Escondidinho de carne seca com mandioca extremamente saboroso!

Compartilhe essa receita

Hoje vamos de um clássico da cozinha, o escondidinho de carne seca com mandioca que reúne sabores fantásticos desses ingredientes incríveis, e além de tudo tem uma receita muito prática, não tem desculpa para não fazer!

Anúncios

tempo-de-preparo-do-bolo-de-milho

Tempo 2 horas

tempo-de-preparo-do-bolo-de-milho

Rende até 8 porções

escondidinho de carne seca com mandioca
Escondidinho de carne seca com mandioca

Todo brasileiro ama o escondidinho seja de qual for sua a massa ou o recheio!

Enfim, nossa equipe vai ensinar uma receita de escondidinho de carne seca com mandioca que aparenta ser trabalhoso, mas com todas as dicas que vamos passar você nem vai perceber todo o preparo e chegar num resultado sensacional!

Ingredientes para o escondidinho de carne seca com mandioca:

Para a carne-seca:

  • 1 kg de carne-seca
  • 2 tomates maduros
  • 5 ramos de salsinha
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • Azeite a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Para o purê de mandioca:

  • 1 kg de mandioca descascada
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 ½ colheres (sopa) de manteiga
  • sal a gosto
  • 1 xícara (chá) de queijo de coalho ralado fino

MODO DE PREPARO:

Carne seca:

  1. Primeiro corte a carne-seca em cubos e em seguida dessalgue essa carne. Para isso lave e ponha os cubos num recipiente e cubra-os com água (5xícaras chá), colocando na geladeira por 12 horas, enquanto dessalga a carne-seca, faça no mínimo 2 trocas da água.
  2. Logo após que escorrer a água, transfira essa carne a panela de pressão, cubra com água até a metade da panela e tampe-a. Então bote no fogo alto, quando a panela pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por mais 30 minutos.
  3. Enquanto cozinha a carne, prepare as cebolas e os alhos, descascando eles e corte os tomates no meio, descarte suas sementes e corte as metades em cubinhos e salpique uma boa porção da salsinha.
  4. Desligue o fogo assim que carne estiver cozida e deixe que a pressão saia, levantando a válvula com um garfo. Então, reserve ½ xícara (chá) do caldo da carne e transfira-a para um refratário. Logo após remova todo excesso da gordura e com dois garfos desfie a carne mesmo quente.
  5. Agora aqueça uma panela grande em fogo médio com azeite junto da cebola e uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até dourar, adicione o alho e tomate, mexendo mais um pouco. Sendo assim acrescente mais azeite.
  6. Então entre com a carne desfiada, refogue com sal e pimenta e por mais 2 minutos, agregue o caldo, a salsinha e misture tudo. Transfira para uma vasilha e reserve.

Purê de mandioca e montagem:

  1. Fatie grosseiramente a mandioca e coloque-a na panela de pressão cubra com água, sem que ultrapasse o limite de ⅔ da panela, deixando em fogo alto. Assim que pegar pressão, cozinhe por 10 minutos com o fogo baixo. Depois desligue o fogo e espere a pressão sair.
  2. Logo depois escorra a mandioca e passe-a a uma panela grande. Assim que retirar todas as fibras que ficam no meio delas amasse toda a mandica ainda quente dentro da panela, você pode fazer com um garfo ou amassador.
  3. Então com a panela ao fogo baixo ponha leite e mexa com uma espátula por 5 minutos até ficar com um purê cremoso. Coloque a manteiga e uma pitada sal e misture.
  4. Para a montagem: despeje a carne-seca travessa grande e sobre ela espalhe o purê de mandioca e polvilhe queijo coalho ralado. Transfira para o forno por 20 minutos preaquecido (240° C) para que gratine, ou até derreta e doure o queijo. Retire do forno e sirva imediatamente.

Informações adicionais:

  • Preparo: o escondidinho pode ser preparado em duas etapas, um dia antes o refogado de carne-seca e no outro o purê.
  • Modo de servir: você pode fazer porções individuais em ramequins, serão necessários 8 para essa quantidade de ingredientes.

Mas essa receita de escondidinho de carne seca com mandioca é espetacular, pois rende bastante e praticamente não pede acompanhamentos.

Gostou? Então veja também como fazer um cardápio de almoço completo que é feito em até 45 minutos!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro