Para que serve o espinafre em pó e quais os benefícios?

Compartilhe essa receita

Podendo ser incluído nos preparos de sucos de frutas, sopas, massas e arroz, o espinafre em pó é um alimento super nutritivo e deixa suas receitas mais saudáveis.

Anúncios

O espinafre em pó é pouco calórico, traz inúmeros benefícios para nosso organismo. Por isso que vem sendo uma forma cada vez mais utilizada na cozinha. Também é versátil e facilmente se incluí em saladinhas, refeições, sopas, aperitivos e até em bebidas, como vitaminas.

Então, nesse momento você conhece como o espinafre em pó pode ser útil a nossa saúde e quais benefícios oferece, boa leitura!

espinafre em pó

Como consumir espinafre em pó adequadamente?

O recomendado é que se consuma ao menos, metade de um prato de sobremesa, 3 vezes na semana. Desse modo, para absorver mais minerais, recomenda-se ingerir junto de outros ingredientes fonte de vitamina C, a exemplo das frutas cítricas.

Além disso, saiba que o espinafre tem uma função anti-inflamatória e também antioxidante, vindos da vitamina E e da luteína, prevenindo de prejuízos aos neurônios,

Dessa maneira, a saúde de nosso cérebro fica mais protegida do envelhecimento e permite uma prevenção de enfermidades neurodegenerativas, assim como em casos de Alzheimer.

Afinal, para que serve o espinafre me pó?

Uma fonte de antioxidantes

Bem como informado, o espinafre em sua composição é riquíssimo em antioxidantes, a exemplo do betacaroteno, da luteína e da zeaxantina. Com isso, há uma contribuição na precaução das seguintes doenças:

  • Degeneração macular: os carotenoides (zeaxantina e a luteína) presentes no espinafre têm uma ação fundamental em manter a nossa saúde dos olhos e, por não ter produção em nosso corpo, são adquiridos por meio da alimentação.
  • Doenças inflamatórias e autoimunes: são os antioxidantes que permitem que o sistema imunológico se mantenha regulado, o que é ótimo para prevenir as intensas reações inflamatórias, como se dão em doenças autoimunes.
  • Alguns casos cancerígenos: em alguns casos de doenças cancerígenas, é a lesão no DNA das nossas células que causas esta doença. Por isso, fazer uma alimentação da baseada em alimentos antioxidantes é ótimo para a prevenção do câncer.
Anúncios

Ademais, esses antioxidantes auxiliam no combate ao envelhecimento precoce da epiderme (pele), deixando-a com um aspecto mais juvenil e tonificado por um tempo maior.

Contribui o fortalecimento dos músculos

A inclusão do espinafre em nossa alimentação diária possibilita que os músculos funcionem de forma mais eficiente, especialmente nos exercícios mais intensos.

Bem como foi visto num trabalho publicado na revista Cell Metabolism. Que explica também que o nitrato contido no espinafre faz a redução do consumo de oxigênio em nossos músculos.

Aumentar desse modo a eficácia na pratica de exercícios. Em outras palavras, a verdade é o marinheiro Popeye estava certíssimo de alimentar com o espinafre e ficar os músculos bem fortes.

Auxilia no combate a diabetes

Segundo uma pesquisa da revista  Frontiers in Pharmacology, o ácido denominado alfa-lipóico que tem no espinafre é um antioxidante, que auxilia na diminuição dos níveis de glicose e eleva a receptividade à insulina.

Se bem que, uma alimentação que leva espinafre é bom não apenas na prevenção, como também confere uma resistência melhor à insulina e a diabetes tipo 2.

Nossos ossos em bom estado

Por ser fonte de vitamina K, o espinafre é fundamental para que se mantenha a rigidez dos nossos ossos. Sendo assim, este vegetal ajuda na a saúde óssea, ajudando também na prevenção de eventuais fraturas e surgimento da osteoporose.

Deixa o nosso intestino mais saudável

O espinafre é uma fonte de fibras alimentares, auxiliando na prevenção e o tratamento da constipação no intestino.

No entanto, é muito necessário que junto disso fique se hidratando constantemente, isso porque essas fibras carecem de água para que possam fornecer a sua ação laxativa.

Um aliado para reduzir a pressão arterial

Por conta da grande presença de potássio, o espinafre é ideal para aqueles casos que pressão arterial está frequentemente alta.

A razão para isso acontecer é a capacidade que o potássio de fazer com que os vasos sanguíneos fiquem mais flexíveis e com isso, reduz significativamente a pressão.

Ajuda no combate da queda de cabelos

A falta de vitaminas em nosso organismo é um dos motivadores que causam a queda capilar. Uma vez que o cabelo necessita desse tipo de nutrientes para seu crescimento e permanecer saudável.

Contudo, você deve inserir em sua dieta aqueles insumos com uma rica quantidade de vitaminas, em especial as vitaminas A e C, existentes no espinafre e, assim auxilia que os cabelos possam crescer saudavelmente e ganhar uma aparência com mais brilho.

Os males do consumo do espinafre cru

Caso o espinafre seja regularmente ingerido de forma crua, isso pode tá gerando um acúmulo do oxalato no organismo, ele impede a obtenção de alguns nutrientes, como o cálcio, o magnésio, o ferro e a niacina (vitamina B3).

Já que são os esses nutrientes fundamentais para organismo funcionar com qualidade. Por isso, consumir o espinafre em pó em uma boa, como prepará-lo cozinhado e reduzindo um os índices de oxalato nele.

Para se ter ideia, o consumo de oxalato ideal indicado todos os dias deve ficar entre 200 a 300 mg, por sua vez meia xícara de espinafre já cozinhado possui cerca de 750 mg desse elemento.

Portanto, os especialistas indicam para a redução, o consumo do espinafre junto de queijo ou outros alimentos ricos em cálcio.

Pois é esse cálcio que irá se incorporar ao oxalato, possibilitando a remoção das fezes, desse modo eliminando-o, do nosso organismo.

Receita de creme com espinafre em pó

Ingredientes:

  • Batata – 1 unidade
  • Espinafre em pó – 100g (verificar medidas)
  • Mandioca – 200g
  • Cebola – ½ unidade
  • Alho – 2 dentes
  • Manteiga – 1 colher de sopa
  • Salsinha a gosto
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, dissolva o espinafre em pó (cada 100g), adicionar de água fria(600 ml), rendendo uma consistência cremosa, também se quiser vá adicionando água para obter a textura que você desejar .
  2. Coloque todos ingredientes restantes para fazer um caldo com eles e deixe me fogo médio até ferver sempre dando uma  mexida.
  3. Por fim, retire do fogo e sirva na sequência.

Viu só com o Manual da Cozinha é o lugar certo quando você quer encontrar comida boa e muita informação, descobrindo tudo sobre o espinafre em pó!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro