Como são feitas as geleias e qual é a mais saudável?

Compartilhe essa receita

As geleias são deliciosamente incríveis e tem uma versatilidade de sabores e preparos, também sendo acompanhamento perfeito! Mas esse post vai ti mostra como fazer sua própria geleia e qual seria a mais saudável?

Anúncios

Se fôssemos pensar em um dos melhores acompanhamentos de aperitivos, as geleias certamente estará entre eles… Mas você sabe como fazer uma e também que elas podem ser opções saudável? Então confere só!

como são feitas as geleias

Afinal, como são feitas as geleias? São uma opção saudável?

Independentemente, a geleia é um alimento que entrega sabor, fora que age com a função antioxidante em nosso corpo, a exemplo da antocianinas, polifenóis, e carotenoides.

No entanto, a geleia quando leva em sua composição o açúcar, você deve consumi-la com mais moderação, e justamente o problema é fazer isso, num é mesmo?

As geleias são preparada de forma orgânica, usando o açúcar natural e a pectina que tem nas frutas, essas sim mais saudáveis, porque não tem presença do açúcar refinado e podem ser incluídas de sua dieta.

Além disso, esse tipo de geleias são ricas em fibra e fazem o nosso organismo trabalhar com mais funcionalidade, deixando o intestino em ativa e trazendo energia pela a frutose contida nelas.

Sendo assim, é uma excelente alternativa para as pessoas que buscam emagrecer e é perfeita quando bate a vontade de comer um docinho.

Descubra como são feitas as geleias e coma sem culpa!

Anúncios

O Manual da Cozinha vai apresentar três opções de receitas de geleias saudáveis para você definir qual é a sua preferida!

GELEIAS DE MORANGO ORGÂNICA

Ingredientes:

  • Morangos orgânicos – 3 caixas (aproximadamente 750g)
  • Açúcar mascavo – 1 xícara
  • Cravos-da-índia – 4 unidades
  • Semente de chia – 4 colheres de sopa (opcional)
  • Suco de um limão grande

Modo de preparo:

  1. Antes de mais nada, deixe seus morangos higienizados e após isso, remova a parte de cima e corte-os em pedacinhos.
  2. Então, adicione eles em uma panela com fundo grosso, levando para o fogo junto do açúcar mascavo, o limão, os cravos e aguarde apurarem.
  3. Usando uma colher de madeira, siga a mexer, com movimentos em forma de “8” e p fogo mais baixo.
  4. Assim que a textura alterar, retire do fogo e entre com a semente de chia, passando a geleia a uma vasilha de vidro.

GELEIAS DE PIMENTA SEM AÇÚCAR

Ingredientes:

  • Pimentas-dedo-de-moça – de 2 a 3 unidades
  • Suco de laranja – 200 ml
  • Maçã grande raladinha – 1 unidade
  • Alho – 1 dente
  • Adoçante culinário – 4 colheres de sopa (qualquer marca)

Modo de preparo:

  1. Comece esse preparo retirando todas as sementes das suas pimentas e corte elas em cubinhos e deixe reservadas.
  2. Logo após, coloque os itens numa panela: o suco de laranja, a maçã raladinha, o dente de alho e por último o adoçante culinário.
  3. Agora misture um pouco e adicione as pimentas picadinhas e bote a panela em fogo médio e siga mexendo pelo tempo de 20 minutos;
  4. Para que possa terminar, distribua a geleia já pronta em um recipiente e já pode servir da maneira que preferir.

GELEIA DE PÊSSEGO ORGÂNICA

Ingredientes:

  • Pêssegos – 4 unidades
  • Agave Nectar – 3 colheres sopa
  • Água – 3 colheres sopa (só se for preciso)
  • Suco de limão concentrado – 1 colher chá

Modo de Preparo:

  1. Primeiramente, acrescento os pêssegos para um recipiente cheio de água quente por poucos minutinhos somente para casca se afrouxe.
  2. Em seguida, filtre a água, removendo a casca e deixando cortado em cubos pequenos. Então retire todos os seus caroços.
  3. Com a panela de fundo grosso já com os pêssegos, o Agave e o suco também dentro, faça  o cozimento no fogo médio para que ferva.
  4. Logo depois, diminua o fogo e espere esse conteúdo da panela cozer durante 20 minutos e, mexa às vezes.
  5. Se acaso secar muito ou engrosse, acrescente a água (3 colheres). Quando ver que os pêssegos estão amaciados, e a massa esta uniforme, desligue o fogo e aguarde que esfrie.
  6. Por fim, transfira essa geleia a um pote de vidro, devidamente higienizado e esterilizado e conserve refrigerado.

Fique muito atento na hora de comprar a geleia!

Escolher o produto é fundamental para garantir uma boa experiência, por isso nesse momento, quando as opções são as geleias convencionais, light e diet, opte pelas as que não açúcar e saiba diferenciar a light e a diet:

  • Geleia light: contém uma baixa quantidade do açúcar, reduzido aqui a menos 25% e sendo uma opção ainda saudável.
  • Geleia diet: nesse caso apresenta a eliminação de um de seus ingredientes, em que quando fabricadas são acrescidas de adoçantes naturais (ou artificiais) para o produto ter o seu sabor adocicado garantido. Por isso, que tem diabete deve verificar isso, pelos componentes orgânicos das frutas estarem presente no produto, ainda que o açúcar refinado esteja ausente.

Sempre cheque os rótulos dos produtos, nesses rótulos exigem muita atenção da gente, pois grande parte das marcas disponibilizam as informações em suas embalagens, usando até termos como o “zero” e o “diet”.

Já que essa lista de ingredientes é informado no produto se atente para nunca esquecer de conferi-la, vendo se o açúcar está presente na composição do produto. Lembre-se também  que aqueles que possuem uma maior quantidade, ficam logo no começo da lista do rótulo.

Depois que viu tudo isso, deixamos a sugestão de agregar essas receitas de geleias em aperitivos variados, tais como:

E assim tantas outras opções que você até descobrir aqui em nosso site, porque de comida boa nós entendemos, e aí vai perder essa oportunidade de aprender coisas novas?

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro