Faça o bolo de chocolate simples e fofinho

Compartilhe essa receita

A receita desse bolo de chocolate simples e fofinho vai causar um encantamento no mesmo hora que você provar, pois venha agora ver o passo a passo.  

Anúncios

tempo-de-preparo-do-bolo-de-milho

Tempo 40 minutos

tempo-de-preparo-do-bolo-de-milho

Rende até 10 fatias

bolo de chocolate simples e fofinho
Bolo de chocolate simples e fofinho

Em muitos cadernos e revistas aparecem diversas receitas de bolos de chocolate, só que a receita de hoje é uma receita muito fácil e com bastante sabor.  

O bolo de chocolate simples e fofinho leva poucos ingredientes, por sua vez  o chocolate é o protagonista.

Essa receita que vamos mostrar com certeza é  aquela receita ideal para quando estiver procurando como fazer um bolo de chocolate simples e delicioso e que fica guardada na memória de tão simples.

Ingredientes para o bolo de chocolate simples e fofinho:

  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó (120 g)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360 g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente ou 1 xícara (chá) de óleo vegetal (240 ml).
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite ou de água morna (480 ml)
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

MODO DE PREPARO:

  1. Inicialmente, aqueça seu forno a uma temperatura de 180ºC (médio-alto). Deixe uma fôrma grande pra pudim, untada com manteiga e enfarinhada (pode usar uma outra assadeira grande que tenha).
  2. Logo depois, adicione o chocolate, o açúcar, a farinha, o fermento e o bicarbonato e misture tudo em uma vasilha grande. Acrescente a manteiga, os ovos, o leite, mexendo até ficar uma massa bem homogênea.
  3. A seguir, transfira a massa na fôrma e asse por aproximadamente 40min, até que ela ganhe volume e esteja firme para soltar das laterais (o teste do palito é infalível, então enfie um palito ao centro, e veja se sai limpo).
  4. Para terminar, deixe que esfrie para que possa desenformar e se desejar regue com uma cobertura. Deixe firmar e sirva.

Informações adicionais: Essa receita de bolo não vai a clara em neve então é só misturar, podendo ser batidos no batedor de arame em uma tigela qualquer ou no próprio bowl da batedeira.

Anúncios

Se quiser fazer um bolo mais levinho, substitua o leite por água, e a manteiga por óleo vegetal e o bolo fica bem fofo, escuro e gostoso, lembrando que o leite e a manteiga deixam o bolo mais encorpado e saboroso. Se caso queira a receita sem lactose, é só optar por usar o óleo, água e cacau em pó.

Nesse momento você aprendeu todos os truques e segredos para fazer o bolo de chocolate simples e fofinho, não tem desculpa para você arrasar na cozinha!

No Manual da Cozinha rola de tudo, tem receita para quem gosta de doce como salgado, e já que acabamos de mostrar um bolo, que tal uma torta salgada? Nossa sugestão fica por conta saborosa torta de atum que é feita no liquidificador, super prática.

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro