Papel Laminado Como Usar: O Tipo Certo Para Cada Necessidade

Vamos saber mais sobre papel laminado, como usar e como ele funciona na cozinha trazendo benefícios.

Provavelmente você tem papel laminado ou papel alumínio em sua casa, mas você sabe como usar diferentes tipos e os dois lados dele? Vamos ver mais sobre papel laminado e como usar.

papel laminado como usar

Papel Laminado, como usar os dois lados?

Usando o papel alumínio você já deve ter notado que esse utensílio de cozinha possui dois lados, um mais brilhante e um mais fosco.

Lado brilhante

O papel laminado possui um dos lados brilhantes, mas para que ele realmente serve, você sabe?

A parte com o brilho retém mais calor na parte de dentro do que for embalado, concentrando o calor fará com que o cozimento de qualquer coisa seja bem mais rápido do que o normal.

Muitas pessoas acham também que isso pode deixar a comida até mais saborosa e suculenta.

Lado fosco

Por outro lado, o uso do lado fosco do papel laminado vai servir para outras finalidades. Sendo a principal delas para armazenar e conservar os alimentos, por exemplo para piqueniques, ou guardar alimentos na geladeira.

Para que dê certo, você precisará envolver o tal alimento, por exemplo um chocolate, com a parte fosca do papel alumínio. Não deixe que tenha brechas, caso isso aconteça ela pode entrar em contato com outros alimentos.

Outros usos do papel laminado e como usar

O papel alumínio é muito útil na cozinha, extremamente na verdade. Além de saber como utilizar os lados, você pode querer utilizá-lo também como uma forma de evitar sujeiras e de outras formas.

Limpar sujeiras

Para contenção de possíveis bagunças ele é ótimo, podendo ser colocado como “forro” de assadeiras ou de air friers, evitando que seu utensílio fique extremamente sujo ou engordurado.

Torna todo o processo muito mais fácil de limpar depois do seu uso, também serve como protetor de fogão, já que sabemos que durante o cozimento podem cair respingos de óleo ou outros ingredientes.

Afiar utensílios

Outra utilização para o papel laminado é a de afiar facas e principalmente tesouras. Com o tempo, as nossas tesouras acabam perdendo o que chamamos de “fio” ficando muito mais difícil de cortar em linha reta.

Para fazer isso, dobre o papel algumas vezes e faça cortes com facas ou tesouras no mínimo 10 vezes. E sempre que precisar poderá fazer isso novamente para que você possa ter a ferramenta como nova.

E como não usar?

E é claro, existem algumas contraindicações no uso de papéis laminados, sendo a principal delas: não utilize micro ondas.

Na verdade, qualquer coisa que contenha alumínio ou metal, não deve ser levado ao micro-ondas, em nenhuma condição.

Isso pode acabar em um incêndio, já que durante a utilização do micro-ondas com um papel alumínio dentro, é possível que passem correntes de eletricidade que sobrecarregam o papel e leve a uma explosão.

E caso o papel esteja amassado pode levar à faíscas, que podem não ser tão grandes quanto um incêndio, mas também extremamente perigosas.