Cream cheese caseiro: aprenda a fazer de uma maneira fácil

Se você está buscando por uma alternativa mais barata do que usar para passar em pães e sanduíches, o cream cheese caseiro pode ser uma ótima opção para você.

O cream cheese é feito principalmente a partir de creme de leite e leite, que são pasteurizados e, em seguida, adicionados a bactérias lácticas para fermentação.

O cream cheese tem uma longa história e é originário dos Estados Unidos. Sua invenção é frequentemente atribuída ao produtor de laticínios William Lawrence em Nova York, na década de 1860.

Sua textura é suave, cremosa e está presente em muitas receitas, quem nunca ouviu falar no cheesecake?

O cream cheese é versátil na culinária, pois pode ser usado tanto em pratos doces quanto salgados, e sua textura cremosa o torna um ingrediente muito apreciado na gastronomia.

Um dos produtos mais conhecidos que utilizam cream cheese é o famoso “cream cheese frosting”, uma cobertura doce e rica usada em bolos e cupcakes, especialmente em receitas de cheesecake.

Cream cheese caseiro: aprenda a fazer de uma maneira fácil

Aprenda a preparar cream cheese caseiro

Agora vamos ver como você pode preparar o cream cheese caseiro e ter esse acompanhamento todos os dias a sua disposição.

Confira os ingredientes que você vai precisar:

  • 2 litros de leite integral pasteurizado;
  • 50g de manteiga;
  • 4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco;
  • 2 latas de creme de leite;
  • ½ colher de chá de sal.

Para começar os preparativos do seu cream cheese caseiro, coloque o leite em uma panela e deixe no fogo até que comece a ferver.

Assim que levantar fervura, coloque também o vinagre de vinho branco, desligue o fogo e misture até que o leite comece a talhar. Você vai perceber que ele começará a formar pelotas em meio ao líquido.

O ideal é que se use leite de saquinho, o considerado mais “puro”, mas pode ser feito com leite de caixinha sem problemas. O único porém é que ele vai talhar um pouco menos por conta de conservantes para durar mais.

Depois de colocar o vinagre e deixar talhar, prepare uma bacia para peneirar o leite junto com um pano fino. Coe ou peneire todo o líquido e separe a massa branca, o nosso cream cheese, do soro do leite.

Assim que estiver tudo peneirado e o mais sequinho que você conseguir, coloque a massa no liquidificador junto com a manteiga, sal e o creme de leite. Bata o suficiente até que vire um creme liso e relativamente grosso.

Separe um pote de vidro esterilizado e limpo para poder guardar o creme na geladeira, ele pode ficar guardado e conservado por até 4 dias e deve estar sempre em local refrigerado.

E tudo nessa receita pode ser utilizado, nada necessariamente precisa ser jogado fora.

Como por exemplo o soro do leite que sobrou após ser peneirado e coado, ele é rico em proteínas e pode ser usado nas mais diversas receitas, como bolos, sopas e no arroz.

Quanto mais tempo ele ficar descansando na geladeira ou mais seco ele estiver depois da coagem, mais firme o seu cream cheese caseiro ficará, então fica ao seu critério.