Você sabe a diferença entre chocolate em pó e achocolatado?

Compartilhe essa receita

Vamos ensinar aqui e agora qual a diferença entre chocolate em pó e achocolatado. E assim vai saber por qual optar para fazer suas receitas ou consumir no dia a dia.

Anúncios

A alimentação requer cuidados quando vamos escolher os alimentos e produtos que vamos consumir. Ainda mais que deles não oferecem nenhum benefício a saúde humana, ao invés disso trazem prejuízos.

diferença entre chocolate em pó e achocolatado

O segredo está em buscar alimentos naturais

Essa é opção essencial por uma alimentação menos prejudicial, substituindo os aditivos e corantes de alimento por comidas naturais.

Óbvio que não é para sair assando um pão todos os dias e nem ir pescar um peixe para almoçar. Claro que seria algo muito bom se tivéssemos mais tempo para fazer essas coisas.

Contudo, nossa realidade é bem diferente, e fazer que sua alimentação foque no natural e na sua saúde também não exige que seja um habilidoso e gaste muito tempo na cozinha.

Em resumo, basta começar a deixa de lado os alimentos imitadores por comida reais e naturais. Certamente esse post vai mostrar uma substituição que você já pode ir aderindo…

Descobrindo a diferença entre chocolate em pó e achocolatado

Primeiro saiba que existe uma absurda diferença entre esses alimentos. Por isso que na confeiteira, quando se compram esses itens tem-se muito cuidado para não dá chances de trocar.

  • Achocolatado: ele é produzido de uma forma a conter pouquíssimo cacau e assim ter açúcares e conservantes em maior quantidade. Tem gente que consome devido ao imaginário criado por memorias afetivas da infância ou pela falta de outra opção. Duvido se nunca preparou um bolo de chocolate sem usá-lo?
  • Achocolatado líquido: outra variação que é vendido pronto para o consumo em caixinha. Sendo assim, ultraprocessado e composto por muitos açúcares e aditivos. Uma simples leitura do rótulo que listam os ingredientes é de assustar qualquer um. Como é pratico seu consumo é facilitado, o achocolatado liquido já é preparado com mistura do leite, depois que abre e só tomar!
Anúncios

Afinal, qual é a diferença entre o chocolate em pó e achocolatado?

Chocolate em pó

A grande diferença entre chocolate em pó e achocolatado é que o primeiro é um alimento natural, não passando por um mega processamento.

Desse modo, o chocolate em pó é uma indicação  de se consumir nas refeições diárias, como no café da manhã.

Então identifique-o, pegando da prateleira e lendo o rótulo e, quanto maior a proporção do cacau mais favorecerá a você e a dica de ouro, veja se o cacau está listado com um dos primeiros itens.

A escolha pelo produto que contem cacau em maior quantidade faz seus preparos terem um sabor de chocolate mais autêntico. Isso garante um sucesso em suas receitas, não deixe de fazer essa troca!

O Achocolatado faz mal?

É comum tomar um copo de leite (alguns aquelas copada) com achocolatado, quando bate aquela fome. Você já se perguntou se de fato pó leva chocolate apenas? Ou seria alguma mistura de substâncias?

Uma questão bem pertinente que muitas pessoas não dão tanta importância!

Para que consiga fazer uma alimentação mais equilibrada, saiba essa diferença entre o chocolate em pó e achocolatado. Como os produtos vem com rótulos cheios de termos desconhecidos, muitos acham que é o chocolate de verdade.

Por exemplo, tem o cacau solúvel, que é um alimento que contém o extrato de malte e a cevada saborizada por chocolate, sem muito esforço concluímos que isso não se trata de chocolate propriamente dito.

Além disso, essas achocolatados passam pelo ultraprocessamento e o que pode acentuar consideravelmente seu teor de: açúcares, vitaminas, maltodextrinas e emulsificantes (lecitina de soja), essa substancia faz com o pó não empelote quando o leite é incorporado.

Fora, os aromatizantes de chocolate e antioxidantes (ácido ascórbico) presentes nos produtos desse gênero.

O que são alimentos ultraprocessados?

As comidas que são ultraprocessadas, como o próprio achocolatado são aquelas que se compõem  de certas substâncias ao serem produzidas, alterando seu sabor e as deixam mais conservadas.

Desse modo, o maior objetivo é que fiquem com mais sabor e atratividade. O publico infantil se torna o grande alvo nesses tipos de alimentos.

O Ministério da Saúde alega que esse o consumo de produtos deve evitado todos os dias pelos danos que podem causar.

Os açúcares existentes em produtos assim não geram efeitos alarmantes de imediato aos jovenzinhos.

Os males vão surgindo ao longo do tempo, tipo obesidade infantil, diabetes, AVCs, hipertensão arterial, dentre outras consequências. Por conta do organismo não conseguir suportar o acumulo as substâncias que tais doenças surgem.

Isto é, se produz certo nível de insulina para se fazer a digestão do açúcar, o excesso dela resulta na falta de capacidade de absorção pelo organismo, ocasionando as doenças.

Logo abaixo confira a dica para conseguir trocar o achocolatado!

Faça a substituição gradual do achocolatado por chocolate em pó

Assim que a descoberta da diferença entre o chocolate em pó e achocolatado é feita, troca desses ingredientes é algo que vai ocorrer naturalmente. Por isso comece gradualmente e, veja essa dica que separamos:

Transição com praticidade

Para quem tem o costume de consumir o achocolatado, substitua aos poucos. Sempre priorizando o chocolate em pó, adicionando o achocolatado (1 colher) também.

Assim na semana seguinte, reduza essa colher de achocolatado. Essa dica causa uma readaptação no paladar, antes habituado ao dulçor contido no achocolatado.

Então, quando chegar ao patamar de remover de vez esse açúcar sentirá o genuíno sabor do cacau.

Truque para dissolver o chocolate

O chocolate em pó é uma ingrediente que se dilui ao leite com menos facilidade. Mas o truque é bem simples e eficaz para dissolver.  

Uma dessas técnicas é colocar somente uma pequena porção de leite e adicionar o pó, mexendo bem. Assim que estiver feito uma pasta, entre com o resto do leite.

Sabendo a diferença entre chocolate em pó e achocolatado, sua saúde vai agradecer e o seu paladar também…

Além disso, está repleto de receitas que levam esses ingredientes por aqui em nosso site, navegue agora mesmo!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro