Cobertura de chocolate sem leite condensado

Compartilhe essa receita

Que tal aprender uma cobertura de chocolate sem leite condensado para seu bolo ficar ainda mais gostoso? Por isso que saber como fazer essa cobertura então é algo que aquele momento de saborear uma fatia de bolo melhor.

Anúncios

A primeira vez que as pessoas vão fazer seu bolo já pensar numa cobertura de chocolate que sirva de recheio e se transforme em algo de muito sabor, nossa equipe separou algumas receitas que podem ajudar nisso aí.

Do clássico da nega maluca até os quitutes mais simples, esse post tem 4 receitas de coberturas que por incrível que pareça nenhuma delas levam o leite condensado e todos ficam apaixonados.

cobertura de chocolate sem leite condensado

1 – COBERTURA DE CHOCOLATE SEM LEITE CONDENSADO TIPO GANACHE

Esta cobertura também serve como um delicioso recheio, que pode ser feita de modos variados, você decide qual a melhor maneira.

A primeira escolha é deixar o chocolate derretido no banho maria e incorporar o creme de leite. A segunda é esperar que amorne o creme de leite e derretendo o chocolate junto dele.

O chocolate não pode passar de 45 graus para não queimar “granular”. Pra quem não tem termômetro, faça o teste encostando um pouco do chocolate derretido nos lábios, a temperatura tem que ser confortável ao toque.

em cada preparo desses existe uma medida de creme de leite diferente, seguindo a proporção mais gordura tem o chocolate, menor a porção de creme:

  • Para cada 200g de chocolate amargo use 100ml de creme de leite
  • Para cada 200g de chocolate ao leite use 70ml de creme de leite
  • Para cada 200g de chocolate branco use 50ml de creme de leite
Anúncios

Opte pelo chocolate a seu gosto, derretendo-o ao banho maria e deixe misturado ao creme de leite de forma delicada para não entrar o ar. Esse ganache é um creme lisinho, macio e que vai deslizando no bolo.

2 – COBERTURA DE CHOCOLATE FIRME FEITO COM ACHOCOLATADO:

Ingredientes:

  • Nescau – 8 colheres de sopa rasas 
  • Açúcar – 8 colheres de sopa rasas de
  • Manteiga sem sal – 2 colheres
  • Leite – 4 colheres de sopa

Modo de preparo da cobertura de chocolate sem leite condensado:

Em uma panelinha misture todos os ingredientes, leve ao fogo baixo e mexa sem parar. Quando a calda começar a borbulhar e mais tarde soltar do fundo desligue o fogo.

  1. Vamos começar os preparos dessa receita, com um super truque!
  2. Em torno de 3 minutos e meio até quatro apos deixar que levante fervura e o seu fundo da panela esteja a aparecer de modo claro, retire do fogo e vá distribuindo por todo cima  de todo o bolo instantaneamente.
  3. De fato, o que determinará o resultado da rigidez desta cobertura vai ficar é a porção de açúcar usada, não devendo ser demasiada, como também a duração para cozer que sempre varia de acordo com panela e fogão.

Fique atento!! Nunca adicione uma quantidade a mais que essa, usando colheres rasinhas, porque essa cobertura ficará muito enrijecida.

3 – COBERTURA DE CHOCOLATE CREMOSA COM ACHOCOLATADO

A próxima cobertura é perfeita por despejar em bolos de tipos nega maluca, isso por ter uma cremosidade sem igual.

Ingredientes da cobertura sem leite condensado:

  • Achocolatado – 4 colheres (pode usar qualquer marca)
  • Açúcar – 2 colheres
  • Leite – 4 colheres
  • Manteiga sem sal – 2 colheres de sopa

Modo de preparo:

  1. Primeiramente coloque os itens todos no fogo moderado e mexa sem parar até que se dissolvam, encorpando-o e o fundo da panela seja visto.
  2. Faça furos no bolo com um palito de dente e regue com a cobertura de chocolate ainda quente.

4 – COBERTURA DE GANACHE DE CHOCOLATE

Uma  cobertura que tem uma facilidade que surpreende a muitos e pode ser tonar a predileta de várias pessoas!

Ingredientes:

  • Chocolate meio amargo -1 barra de (180 gramas)
  • Creme de leite – 1 caixinha

Modo de preparo:

  1. Comece a quebrar toda barra de chocolate em pedacinhos, é mais comum se utilizar marcações para isso.
  2. Então bote no microondas pelo tempo 30 segundinhos, tirando e mexendo até que o chocolate fique bem derretido.
  3. E assim faça adição do creme de leite, deixando na temperatura natural e misture bastante para que fique mais denso e, desse modo poder acrescentar sobre o bolo que esfrio ou mesmo amornado.

5 – COBERTURA DE CHOCOLATE COM LEITE CONDENSADO E CASCA CROCANTE

A nossa última receita é para fechar com chave de ouro e que faz do seu bolo, um bolo de cobertura e crocância e muito mais…

Ingredientes:

  • Açúcar – 8 colheres de sopa
  • Achocolatado – 8 colheres de sopa
  • Margarina – 2 colheres de sopa
  • Leite – 4 colheres de sopa

Modo de preparo:

  1. Antes de mais nada inicie colocando os itens todos listados em uma panela e deixe no fogo menor, fazendo uma boa mistura e espere que a calda levante fervura e fique em mais densa.
  2. Logo depois de enrijecer essa cobertura ela ficará prontíssima, deixe sobre o bolo usando a calda mesmo quente para que não endureça e tenha um excelente apetite!

É ariscado o consumo em excesso de leite condensado

Muita gente que gosta de sobremesas e doces provavelmente sempre use leite condensado em suas receitas.

No entanto, consuma com moderação ou até substitua como viu aí nesses preparos. Isso porque segundo especialistas, esse ingrediente traz problemas sérios danos ao nosso organismo, em especial a pele.

A grande questão é que a pele da gente envelhece mais rápido, por conta do colágeno ser degradado, como o leite condensado estimula uma maior produção das glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, resultado na oleosidade da pele que deixa com mais com mais acne.

Desenvolvimento de colágeno e do envelhecer precoce

No caso das  mulheres a produção do colágeno passa por uma diminuição, ao 25 anos de idade, o que pode sofrer um agravamento neste consumo errado de alimentos.

“Uma solução para reverter o quadro é “estimular essa produção com laser hérbio-colágeno, ultrassom microfocado, e tudo que for para estimular a fibroblasto para produzir o colágeno, como retinóides e estes ativos rejuvenescedores do dia a dia”, dermatologista Hellisse Bastos

Essas foram as receitas de cobertura de chocolate sem leite condensado aqui do Manual da Cozinha!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
cobertura de chocolate sem leite condensado
Doces e sobremesas

Cobertura de chocolate sem leite condensado

Que tal aprender uma cobertura de chocolate sem leite condensado para seu bolo ficar ainda mais gostoso? Por isso que saber como fazer essa cobertura

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro