Um tradicional waffle deixa qualquer mesa do café da manhã mais saborosa, por isso vamos ensinar você a como fazer waffle caseiro de três formas para começar bem seu dia!
Anúncios

Tempo 15 minutos

Rende até 4 porções

O waffle é feito com uma massa belga ou gaufre belga, como também é chamado. Esses waffles são encontrados em lojas de confeitaria e padarias, mas porque não prepara-los aí na sua cozinha?
Mas essa é proposta de hoje, fazer um waffle caseiro que tudo vai ao liquidificador, numa praticidade só!
Afinal aproveita esta oportunidade e aprenda nesse exato momento o waffle tanto salgado como doce com três maneiras de preparos. Confere já essa receita do Manual do Cozinha!
Ingredientes para fazer Waffle de liquidificador:
- 1 xícara de farinha de trigo (140 gramas)
- ¾ xícara de leite (180 mililitros)
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional)
- 3 colheres de sopa de manteiga derretida
- 1 ovo médio
- 1 colher de chá de fermento em pó (fermento tipo Royal)
- Pitada de sal fino
MODO DE PREPARO:
- Primeiramente, deixe a máquina de wafflep pré-aquecida (caso faça com ela) e em seguida num liquidificador bata leite, amanteiga e ovo até formarem uma massa uniforme.
- Em seguida, entre com os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, o fermento e o sal e, mais uma vez bata para obter uma mistura bem lisa. Então agora passamos as três formas de assar:
- Como fazer na máquina de wafer? Com a máquina de waffle bem untada e quente despeje uma porção da massa na parte central da máquina e tampe-a, deixando assar até que fique pronto. Após retirar, repita esse processo até a massa acabar.
- Como fazer na frigideira? Primeiro, unte a frigideira com uma pequena quantidade de óleo e aqueça essa frigideira. Depois adicione uma concha da massa asse até firmar e vire em seguida para assar por alguns segundos e dourar.
- Como fazer no forno? Serão necessárias forminhas de waffles para que possa assar em um forno. Então preencha com a massa as forminhas e bote no forno (180ºC) durante cerca de 15 minutos ou até dourarem.
Informações adicionais:
- Ingredientes: uma opção interessante é acrescentar a essência de baunilha (1 colher de chá) e bater na primeira leva de ingredientes (sem ser os secos), com isso seu waffle fica bem mais gostoso!
- Forma de servir: como essa massa é tanto salgada e doce, quem preferir waffles salgados basta não colocar o açúcar na hora que estiver preparando a massa.
- Cobertura: é tradição servir os waffles acompanhados de um creme belga, mas pode optar por outros tipos de coberturas mais simples, como frutas, o leite condensado, geleias, o mel, calda de chocolate, sorvete de baunilha… Muitas possibilidades!
Então preparado para servir os waffles caseiros? Eles podem ser servidos quentes ou frios!
Enfim essa é uma receita que vem da Idade Média, uma época que as Igrejas usam como a hóstia sagrada e hoje vai está na sua mesa de café da manhã e reunir toda a família.
Por aqui você também descobre como fazer um sonho de bisnaguinha para se deliciar ainda mais…