Como fazer doce de banana mole e caseiro?

Você sabe preparar um doce de banana? A banana é uma das frutas mais versáteis que temos, ela é prática, saborosa e pode ser consumida tanto com alimentos doces quanto salgados.

E se você está buscando uma sobremesa fácil, rápida e bem docinha, esse doce é tudo o que estava faltando na sua mesa.

Pode ser feito em poucos minutos, não faz bagunça e é extremamente prático, podendo ser guardado na geladeira por alguns dias.

doce de banana

    Mas antes… quais os benefícios da banana?

    E ao falar dessa fruta que a grande maioria das pessoas adora, não podemos deixar de citar os seus vários benefícios à saúde.

    A banana é uma fruta extremamente nutritiva, com várias vitaminas e minerais, incluindo a vitamina C, B6, magnésio e folato. E não podemos deixar de falar do potássio, que é encontrado aos montes nessa fruta.

    Todas essas vitaminas são importantes para a manutenção do nosso organismo, auxiliando em funções imunológicas, musculares e cardíacas.

    Além disso, ela é rica em fibras, o que vai auxiliar na digestão e evitar a constipação ou outros problemas gastrointestinais, tornando seu sistema digestivo mais saudável e prevenindo contra problemas crônicos.

    O potássio poderá ser muito importante também na regulação da pressão arterial, contribuindo para a saúde cardiovascular.

    Não podemos deixar de comentar sobre o impacto da banana no humor, por conta do triptofano, um aminoácido que ao ser consumido é transformado em serotonina, ela acaba sendo uma forte aliada na melhora do humor e redução da ansiedade.

    Como preparar o doce de banana caseiro?

    Agora sim vamos ao que interessa, aprender como preparar um delicioso doce de banana, com a consistência perfeita, com gostinho de infância e no conforto da sua casa.

    Para essa receita você precisará dos seguintes ingredientes:

    • 1 xícara de chá de açúcar;
    • 6 ou 7 bananas maduras, pode ser qualquer uma, mas a prata é a mais indicada para o preparo.

    Separar os ingredientes não vai ser nada difícil, já que são apenas dois, então rapidamente poderemos partir para o começo da receita.

    Dê início descascando a banana e em uma tigela amasse bastante, até que vire um tipo de papinha e reserve.

    Agora pegue uma panela e adicione o açúcar, ligue o fogo bem baixo e vá derretendo até que comece a virar caramelo.

    Adicione as bananas à panela com caramelo e mexa por cerca de 10 minutos até que comece a pegar consistência e fique com uma cor mais caramelada.

    Quando chegar nesse ponto você poderá colocar o doce em um pote de vidro e espere esfriar para poder guardar na geladeira, mas de qualquer forma já estará pronto para servir.

    O doce de banana pode ser consumido puro ou então servido com iogurte natural, já que esses sabores irão se complementar.

    Além de consumir dessa forma, puro, com iogurte, aveia ou granola, o doce poderá ser usado para recheio de bolos, tortas e até mesmo biscoitos.

    Com certeza você, sua família, crianças e amigos irão adorar o doce de banana e até mesmo querer repetir.