6 dicas para organizar alimentos e bebidas no freezer

Compartilhe essa receita

Como organizar alimentos e bebidas no freezer? É uma pergunta que muitos podem se fazer porque deixar a organização nesse lugar é uma tarefa essencial no funcionamento da cozinha.

Anúncios

Muitas vezes, quando percebemos que o nosso freezer está ficando sem espaço algum para que guarde nossos itens, e por conta disso, vamos demonstrar as 6 super dicas para evitar isso.

organizar comidas e bebidas no freezer

1 – Tudo que entrar primeiro sai primeiro!

Um jeito mais certo de fazer sua organização no freezer é seguir essa regrinha de tudo que entra primeiro deve sair primeiro também.

Mesmo que, os itens estejam no freezer verifiquem a data de validade! Por causa de terem alimentos com um prazo de validade vencendo ou próximo disso, você deve checar essa informação.

Então, para você deixar o freezer organizado o troque é etiquetar os itens para que não esqueça. Também garante que as comidas mais antigas não possam ficar muito tempo armazenadas e perder bom estado e o sabor.

2 – Saber em que lugar guardar seus alimentos

É importante para a organização do freezer, organizar alimentos e bebidas no freezer nos potes adequadamente também.

Pois a melhor sugestão é verificar como congelar alimentos armazenando os itens nos potes certos.

Recipientes de vidro

Anúncios

Estes são os mais indicados para ter armazenamento perfeito dos seus mantimentos no freezer e na geladeira de modo geral.

Ademais, existe a questão da segurança, e da ecologia que isso proporciona a você, podendo transferir do freezer para a geladeira e para o forno facilimamente.

A sugestão é sempre por recipientes de vidros no tamanho que o alimento se disponha bem dentro deles, deixando o espaço para que expanda no seu congelamento, evitando assim que esse vidro quebre rache no freezer.

Recipientes de plástico

Os mais comuns e usados são potes de plástico, também são os mais econômicos quando aos de vidro.

Contudo, se deve considerar se eles não levam em sua composição o elemento BPA, assim se garante mais segurança no seu freezer e do alimento também.

Assim como, observe se o plástico consegue aguentar as baixas temperaturas, devido certos casos esses potes podem sofrer com rachaduras e arrebentar e contaminar a comida.

Sacos para congelamento

Por sua vez, existem aqueles sacos específicos para congelar, uma dessas opções é o saco ziploc, que tem uma característica de ser hermético e pode ser armazenado no freezer sem nenhum empecilho.

Os sacos já conquistaram um gama de pessoas que amam cuidar da casa, por serem super práticos e servem para carnes, pães, frutas e outras opções.

3 – Guarde apenas o que precisa!

Assim que passamos a congelar nossas comidas e descobrimos como é algo prático, otimizando o nosso dia a dia, bate a vontade de congelar praticamente tudo!

Mas, para uma organização do seu freezer, não é ideal ter uma quantidade muito grande de alimentos no seu interior e por um período grande.

O adequado é congelar aquilo que realmente precisa, também não sendo pouco e nem tantos alimentos, para  não comprometer a capacidade do seu freezer e ter uma chance maior de perder a data de validade e a comida  vencer.

Nesta ocasião, existe a possiblidade de você se planejar semanalmente para que organize sua alimentação do mês para a semana, com isso você obtém apenas as comidas para por semana.

4 – Selecionem bem do que vai deixar na porta do freezer

A porta do freezer é algo que também que precisamos falar sobre e, por ser um espaço mais quente do seu freezer.

É interessante que saiba que guardar os mantimento que tenham muita gordura, como certos sorvetes e frutas podem ser uma experiência ruim.

Sendo assim, nos casos dos sorvetes de frutas pode passar pelo descongelamento e re-congelamento mais de uma vez no dia, mas perde seu sabor, a cremosidade e a qualidade como um todo.

Então, é na porta do freezer que ser guardado bebidas, porque são todas que podemos deixar congeladas, e para não perde os seus nutrientes.

5 – Use e abuse das etiquetas

Colocar as etiquetas nos alimentos que irão no freezer é uma boa tática. São essas etiquetas que temos colocar constantemente para quando começar a congelar seus mantimentos.

Quando iniciar essa missão pode ser que ache difícil, o ponto aqui é desenvolver e manter isso como um hábito.

Desse modo, a orientação mais crucial é que você vá etiquetando os itens na mesma hora que for colocá-los no freezer e, não ao contrário quando já congelaram.

Por exemplo, quando for armazenar ao freezer um porte hermético tendo feijão dentro, faça anotações do tipo de alimento e qual a data de validade dele.

E outra questão e o tempo que o alimento vai ficar no freezer, deixando-o mais próximos da frente e de retirar do freezer, que consiga ver toda vez que abri-lo para que não se esqueça e perca seu alimento nessa freezer.

6- Deixar o seu freezer com mais espaçoso

No momento da organização do seu freezer irá ver que muitas vezes a sua capacidade interna não pode armazenar tudo aquilo que queremos.

Por conta disso que deve seguir as dicas são que estamos dando, para garantir a organização do freezer de um jeito que otimize seu espaço.

Entretanto, não é toda a vez que vai conseguir isso, mas a dica nessa situação é para você usar vasilhas magnéticas.

Há um sistema semelhante para o freezer que lembram os imãs das próprias geladeiras que fixamos na parte externa.

Se o seu freezer não produz gelo, sendo daqueles modelos de gelo seco ou frost free você conseguirá preparar esse sistema sem dificuldade.

Então, tem a possibilidade de adquirir potes magnéticos para armazenar já prontos ou dá para produzir um em casa.

Grude esses imãs no fundo dos potes e colocá-los na porta ou pelas laterais do freezer, aumentar significativamente seu espaço.

Se gostar também das coisas mais separadas, utilize os potes de cores distintas para ter uma identificação de cada tipo de mantimento será guardado.

Depois que viu isso tudo, o Manual da Cozinha tem certeza que vai organizar alimentos e bebidas no freezer de uma bem proveitosa com essas dicas!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro