Alho Confitado: Aprenda a fazer Passo a Passo

O alho confitado é um método de preparo de alho em que eles são cozidos lentamente, podendo ser em óleo ou gordura, geralmente em fogo baixo para que fiquem macios e caramelizados.

Anúncios

Esse processo transforma o sabor e a textura do alho, deixando-o doce, suave e muito aromático.

Você com certeza nunca provou nada igual, e com esse ingrediente em sua despensa, você pode preparar pratos ainda mais diferentes.

alho confitado

Como preparar alho confitado?

Para que você possa aprender a preparar esse ingrediente mais sofisticado para as suas receitas, precisará dos seguintes ingredientes:

  • 200g de alho;
  • 1 ¼ xícara de chá de azeite de oliva;
  • 2 ramos de alecrim;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 4 grãos de pimenta do reino.

Comece descascando todos os alhos e lave os ramos de alecrim para que não tenham nenhum bicho na hora do preparo.

Anúncios

Em uma assadeira, coloque todos os alhos e tempere com o sal, pimenta e adicione os ramos de alecrim.

Por cima, coloque todo o azeite e se o que estiver na receita não for o suficiente para cobrir os alhos, adicione mais um pouco até que cubra tudo.

Leve ao forno pré aquecido a 160°C por 45 minutos, ou até que eles fiquem bem macios.

Depois que tirar do forno, espere que esfrie completamente e em um pote de vidro bem limpo e esterializado. Seu alho confitado pode ser guardado na geladeira por até 15 dias.

Se você quiser um sabor a mais, pode colocar outros temperos também, como louro, outros tipos de pimenta e o que mais tiver em mente.

Como utilizar o alho em conserva?

O alho confitado pode ser utilizado de diversas formas na culinária. Ele pode ser servido como acompanhamento em pratos, adicionado a molhos e pastas, utilizado como tempero para carnes, ou ainda como ingrediente para criar molhos e pastas saborosos.

Ele pode ser usado em entradinhas também, sendo o mais popular entre as pessoas, em que é preparada uma torrada e o alho por estar bem mole vai se desfazer ao passá-lo na torrada.

Fica uma delícia e o alho não fica tão picante e intenso quanto normalmente é cru, sendo assim, todo mundo adora essa receita e fica surpreso com um sabor tão suave.

O alho confitado pode ser usado para realçar o sabor de vários pratos diferentes, sendo menos intenso e com um sabor mais agradável ao paladar, permitindo que até aqueles mais sensíveis possam apreciar.

Tome muito cuidado no armazenamento do alho em conserva, o pote precisa ser de vidro e totalmente esterializado.

Dessa forma é possível evitar que as bactérias fiquem proliferando dentro do pote, lembre-se de checar antes de consumir para ter certeza de que ainda está com o aspecto que deveria.

Mantenha sempre refrigerado, com exceção de quando for consumido, e não guarde por mais de 15 dias.

Caso a receita seja para apenas uma pessoa, basta diminuir a quantidade para que não fique sobrando na geladeira ou estrague, depois é só aproveitar!