Macarrão ao molho branco: prepare em poucos minutos

O macarrão ao molho branco é um grande salva vidas para quem quer cozinhar algo fácil e rápido, ideal para jovens adultos ou para quem está muito cansado para fazer algo.

Anúncios

O molho branco também é conhecido como molho béchamel, é um molho clássico da culinária francesa e uma das bases da gastronomia. 

Ele é feito a partir de uma combinação simples de manteiga, farinha de trigo e leite, que resulta em uma mistura cremosa, suave e de cor branca.

macarrão ao molho branco

Receita de macarrão ao molho branco

Vamos aprender a preparar essa receita que pode ser feita em 30 minutos ou menos. Começando pelos ingredientes:

  • Pimenta do reino;
  • Sal a gosto;
  • ½ litro de leite;
  • Queijo ralado a gosto;
  • ½ cebola pequena picada;
  • 300g de macarrão que preferir;
  • 1 colher de sopa de margarina;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 1 lata de creme de leite.

Comece cozinhando o macarrão, coloque água em uma panela de pressão e deixe ferver, coloque também duas colheres de óleo e 1 colher de sal.

Anúncios

Quando começar a ferver adicione o macarrão para cozinhar, e quando ele estiver mole ou em um ponto que você goste, vamos começar o molho branco.

Em outra panela, coloque a margarina e deixe derreter, assim que isso acontecer coloque a cebola, sal e pimenta. Mexa por pelo menos 1 minuto sem deixar queimar.

Depois coloque o leite e vá mexendo, enquanto isso adicione o creme de leite aos poucos, mexa sem parar para que não queime e quando começar a fica grosso desligue.

Quando o molho estiver pronto escorra o macarrão e coloque em uma vasilha ou refratário. Adicione o molho por cima do macarrão e polvilhe um pouco de queijo ralado.

Incremente o seu prato

E se você quiser incrementar o seu macarrão ao molho branco, não será problema, já que ele é uma base versátil que permite várias combinações.

Como por exemplo, as carnes, elas são muito comuns em acompanhamentos para massas com molho branco.

E o frango desfiado é um ótimo acompanhante para o macarrão, dá uma proteína ao seu prato.

Assim como o bacon, picanha, lagarto, alcatra, patinho, filé mignon e muitos outros que podem servir como acompanhamentos.

Essas são apenas algumas ideias de combinações, mas a criatividade na cozinha é ilimitada.

O vinho pode ser um ótimo acompanhamento para pratos com molho branco, pois sua acidez e sabores complementam e realçam os ingredientes do prato.

Se você fizer um macarrão ao molho branco com frutos do mar, por exemplo, experimente servir com vinho branco seco e leve.

Mas para quem prefere os vinhos tintos, escolha os leves que podem ser mais do seu paladar, dentre eles temos os mais famosos Pinot Noir e Merlot.

Lembre-se de que a harmonização entre vinho e comida é uma questão de preferência pessoal, e não existem regras que necessariamente precisam ser seguidas à risca.

O importante é experimentar diferentes combinações e encontrar aquela que mais agrada ao seu paladar