Saiba como fazer creme de leite caseiro de maneira fácil

Compartilhe essa receita

Nem todos sabem, mas o creme de leite consiste em um líquido mais denso que se utiliza como ingrediente de preparação de pratos doces e salgados também. Então o creme de leite caseiro.

Anúncios

Se você gosta de receitas caseiras desfrute da receita de creme de leite, sendo uma opção mais natural e gera uma economia também.

Então com este post você aprende a como fazer um creme de leite caseiro, preparando seu próprio creme de leite e ainda com direito a receitas bem gostosas com ele, simbora!

como fazer creme de leite caseiro

Veja como fazer creme de leite caseiro!

Ingredientes do creme de leite caseiro:

  • Leite integral – 200 g
  • Manteiga sem sal – 200 g
  • Utensílios necessários:
  • Panela
  • Batedores manuais ou elétricos
  • Liquidificador ou processador de alimentos
  • Vasilha com tampa hermética

Modo de preparo:

  1. Para que inicie preparar seu creme de leite caseiro, levando a uma panela para o fogo e misturando esses dois itens: o leite junto da manteiga.
  2. É fundamental que seja o leite integral, só assim terá uma percentagem suficiente de gordura, sendo algo essencial para você conseguir chegar num creme de leite mais  encorpado e tendo um resultado bem saboroso.
  3. Em seguida, siga mexa sem parar esses ingredientes que estão ao fogo, utilize uma espátula para isso, ou o fouet/ colher de pau, até a manteiga seja totalmente derretida.
  4. Seu fogo tem de ficar na temperatura média, porque o leite não pode ferver. Alias esse é um dos truques dessa receita desse tipo de creme de leite , o que deve ser garantido é que ao derreter manteiga ela possa ser incorporado ao leite.
  5. Então, a manteiga não precisa ter uma temperatura especifica por isso não influencia em nada, podendo usar ela mesma gelada ou não.
  6. Logo após da manteiga derretida, desligue o fogo e deixe que essa mistura possa descansar pelo tempo de 15 minutos, ao menos.
  7. Passado tempo, irá perceber que a massa fica com uma ligeira cremosidade, assim chegando à textura que esperamos. E essa textura cremosa da receita ocorre justamente pela medida adequada de gordura que vai a manteiga.

Sem dúvidas que a textura é o que dá um toque mais marcante deste creme de leite caseiro.

A mistura só tem essa homogeneidade porque todos os itens usados dos gordurosos quanto aos líquidos devem ser muito bem incorporados, sempre despeje parte líquida para um copo de liquidificador ou processador de alimentos, procurando bater na potência máxima apenas por 2 minutinhos.

Vamos fechar este post do saboroso creme de leite caseiro, em que você sempre tem de lembre que, por bater todos ingredientes é ideal que coloque em uma vasilha que possua a tampa hermética.

E assim, deixe descansar na geladeira e coloque em descanso pelo tempo de pelo menos, 4 horas.

Anúncios

Mexer o creme de vez em quando, com ajuda de uma espátula, faz que evite que manteiga libere uma gordura e não se misture da parte líquida que restou.

Nesse processo, não há obrigatoriedade: havendo diversos preparos de creme de leite que aconselham botar essa mistura para gelar levando uma noite toda, não precisando que mexa com constância.

Se acaso o tempo não seja um problema, é aconselhado que cumpra com essa etapa de misturar os ingredientes de tempo em tempo. No entanto, se pressa imperar, coloque a mistura para descansar por toda noite.

Logo depois desse tempo do descanso acabar, já pode retirar o creme de leite do seu refrigerador e use-o em suas criações seja elas doces ou salgadas.

Com essa você pode preparar o creme de leite para colocar nas sobremesas, como também em preparações de frango ou de massas pedem esse item, sendo uma receita perfeita!

Mas, muito importante que saiba que a receita exibida agora mesmo, pode ficar até durante 2 semanas em refrigerador.

Agora que tem todas as informações e detalhes dessa receita incrível, talvez seja também interessante ir testando, como em preparos de chantilly de sobremesas, ou faça esse creme chantilly junto de uma nata, mas por hora vamos a pratica vendo a receita do chantilly.

Chantilly com creme de leite caseiro

Ingredientes:

  • Creme de leite – 200 g (tendo 35% de gordura ou mais, como o da receita anterior)
  • Açúcar – 1 colher de sopa

Modo de preparo:

  1. Primeiramente deixe o creme de leite na geladeira ao menos por 12 horas, assim ao bate-lo ficando mais firme.
  2. ATENÇÃO: é essencial que o creme de leite contenha pelos menos 35%  de teor gordura para que  chantilly tenha sua transformação completa. Então  pode usar o creme de leite de caseiro, da mesma forma como o da receita anterior.
  3. Passe esse creme de leite a uma batedeira e adicione o açúcar, batendo na velocidade máxima pelo tempo de 6 minutos, ou até que possa firmar.
  4. Só que uma pergunta pertinente, como dar sabor para esse chantilly de caixinha? Basta que coloque poucas gotas da essência de baunilha na hora que for bater.
  5. Assim que chegar numa boa consistência, estará prontíssimo! Armazene essa receita caseira de chantilly na geladeira por até o momento que usa-lo. Se desejar, pode conservar em um freezer durante até 3 meses.

Alguns conselhos…

Nunca acrescente o açúcar ou sal ao preparo. Nesta receita de creme de leite caseiro tem a possibilidade de usar uma manteiga light, tendo uma gordura que a manteiga comum, mas desde que possua ao menos 10% de gordura.

Ou seja, demos a receita de um creme de leite muito propicio a vários tipos de preparos, agora cabe a você ir testando e descobrindo quais serão as suas preferidas, assim como a de chantilly, só atento a questão da gordura!!

O recomendação aqui é você ler também mais posts sobre a cozinha que o Manual da Cozinha não só sobre receitas, mas tantos outros assuntos muito interessantes que sempre trazemos!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
sobremesas com mel
Doces e sobremesas

7 sobremesas com mel para adoçar o seu dia

Vjea 7 sobremesas com mel, um produto natural extraído a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. É considerado um ótimo adoçante

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro