Cobertura de chocolate simples com poucos ingredientes

Para você falar que sabe fazer o básico na cozinha, existem algumas coisas que precisam estar no seu livro de receitas, e uma delas é a cobertura de chocolate simples.

Anúncios


Todo mundo precisa saber como fazer uma cobertura de chocolate simples para colocar em bolos, sobremesas, cupcakes, ou onde mais você quiser.

Até porque quem não gosta de chocolate certo? Ainda mais uma cobertura que pode realçar sabores, trazer textura e uma calda deliciosa para a sua sobremesa.

cobertura de chocolate simples

Receita da cobertura de chocolate

E essa receita ainda vai te ajudar em muitas ocasiões, principalmente quando der aquela vontade de comer um docinho e você não tiver leite condensado em casa.

Anúncios


Para ela você vai precisar dos seguintes ingredientes: 

  • 1 xícara de chá de leite;
  • 3 colheres de sopa de margarina ou manteiga (fica a seu critério);
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó;
  • ½ xícara de chá de açúcar.

E para começar essa receitinha bem fácil, você vai precisar separar todos os ingredientes antes, isso deixa tudo ao alcance das suas mãos e muito mais prático também.

Leve uma panela ao fogo baixo e coloque todos os ingredientes dentro dela, mexa sem parar até que vire uma calda mais grossa.

Assim que chegar neste ponto pode desligar o fogo e colocar na sobremesa que desejar.

Se preferir aumentar um pouco sua cobertura de chocolate simples, você pode optar por colocar alguns quadrados de barra de chocolate, para deixar o sabor mais apurado.

E se a sua intenção é uma cobertura mais líquida, basta acrescentar leite de coco, que além de deixar mais brilhante vai também deixar mais líquida.

Bônus: cobertura de chocolate vegana

E sabemos que a opção acima não é vegana, principalmente porque contém leite e margarina. Mas não é por isso que não existe uma opção melhor, certo?

Então para quem adota o estilo de vida do veganismo, nós temos uma opção também.

Para os ingredientes você vai precisar de:

  • 2 xícaras de água;
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou de coco, fica a sua escolha;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • ⅓ xícara de chocolate em pó.

Para seu preparo você vai precisar misturar todos os ingredientes em uma panela, leve-a ao fogo e espere que levante a fervura.

Assim que levantar fervura abaixe um pouco o fogo e deixe que a cobertura vá apurando até engrossar um pouco, isso pode levar até 15 minutos e nesse meio tempo você não precisa mexer tanto, apenas de vez em quando.

Se não quiser esperar os 15 minutos pode aumentar o fogo, mas nesse caso precisa mexer constantemente para que não queime e comece a grudar no fundo.

Essa receita é indicada para veganos, intolerantes e alérgicos a lactose também já que não conta com ingredientes de origem animal.

Agora que você tem as duas opções de cobertura de chocolate simples pode passar a incrementar todas as suas receitas e sobremesas, seja para uma data especial ou para o dia a dia.