Descubra uma berinjela gratinada bem cremosa e fácil

Compartilhe essa receita

Hoje você vai aprender a fazer a berinjela gratinada que é cheia de sabor e uma textura cremosa que deixa qualquer um satisfeito. Então embarque nessa receita que vamos mostrar nesse exato momento!

Anúncios

tempo-de-preparo-do-bolo-de-milho

Tempo 1 hora e 20 minutos

tempo-de-preparo-do-bolo-de-milho

Rende até 6 porções

beringela gratinada
Berinjela gratinada

A berinjela é um alimento que é muito utilizado na cozinha, principalmente em culinária mais saudável como a vegetariana e a vegana, aliás, você sabe a diferença entres as duas? Clica aqui que você descobre!

Pois um dos pratos que fazem sucesso que usam esse ingrediente é a berinjela gratinada que é uma delícia. Por este motivo que nós vamos mostrar todos os passos para preparar essa berinjela sensacional. Então partiu cozinhar?

Ingredientes necessários para fazer a Berinjela gratinada:

Para a berinjela:

  • 3 berinjelas fatiadas na horizontal
  • Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto
  • 6 colheres (sopa) de óleo
  • 500g de carne moída
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 tomates sem sementes picados
  • Óleo para untar
  • 1 xícara de queijo mozarela ralado

Para o molho da berinjela gratinada:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
  • Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
  • 2 xícaras de leite

MODO DE PREPARO:

  1. Vamos iniciar pelo molho, derretendo a manteiga numa panela e acrescentar pitadas da farinha e deixe no fogo por 2 minutos. Depois entre com o leite de pouco a pouco e mexa para engrossar. Jogue o sal, a pimenta e a noz-moscada para temperar. Então desligue e reserve.
  2. Então na sequência, em uma forma distribua as fatias de berinjela, salpique o sal e bote para descansar por 20 minutinhos. No escorredor, lave e deixe secar bem.
  3. Logo após numa frigideira aquecida, usando metade do óleo doure as fatias de berinjela em ambos os lados por apenas 1 minuto. Em uma panela aqueça o óleo restante e cozinhe a carne moída durante 3 minutos.
  4. Sendo assim refogue, adicionando a cebola e o alho por 5 minutos. Em seguida, junte tomate, sal, pimenta e misture tudo, deixando cozinhar por 2 minutos. Então retire do fogo e coloque uma pitada de salsa.
  5. Logo que untar um refratário (retangular e médio) forre o fundo com as berinjelas e faça as camadas intercaladas entre a carne e a berinjela, finalize com a berinjela.
  6. Finalmente, despeje o molho e cubra com o queijo para assim levar ao forno preaquecido (temperatura alta), 20 minutos são suficientes para que gratine e depois é só servir.

De fato vocês não tem noção do sabor desse prato! Por isso que a berinjela gratinada é sucesso de receita que incrementa qualquer almoço ou jantar, e quem sabe até a ceia de natal ou de fim de ano?

Já que o assunto é comida boa com praticidade o Manual da Cozinha é o lugar certo, inclusive tem outra receita espetacular com berinjela, que é a lasanha de berinjela repleta de sabor e cremosidade.

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
influência da culinária francesa no brasil
Tudo sobre a cozinha

A influência da culinária francesa no Brasil

A influência da culinária francesa no Brasil é bastante representativa, tanto que vai além da própria culinária, tendo hábitos, arte, e outros traços dessa cultura

como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro