Cuscuz carioca: uma receita mágica no sabor e na praticidade

Compartilhe essa receita

Conheça o passa a passo para fazer o saboroso cuscuz carioca, com essa receita você vai conquistar novos fãs que vão saborear essa receita quando você fizer.

Anúncios

tempo-de-preparo-do-bolo-de-milho

Tempo 50 minutos (geladeira)

tempo-de-preparo-do-bolo-de-milho

Rende entre 8 a 10 porções

cuscuz carioca
Cuscuz carioca

Existe uma variedade de pratos que levam coco, um ingrediente muito versátil que permite fazer receitas como bolos, sobremesas, geleias e até bebidas.

Por isso que nossa equipe traz o cuscuz carioca, ou simplesmente cuscuz de tapioca que reúne um mix de ingredientes maravilhosos, o resultado dessa receitinha prática e fácil de preparar, é um sabor surpreendente. Veja nesse momento quais os itens e como fazer esse cuscuz.

Ingredientes que vai precisar para o cuscuz carioca:

  • 1 litro de leite
  • 200ml de leite de coco
  • 100g de coco ralado (fresco ou seco)
  • 2 xícaras de açúcar
  • 500g de tapioca granulada
  • 1/2 lata Leite condensado para finalizar

MODO DE PREPARO:

  1. Antes de tudo, coloque o leite para aquecer e desligue o fogo, não necessidade que esse leite ferva. Então, acrescente todos os demais ingredientes exceto o leite condensado.
  2. Na sequência, para que a tapioca possa absorver os líquidos e ficar inchada, deixe em uma temperatura mais ambiente durante 30 minutos e mexa em intervalos de 5 minutos, garantindo que esse processo ocorra.
  3. Por fim, transfira essa para uma forma untada com óleo e coloque na geladeira. Quando ficar bem firme, desenforme e despeje o leite condensado por cima.

Informações adicionais: A tapioca que usamos se parece com o sagu que são aquelas bolinhas duras e pequenas.

Então tenha cuidado, pois a receita não é o Sagu e nem a tapioca de fazer comum que preparamos na frigideira.

Anúncios

Leia a embalagem a descrição tem que ter “tapioca granulada” ou “Tapioca para bolo”, geralmente encontrada na seção dos grãos e farinhas dos supermercados.

Estão servidos? Essa receita que cuscuz carioca é uma sensação. A qualidade da tapioca vai determinar se vai demorar o processo de absorver os líquidos, em alguns caso isso pode durar de um dia para o outro.

Descubra 5 benefícios do coco

Muitos não sabem, mas o coco é rico em gorduras boas e baixo teor de carboidratos, isso traz uma série de benefícios para nossa saúde.  Mas saiba que a depender se a fruta está madura ou verde que seu valor nutritivo vai ser potencializado.

No geral, o coco possui um acentuado teor de sais minerais, como potássio, sódio, fósforo e cloro. Vamos deixa esse papo de lado e mostrar quais os benefícios desse ingrediente super utilizado na culinária brasileira:

  1. Ajudar no emagrecimento: o fato de ser rico em fibras e ter pouco carboidrato, o coco aumenta a nossa saciedade;
  2. Melhorar o funcionamento do intestino: isso porque é rico em fibras;
  3. Antioxidante e prevenir doenças: atua no nosso organismo reduzindo as células velhas por ser uma fonte de vitaminas A, C e E;
  4. Reforça o sistema imunológico: o ácido láurico, que contém no coco previne a disseminação de fungos, vírus e bactérias;
  5. Repositor de minerais: quando fazemos atividade física são perdidos muitos sais e como o coco possui nutrientes tipo zinco,  potássio, selênio, cobre e magnésio isso ajuda na reposição.

Esse último beneficio é causado principalmente pela a água de coco, que funciona como uma bebida isotônica e ideal para o pós-treino.

Confira as outras receitas incríveis que temos aqui no manual, quem gostou dessa receita e nessa onda dos benefícios do coco, a cocada mole é um prato magnífico que você aprende aqui também!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
influência da culinária francesa no brasil
Tudo sobre a cozinha

A influência da culinária francesa no Brasil

A influência da culinária francesa no Brasil é bastante representativa, tanto que vai além da própria culinária, tendo hábitos, arte, e outros traços dessa cultura

como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro