Molho para Yakissoba: aprenda a fazer em poucos minutos

Se você gosta de comer comidas asiáticas, precisa aprender a preparar um molho para Yakissoba delicioso para poder fazer em casa sozinha.

Molho para Yakissoba: aprenda a fazer em poucos minutos

O que é o Yakissoba?

O yakissoba é um prato tradicional da culinária japonesa que consiste em macarrão frito misturado com uma variedade de legumes, carne, geralmente frango, carne bovina ou frutos do mar, e molho para yakissoba.

E apesar de ser “apenas” um macarrão frito em molho, ele é delicioso e o prato favorito de muitas pessoas.

Este prato gera muitas dúvidas se é japonês ou chinês, a verdade é que ele é um prato originalmente chinês, mas que ficou popular principalmente no Japão por ser mais famoso e reconhecido neste país.

Tudo indica que a história desse prato tão saboroso tenha surgido na era Edo, por volta do século 17 e 19, foi nessa época que o material principal do Yakissoba, o macarrão chinês chuukamen, chegou no Japão.

Como preparar um molho para Yakissoba

E para que você possa preparar o molho para Yakissoba delicioso em sua própria casa, é preciso que você separe os seguintes ingredientes:

  • 1 ½ litro de água fervente;
  • ½ colher de sopa de óleo vegetal;
  • 3 gotas de óleo de gergelim preto torrado, mas opicional;
  • sal a gosto;
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo;
  • gengibre ralado a gosto;
  • 1 xícara de chá de shoyu;
  • 6 colheres de sopa de amido de milho.

Em um pequeno recipiente, dissolva o amido de milho em ½ xícara de chá de água e reserve.

Em seguida leve uma panela ao fogo baixo, aqueça o óleo vegetal e o de gergelim preto, que é opcional, refogue um pouco o gengibre ralado junto com o shoyo.

Depois mexa bem e adicione o açúcar, o sal e a água fervente, sempre mexendo bastante.

Ainda sem parar de mexer coloque seu amido de milho dissolvido na água e espere começar a ferver. Assim que levantar fervura a textura deverá começar a ficar mais cremosa por conta do amido de milho, nesse momento tire do fogo.

E quando estiver pronto é só colocar por cima do seu Yakisoba, esse molho fica delicioso e muito parecido, senão igual, ao original.

Se você quiser que o molho fique mais apimentado, recomendamos que coloque um pouco de pimenta do reino.

Além disso, é interessante colocar a cebola para refogar no molho antes de colocar no seu Yakissoba, ajuda a aderir mais o sabor e deixá-la mais macia.

O yakissoba é um prato versátil que pode ser personalizado de acordo com as preferências pessoais. Pode incluir frutos do mar, tofu ou apenas vegetais para uma versão vegetariana.

É uma refeição deliciosa e reconfortante que combina sabores asiáticos e é apreciada em muitas partes do mundo.

Sabendo fazer o molho para Yakissoba em casa facilita o preparo e deixa muito mais simples fazer o prato na sua casa. Ideal para uma janta mais descontraída ou para fazer algo diferente com seus filhos, amigos ou parentes.

Conheça o Yakissoba: receita original!