Sabão de álcool: as vantagens de usar, como fazer + receita

Compartilhe essa receita

O sabão de álcool é uma receita ideal para se usar nas roupas, pois ajuda a remover todas as manchas de roupas, como também é um ótimo desengordurante para usar em diversos objetos, confere só!

Anúncios

Sendo um sabão perfeito para limpeza das suas roupas, o sabão de álcool em barra feito com óleo já utilizado, ajudar a retirar aquelas manchinhas em tecidos.

Além disso, é ideal também para usar como desengordurante. Então, nesse post você descobre porque se ser econômico, e mais outras vantagens incríveis…

sabão de álcool

Entendendo o sabão de álcool feito com óleo usado!

Esse é um tipo caseiro de sabão que vai produtos mais simples de serem achados e, além de uma boa maneira de fazer uma renda extra, claro se estiver disposto.

Então conhecer essa receita caseira que tem uma praticidade única que você irá fazer hoje mesmo e preparar um autêntico sabão de álcool a base de óleo.

Por que optar por fazer usando o óleo usado nesse sabão?

De acordo com especialistas no assunto, existe uma reação de saponificação, que também leva o nome de hidrólise alcalina, sendo o processo que fornece o sabão.

Em casos assim, o éster se torna um dos principais elementos para que reação aconteça. Aonde se retira de óleos e gorduras.

Anúncios

Por isso mesmo, que o sabão feito de modo caseiro tem uma base no óleo de cozinha ou gorduras.

Enfim, descubra como preparar o sabão de álcool!

Este sabão de álcool permite que as roupas, os panos de prato e as tigelas fiquem mais limpos e ganham a aparência de novos. Por isso, que o preparo deste sabão deve levar óleo já usado, e ser feito em lugar aberto, estes materiais são:

  • Óleo já usado – 6 litros
  • Água – 4 litros
  • Etanol – 4 litros
  • Soda cáustica – 1 kg

Modo de preparo:

  1. Antes de mais nada num balde, vá acrescentando a soda com a água. Desse modo, siga a mexer usando uma pá (cabo de vassoura também são ótimos), até que a água fique translucida.
  2. Noutro balde, faça uma mistura do óleo e do etanol, misturando-os para que possa ganhar um aspecto mais uniforme. Logo após derramar gradualmente o etanol junto da água na outra mistura de balde e óleo.
  3. Vá misturando o tempo de 15 minutos. Assim que essa mistura ficar com um tom marrom escurecido, deixando espuma bem aparente, o sabão de álcool ficará pronto.
  4. Mas agora, numa outra vasilha, preferencialmente seja uma forma, ou aquelas bandejinhas retangular, acrescente o sabão líquido e espere de 12 e 24 horas, para que atinja chegar a textura de um sabão em barra.
  5. Então faça o sabão na forma de barra, medindo o tamanho adequado e utilizando uma faca para cortar as marcações e ficar no tamanho.
  6. Por fim, se realmente deseja fazer para revender, passe cada sabão no papel filme.

Sobretudo, como já tem noção de como fazer sabão você pode ir armazenamento todo óleo e gordura que usa no dia a dia aí de sua casa das próximas receitas. No entanto, sempre se lembre de usar ar luvas na  manipulação desses materiais.

Depois que viu como faz esse tipo de sabão aprenda também a preparar um sabão com sebo e álcool.

Então nessa outra receita de sabão, também é excelente para limpar com eficácia para suas louças, pisos e tantos outros ambientes. Como também é uma prática que preza a sustentabilidade, pelo reaproveitamento do óleo de cozinha utilizado diariamente.

Aprenda mais sobre o preparo de sabão de sebo e álcool

Por muita gente usufruir da venda de produtos artesanais, o próprio sabão caseiro para que dessa tenham uma grana extra, além de contribuírem de forma significativa  com a sustentabilidade e reaproveitando os materiais utilizados em receitas.

Jamais descarte esse óleo, até porque é pratica sustentável e contribui para o planeta, aprendendo o sabão de sebo e álcool é uma boa maneira de fazer sua parte.

É bom saber que a matéria-prima o sebo bovino vem do desenvolvimento do biodiesel, também sendo um ingrediente maravilhoso na produção de sabão, acompanhado do óleo de cozinha usado e de álcool.

Só que para a fabricação do sebo bovino caseiro, há possibilidade de adquirir em açougues e derrete-los na banha de sua casa. em casos assim, isso é uma excelente alternativa a quem tem essa matéria-prima em grande quantidade que não tem o conhecimento de aproveita-lo.

Descubra o modo de preparo dessa outra receita

Você vai conferir agora nesse mesmo instante todo os passo do sabão de sebo e álcool. Sim verá que não tem chance para erro dessa receita sustentável que reaproveita itens utilizados.

Embora não pareça, mas esse preparo é super fácil de fazer. Assim como na receita anterior, também pode ser fabricado para consumo aí na sua casa ou venda.

Lembrando que esse o cheiro de sabão não será algo agradável, o que faz você pode colocar essências que já  gosta permitindo criar algo mais aromatizado.

RECEITA

Para a receita, antes de iniciar, deixe o sebo de boi completamente derretido. Vamos começar a dissolver toda a soda cáustica de escamas com 3 litros de água, sempre mexendo muito bem nessa etapa inicial.

Logo depois, verta o sebo junto do óleo, mesmo morno e acrescente suas essências que preferir usar e incorpore até que esfriem por completo.

Na próxima etapa, você precisará daqueles álcool para combustível, o que seria o etanol. Despeje de forma lenta a mistura ao passo que mexe, sempre se atentando para não deixar ferva.

Conclusão do processo

Cabe trazer aqui que esse o processo é demorado e leva aproximadamente entre 15 a 20 minutos. Para isso se faz necessário ter paciência em estoque e está disposto.

Em seguida, entre com a mistura na forma e espere as 12 horas deixá-los cortadinho em retângulos.

Enfim, use essas receitas de sabão de álcool e use para que possa usar e deixar lavadas suas roupas e utensílios.

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
sobremesas com mel
Doces e sobremesas

7 sobremesas com mel para adoçar o seu dia

Vjea 7 sobremesas com mel, um produto natural extraído a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. É considerado um ótimo adoçante

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro