, acelga, beterraba e muito mais.

A difusão ocorre simplesmente de um processo que acontece em locais de maior concentração das partículas para os locais aonde estão menos concentradas, até o equilíbrio ser alcançado em meio essas concentrações.

Isto é, como a fruta ou outro vegetal  se resseca e é imerso na água, uma introdução ocorre nessas partículas que secaram do alimento e passam a ser hidratadas.

Então, isso só é possível porque a membrana permite se permear pelo liquido que será “transportado”, sendo neste caso a água. Bem como, isso é visto também quando passamos hidratante corporal na pele.

Que outros alimentos podemos ter esse mesmo resultado?

De modo geral, as frutas e os vegetais mais firmes é o ideal para ser guardar em recipientes com água no seu refrigerador. Mas com as hortaliças, não é recomendável.

Nesses casos, o correto é armazenar em recipientes vedados tendo uma folha do papel toalha, e nada de água.

Tem certas folhas que quando armazenadas com água e colocadas na geladeira, elas queimam, por conta disso basta fazer a imersão rapidamente e deixando imersos durante 30 minutos.

Uma pesquisa feita pela a Cornell Cooperative Extension of Chemung County, listou alimentos que podem armazenados na água na geladeira e não sofrem nenhuma alteração.

Logo, mostramos a você quais são eles e que não tenha mais esse sofrimento de murchar aí na sua casa:

  • Maças = 0°C = 2 meses
  • Brócolis = 0°C = 10 dias
  • Cenouras = 0°C= 4 meses
  • Couve-flor = 0°C= 2 semanas
  • Aipo = 0°C = 2 meses
  • Salsão = 0°C = 10 dias
  • Uvas = 0°C = 4 semanas
  • Alface = 0°C = 2 semanas
  • Ervilhas = 0°C= 1 semana
  • Batatas = 0°C = 1 semana

Para que não tenha dúvidas, cada alimento tem uma temperatura ideal, por exemplo, aipo 0°C que vai determinar sua validade dentro da geladeira, no mesmo caso 2 meses.

Mesmo que, ainda essas de temperatura indicadas para cada alimentos sejam mantidos a 0ºC, nos refrigeradores comuns chegam em temperaturas somente de 1,3 a 3,3ªC.

Aliás, se quiser saber como fazer congelamento corretamente seus mantimentos, tem um post daqui que mostrar 6 dicas para organizar alimentos e bebidas no freezer que ajuda muito seu dia a dia.

Receita de Salada crua de folhas e legumes

O Manual é o lugar certo quando o assunto é receita e já que viu como garantir que seus legumes fiquem em bom estado, bora fazer uma receita top? Se liga no que vai precisar.

Ingredientes:

  • Alface – 1 pé
  • Beterrabas – 2 unidades
  • Cenouras grandes – 2 unidades
  • Tomates – 2 unidades
  • Alho – 2 dentes
  • Sal -1 pitada
  • Sumo do limão -1 colher de sopa
  • Azeite a gosto
  • Cheiro-verde a gosto

MODO DE PREPARO:

  1. Comece ralando a beterraba e a cenoura e depois passe a cortar os tomates em fatias.
  2. Logo após pegue a alface e lave-o e prepare a sua saladinha.
  3. Em seguida, com o alho amassado junto do cheiro-verde, agregue eles ao sal, o limão e o azeite e finalize regando sobre a salada. Sirva na sequência.

Depois que aprendeu tudo isso num post você vai ficar expert no assunto, num é mesmo?

Aí quando perguntarem a você como recuperar legumes murchos, você não terá só a resposta, mas a explicação cientifica e uma receitinha deliciosa!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro