Como armazenar leite materno? O que os especialistas dizem?

Compartilhe essa receita

Como armazenar leite materno é pergunta frequente que esta matéria mostrará todas as informações para fazer tudo certinho e usar sem medo. Então confira o armazenamento, descongelamento e o uso.

Anúncios

como armazenar leite materno

Mamães e quem cuidam de recém-nascidos ao passarem na fase de amamentar, é crucial ter toda segurança com esse leite materno e para siga os passos indicados para armazenar e descongelar de forma correta.

A seguir mostramos alguns direcionamentos mais gerais que fazem o armazenamento do leite materno nas temperaturas diferenciadas. Assim se observa alguns pontos, tais como:

  • Textura do leite
  • A temperatura natural assim que o leite é extraído
  • Oscilações de temperatura  da geladeira e do freezer
  • Higiene do local

Tudo isso interfere na durabilidade do leite materno ficando mais seguro. Então, Antes da extração ou manuseio desse leite é:

  • Deixe as mãos realmente lavadas na água e sabão. Caso não algum desses dois itens, opte pelo desinfetante de mãos compostos por álcool que tenha no mínimo 60% de álcool em sua composição.
  • Existem duas alternativas para tirar o leite materno, primeiro de forma manual ou usando a bomba elétrica que é vendida em lojas.
  • Desse modo, se optar pela bomba, faça uma revisão dos itens que vem nessa bomba para ter a certeza que ficarem bem limpos. E jogue fora ou troque se alguma peça apresentar mofo/fungo.

Como armazenar leite materno quando for tirado?

Antes de mais nada na vasilha (garrafas ou sacos descartáveis) deixe anotado a data e hora que retirou o leite da mama.

Jamais coloque em portas de refrigeradores ou em freezers o seu leite extraído, deixando sempre ao fundo. Isso contribuirá na proteção do leite materno e nas alterações de temperatura que acontecem pelo o abre e fecha desses aparelhos.

Se acaso você notar que não terá mais uso desse leite recém retirado, aos seguintes quatro dias, congele na mesma hora. O que protegerá o estado do seu leite materno.

Anúncios

Contudo, faça o congelamento do leite em porções menores, de 60 ml a 120 ml ou mesma a medida liberada ao amamentar, evitando o descarte do que pode não ser ingerido na hora do  amamento.

Assim que congela-lo, separe um espaçamento em torno de 2,5 cm em sua superfície dessas vasilhas que utilizou, porque esse leite ganha volume ao passo que vai congelar.

O leite deve ser guardado numa bolsa térmica, ou aqueles isopores que vedam bem, use saquinhos com gelo ou gelo artificial que durem até 1 dia  em casos de viagens. Quando tiver chegado no seu no lugar, utilize seu leite de forma imediata e, armazene no refrigerador ou congele.

Descongele o leite materno de forma segura

Como faz a anotação da data e hora que o leite foi retirado, dê prioridade para descongelar o leite materno com mais tempo de armazenamento.

Use o método que se adeque mais para que descongele seguindo a sua necessidade e, que garantam ao leite seja descongelado o mais perto possível na hora da amamentação.

Descubra o diversos modos do descongelamento o leite materno:

  • Deixe no refrigerador por toda a noite.
  • Coloque numa vasilha com água morna.
  • Deixe na água corrente morna.
  • Jamais faça o descongelamento ou esquente o leite materno em um microondas. Pois esse equipamento poderá acabar com os nutrientes do leite materno e manter pontos aquecidos, podendo deixar queimada a boca do seu neném.
  • Faça o uso do leite no período de 24 horas assim que descongelar completamente no refrigerador. Aliás, comece a marcar as 24 horas assim que o leite ficar descongelado por completo.
  • Assim que o leite materno chegar na temperatura mais natural tendo que ser ingerido até 2 horas.
  • Sob nenhuma hipótese,  retorne ao congelador esse leite materno após ser descongelado.

Amamentação feita com leite materno descongelado

Não há necessidade desse leite materno ser esquentado e poderá ser consumi pelo seu bebê na temperatura mais natural ou frio. Então caso decida esquentar o leite materno, confira essas dicas:

  • Deixe sempre a vasilha mais vedada quando for esquenta-lo.
  • Esquente o leite passando a uma mamadeira que caiba de um recipiente ou pote usando água amornada por questões de minutos ou água corrente morna (não tão aquecida) de uma torneira por poucos minutinhos.
  • Jamais esquente seu leite materno direto do fogão ou e principalmente de um microondas.
  • Sempre veja se o leite materno está muito quente, antes mesmo de dar ao seu neném, gotejando no seu pulso, tendo que está na temperatura amornada, não aquecida.
  • Todo vez dê uma agitada no leite para que possa se incorporar com a gordura, que possivelmente foi separada.
  • Se acaso o neném não tomou a mamadeira toda, o resto da quantidade de leite pode ser usada em apenas 2 horinhas. Logo após 2 horas, o leite que sobrou deve sim ser jogado fora.

Como armazenar leite materno: Limpeza e higienização dos utensílios de amamentação

Tenha muita atenção na Limpeza, higienização e armazenamento desses tipos de materiais que  em na bomba, mamadeiras e na variedade de itens para da amamentação, evitando assim a que o leite materno não sofra contaminação.

Verdades e mitos sobre a doação de leite materno

Já que o assunto é amamentação vamos mostrar as mamães 5 mitos ou  verdades sobre a doar o leite materno.

Basta ser uma mães saudável para pode fazer doação?  VERDADE

Se mãe com a saúde em dia, não estando fazendo uso de medicações, álcool ou drogas. Mas a doação do leite só é garantida após passar pela triagem com rigor que garanta um consumo de leite seguro aos bebês. E saiba que não há leite fraco, este leite materno já é um alimento rico.

É ariscado receber doações de leite em hospitais? MITO

Para que não haja contaminação, os bancos de leite adotam medidas sanitárias rígidas que leite para ser doado precisa passar por um exame laboratorial e pasteurização.

Também é ariscado dar de mamar a um outro bebê que não seja o seu ? VERDADE  

A amamentação cruzada como também é conhecida essa atitude, não é nada indicada, podendo deixar a criança exposta a doença e infecções.

Há alguma quantidade mínima para fazer doação do leite materno? MITO

Não existe isso de quantidade devido o pouco já poder a salvar muitos recém-nascidos. De acordo com o Ministério da Saúde, 1 ml já torna uma porção que  muito bem alimentar qualquer bebê e, claro segundo seu peso. Então 1 litro de leite materno fazer alimentação de até 10 nenéns em único dia!

Leia também 5 receitas de papinhas para bebê deliciosas!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
como transformar flocão de milho em farinha
Tudo sobre a cozinha

Como transformar flocão de milho em farinha

Você já parou para pensar em como transformar flocão de milho em farinha? Esse post responde essa questão e traz muitas mais informações Anúncios o

canjica nordestina
Doces e sobremesas

Qual é o segredo da canjica nordestina? Saiba agora!

A canjica nordestina é um prato típico, sendo servido como uma sobremesa descomplicado de preparar, por esse outros motivos ganhou tamanha popularidade. Anúncios Uma iguaria

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro