Descubra como fazer creme de avelã caseiro igual Nutella

Compartilhe essa receita

Que tal descobrir a receita de um delicioso creme de avelã caseiro? Pois aqui nesse post você vai aprender a fazer uma receita caseira que fica com aquele gostinho e cor de Nutella.  

Anúncios

Hoje é dia de aprender a receita de creme de avelã que diferente produto industrializado que tem um aspecto pegajoso, o resultado da nossa receita tem uma textura aveludada, enaltecendo os avelãs.

E o segredo disso está na adição de chocolate, em que o açúcar nele é demasiadamente fino. Desse modo, garante que esse creme seja delicado, viscoso e parece que está mastigando cristais quando prova.

Mas antes de ensinarmos todos os detalhes dessa receita de creme de avelã caseiro, vamos falar sobre esse alimento!

creme de avelã caseiro

O que seria a avelã??

Sendo uma fruta proveniente das aveleiras, a avelã é vista pelo seu exotismo que tem origem nas terras norte americanas. No entanto a maior parte desses frutos está concentrada na região da Ásia Menor, especificamente as margens do Mar Negro.

A avelã é uma fruta que em seu interior tem a semente, justamente o que se consume, possuindo um gosto adocicado e uma textura oleosa.

A sua propriedade nutricional, se compõe das proteínas, de gorduras saudáveis, dos sais minerais, da celulose, de vitaminas B1 e C, do caroteno, também contendo poucas calorias.

Vejo como fazer o creme de avelã caseiro feito Nutella

Anúncios

Então, voltando a parte que mais interessa, a receita de creme de avelã caseiro é feita com chocolate, feita também junto das avelãs em uma medida de mais de 50%.

Para que possa garantir o sucesso da receita e a Nutella não se cristalize, não colocamos o açúcar nesse preparo.  O açúcar desse creme é extraído do próprio chocolate, aonde ele já vem com um processo de moer para ficar fininho e, assim não sentir seus grãos.

Explicando os ingredientes do creme de avelã caseiro

Visto que nessa receita é feita com mais de 50% com avelãs, em que são usados dois tipos de chocolates, sendo o chocolate 70% da Callebaut (100 g) e de chocolate 100%  ao leite da marca Milka.

Isto é, o teor de açúcar no chocolate Callebaut é de 26% e o Milka possui 58%. A quantidade total de açúcar no preparo do creme, derivando do chocolate está na porcentagem de aproximadamente  18%, só para você ter ideia a Nutella original tem 54% de açúcar.

Ingredientes para fazer o creme de avelã caseiro:

  • Avelã levemente torrada – 250 g
  • Chocolate meio amargo/negro – 100 g (ou chocolate 50%)
  • Chocolate ao leite – 100 g
  • Óleo de girassol – 20 g
  • Sal – 0,5 g (uma pitada)

Modo de preparo do creme de avelã caseiro:

  1. Vamos iniciar tostando as avelãs, colocando-as em forno apenas 15 minutinhos a uma temperatura de 180°C, isso se não estiverem já tostadas, fique atento para não queimar.
  2. Além disso, veja se as avelãs estão sem a pele, caso sim passe elas, mesmo estando quentes para um pano limpo e vá esfregando esse pano usando as próprias mãos, o que faz que toda pele das avelãs saiam.
  3. Em um processador de potência alta, transfira as avelãs já torradas e descascadas junto do óleo de girassol.
  4. Logo depois, siga Processando na velocidade mais alta por no mínimo 10 minutos, pare que se forme um creme bem lisinho, raspando as suas laterais às vezes para processar tudo.
  5. Passados uns 10-15 minutinhos, com o creme de avelã em um estado bastante líquido e lisinho. Aliás, Quanto mais lisura atingir, terá a consistência bem mais cremosa no resultado final.
  6. Em seguida corte o chocolate, podendo acrescentar em gotinhas de chocolate ou deixa a barra cortada nos pedaços menores. Lembrando que a receita utiliza chocolate ao leite em barra (Milka) e pepitas de chocolate meio amargo (marca Callebaut)
  7. Assim que derreter todo o conteúdo do chocolate ao banho-maria. Desligue o fogo logo quando ficar praticamente derretido por completo.
  8. Voltando a processar, bote o chocolate que derreteu no processador e processe assim por poucos seguidinhos, até que se obtenha um creme mais uniforme.

Depois que fizer isso, o creme de avelã caseiro, valorizando as avelãs e com o gostinho de chocolate, bem próximo a aparência da Nutella comum.

Também não é tão enjoativa como a versão industrializada por aproveitar o doce do chocolate.

Aproveitando o máximo o creme de avelã caseiro

Logo após de termos visto todo o processo de como preparar  o creme de avelã, o Manual faz questão de como você pode aproveitar ainda mais essa receita…

Como na versão original, você pode fazer muitas receitas com esse creme maravilhoso, tais como:

Viu só como tem um mar de oportunidades que podem ser feitos com esse creme?

Além das várias possibilidades combinações, com outros ingredientes como o chocolate, o Ninho, Oreo, as frutas, morango, canela e até mesmo o café, dá para acreditar?

Mas só para você ter uma leitura mais completa, separamos mais algumas informações sobre o avelã e conhecer seus benéficos, confere só!

A avelã e seus benéficos

Só para você entender a riqueza das avelãs em proteínas e gorduras que, ao consumir entre 15 a 20 avelãs, se subsistiu um prato de uma refeição integral, obviamente não faça isso porque é nada recomendado.

Ralar, triturar ou moer, são ótimas meios de aproveitar, porque nesses modos se potencializam seus nutrientes, em especial na alimentação de quem tem diabetes e daqueles que almejam o emagrecimento, sem deixar de serem orientados por nutricionista.

A avelã contem a vitamina B9 ou ácido fólico, que funciona para melhorar a nossa memória, combatendo também a pressão alta e em casos da anemia carencial. Assim também se encontram em barras de cereais.

Ademais, se combinarmos com o mel pode se resgatar na mesma hora aquelas energias perdidas no dia a dia.

Enfim, você já pode ir testar sua receita de creme de avelã caseiro e botar em prática tudo que viu aqui.

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro