Camarão à florentino

O camarão é muito querido no mundo todo, e por mais que não seja comum ver pratos assim na Itália, não podemos descartar que o camarão à florentino é delicioso.

Quando encontramos um prato “à florentino”, isso significa que ele teve origem em Florença, uma cidade localizada na região da Toscana, na Itália.

Então a descrição “à florentino” é comumente usada para se referir a pratos da culinária italiana que são típicos da região da Toscana, ou que foram criados e popularizados lá.

É importante lembrar que, apesar de serem chamadas de “à florentina”, essas receitas podem variar bastante em sua preparação e ingredientes, dependendo da região ou chef que as criou.

camarão à florentino

Como preparar seu camarão à florentino

Vamos descobrir como preparar o seu camarão à florentino e expandir seu paladar, começando pelos seus ingredientes:

  • 1kg de camarão limpo;
  • limão a gosto;
  • alho a gosto;
  • 400g de queijo muçarela;
  • 1 colher de chá de sal;
  • noz moscada;
  • 1 maço de espinafre cozido e picado;
  • 800ml de leite quente;
  • pimenta a gosto;
  • 4 colheres de sopa de margarina;
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo.

Para começar essa receita não deixe de fazer a limpeza do seu camarão, é extremamente importante ter certeza de que não possui nenhuma bactéria ou sujeira.

Começando, em uma tigela coloque o camarão e comece a temperar, com sal, suco de limão, pimenta e alho.

Usando uma frigideira untada coloque o seu camarão para dourar e deixe reservado por um tempo.

Já em uma outra panela, coloque a manteiga ou margarina para derreter, adicione a farinha para começar a fazer o molho branco, e vá mexendo até que comece a dourar.

Para que o molho não comece a empelotar, coloque o leite e vá mexendo sem parar, enquanto isso tempere com sal, noz moscada, em seguida mexa até levantar fervura e começar a ficar encorpado.

Coloque o espinafre já picado na sua panela, misture até que esquente e incorpore na receita. E por fim, adicione o camarão na panela e misture tudo junto.

Para a montagem, use um refratário ou um pirex, coloque toda a mistura do molho junto com o camarão e por cima coloque o queijo muçarela.

E para terminar leve ao forno para gratinar por aproximadamente 15 minutos, a 200°C.

Não existe uma receita oficial de camarão à florentino, e você pode adaptar como quiser deixando ainda mais a sua cara.

E embora essa receita não seja típica e originária da culinária, mais parecido com um cover do que seria na verdade, ela é muito deliciosa e com certeza não vai te decepcionar.

A receita que apresentamos aqui é apenas uma sugestão, e é possível encontrar outras variações com ingredientes e preparo diferentes, faça da forma que quiser e for melhor para você.

No entanto, uma coisa é certa: o camarão é um ingrediente versátil e saboroso que pode ser combinado de muitas formas com outros ingredientes, como a cebola, o alho e o queijo parmesão, que dão um toque especial à receita.