Doce de abóbora em pedaços: uma receita caseira fácil e deliciosa

Para combinar com o climinha de halloween que temos em outubro, vamos ver uma receita deliciosa de doce de abóbora em pedaços.

A abóbora é um legume, ou fruto, que pode ser utilizado de diferentes maneiras na cozinha. Seja salgado ou doce ela está presente em muitos pratos deliciosos e extremamente saborosos também.

Além de versátil, a abóbora também é extremamente nutritiva e oferece uma grande variedade de benefícios à nossa saúde.

É uma excelente fonte de nutrientes essenciais, como vitamina A, vitamina C, potássio, fibras e antioxidantes.

Possui vitamina A que é crucial para a saúde ocular e pode ajudar a melhorar a visão, especialmente em condições de pouca luz.

Alguns nutrientes da abóbora, como o triptofano, podem ajudar na produção de serotonina, o que pode contribuir para uma melhor saúde mental e combater a depressão.

É importante notar que a melhor maneira de aproveitar os benefícios da abóbora é incluí-la em uma dieta equilibrada e variada.

Ela pode ser consumida de várias formas, como assada, cozida, em sopas, purês, saladas e até mesmo em sobremesas.

Doce de abóbora em pedaços: uma receita caseira fácil e deliciosa

Receita de doce de abóbora em pedaços

Agora vamos ao que interessa: essa deliciosa receita de doce de abóbora em pedaços, saborosa e bastante suculenta.

Veja quais são os ingredientes necessários:

  • 1 canela em pau;
  • 1kg de abóbora descascada e cortada em pedaços médios;
  • 2 xícara de chá de açúcar;
  • 3 cravos da índia;
  • coco ralado fresco ou seco (a gosto).

Para começar o preparo separe uma panela grande o suficiente para todos os pedaços de abóbora e coloque tanto ela, quanto o açúcar, canela e os cravos dentro.

Leve para cozinhar em fogo baixo com a tampa fechada e vá mexendo frequentemente. Amasse com uma colher de madeira para desmanchar um pouco, mas não para perder o formato.

Quando a abóbora estiver macia e bem cozida retire a canela e os cravos, para então adicionar o coco ralado ou seco.

Deixe cozinhar mais um pouco para apurar o sabor e desligue o fogo. É importante que o doce não fique muito seco, é necessário que ele fique úmido para ficar bem suculento.

Algumas pessoas gostam de adicionar outros ingredientes ao doce de abóbora em pedaços, como nozes e amêndoas.

Este doce de abóbora em pedaços é uma delícia por si só, mas também pode ser usado como cobertura para pães, bolos ou até mesmo como acompanhamento para queijos.

Outra dica que temos é que você use as abóboras paulista ou japonesa, geralmente elas são mais macias e doces, o que combina muito bem com a sua receita.

Além disso, você não pode cozinhar em fogo alto e nem ficar muito tempo sem mexer a panela, caso contrário a abóbora vai queimar e grudar no fundo da panela, tornando até mais difícil de lavar depois.

Dessa forma você vai ter um doce de abóbora em pedaços muito gostoso, bem suculento e com muito suco para poder consumir, é a sobremesa ideal para o outono e também para o mês de outubro.