Molho de tomate caseiro: saiba como fazer de uma maneira saudável
Você sabia que preparar um molho de tomate caseiro, pode ser mais saudável do que consumir os que já estão prontos e são processados?
Anúncios
Isso porque o molho de tomate de mercado tem muitos aditivos e conservantes, que não necessariamente fazem bem para a nossa saúde.
Estes podem incluir corantes, espessantes, aromatizantes e outros produtos químicos que podem não ser saudáveis em grandes quantidades.
Além disso, muitos molhos de tomate prontos possuem alto teor de açúcar e sódio, que pode levar a problemas de saúde como diabetes, obesidade, pressão alta e problemas cardíacos.

Receita de molho de tomate caseiro
Anúncios
Agora vamos aprender como preparar um molho de tomate caseiro, comece separando os seguintes ingredientes:
- 15 tomates bem vermelhos picados;
- 1 xícara de chá de água;
- cebolinha;
- manjericão;
- 3 folhas de louro;
- 2 colheres de sopa de óleo;
- 1 cebola médica picada;
- sal a gosto;
- pimenta a gosto;
- ½ xícara de café de açúcar;
- alho amassado.
Comece colocando o tomate picado e a água em liquidificador, batendo tudo até que o tomate esteja completamente dissolvido e reserve.
Em uma panela no fogo médio coloque o óleo, alho, cebola e espere que comece a dourar, quando começar coloque o molho de tomate também.
Não esqueça de temperar com sal, pimenta e um pouco de açúcar, nesta etapa é preciso que misture bem até que todos os ingredientes estejam completamente diluídos.
Coloque o louro e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 20 minutos para que possa pegar o gosto.
Assim que os 20 minutos acabarem, coloque também o manjericão e a cebolinha, que são opcionais e deixe cozinhar por mais 5 minutinhos.
Feito isso o seu molho de tomate caseiro estará pronto para ser consumido em sua versão saudável e deliciosa. Podendo ser usado em lasanhas, macarrão a bolonhesa e muitos outros pratos.
Além disso, você pode controlar os ingredientes e a quantidade de sal para atender às suas preferências dietéticas. É uma base versátil para muitas receitas deliciosas.
Muitas pessoas se arriscam a colocar óleo de coco também, assim como a noz moscada, um ingrediente que vai realçar o sabor e dar um toque especial à sua preparação, com seu gosto mais distinto usado em vários pratos diferentes.
Como armazenar o molho?
Mais do que saber como preparar uma receita de molho de tomate caseiro, é necessário saber como mantê-lo fresco e seguro para que possa ser consumido por maiores períodos.
E o primeiro passo é deixar que o molho esfrie, chegando em temperatura ambiente para que não fique condensado dentro do recipiente.
Falando em recipiente, a escolha dele é clara: precisa ser um pote hermético, de vidro ou plástico que tenha uma tampa bem vedada.
Certifique-se de que o recipiente seja adequado para uso em freezer ou geladeira, dependendo de quanto tempo você planeja armazenar o molho.
Antes de guardar, coloque um rótulo com a data de quando foi preparado o molho para que se possa saber a quanto tempo ele está guardado.
O lugar onde guardar vai depender de qual seu nível de consumo, caso consuma em até 10 dias, o ideal é armazenar na geladeira. Mas se você mora sozinho, por exemplo, o ideal é separar em recipientes menores e congelar.