Como fazer leite de soja caseiro?

Compartilhe essa receita

Já pensou em preparar seu próprio leite, e melhor leite vegetal? Saiba agora como fazer leite de soja caseiro somente de dois ingredientes: a soja e a água, também uma pitada de paciência para fazer o leite de soja caseiro.

Anúncios

tempo-de-preparo-do-bolo-de-milho

Tempo 5 minutos (preparo) 6 horas e 20 minutos (espera)

tempo-de-preparo-do-bolo-de-milho

Rende até 6 porções

como fazer leite de soja caseiro
Como fazer Leite de soja caseiro?

O consumo de leite vegetal é um alternativa para quem não toma o leite de vaca por conta da intolerância à lactose ou como uma opção própria de vida.  Existe uma questão aí, como consumir esse leite longe daqueles produtos industrializados?

Pois nossa equipe tem a solução para essa pergunta, muito simples, basta fazer o seu próprio leite de soja caseiro em casa mesmo, uma ótima opção de leite vegetal que você vai comprovar!

Então anime-se, e conheça todos os passos para fazer receita de leite de soja caseiro.

Equipamentos necessários:

  • Liquidificador
  • Panela
  • Vasilha
  • Pano de prato bem limpo ou saco filtro de alimentos

Ingredientes para o leite de soja caseiro:

  • 1 xícara soja (em grãos)
  • 8 xícaras água filtrada

MODO DE PREPARO:

  1. Vamos iniciar a receita com a soja que deve ficar molho por seis horas, de um dia para o outro. Depois disso, retire as casas das sojas (isso é opcional, mas facilita muito quando for bater no liquidificador).
  2. Transfira esses grãos molhados e descascados para um liquidificador e bata por 10 a 15 segundos na velocidade alta, somente para que os grãos fiquem um pouco quebrados. Então entre com a água e bata para chegar numa uniformidade e cremosidade.
  3. Em uma panela, passe essa mistura e coloque no fogo médio até ferver, mexendo sempre. Assim que levantar fervura, cozinhe por mais três a quatro minutos. Enquanto ferve, remova a espuma que se forma na superfície.
  4. Então abaixe o fogo, deixando em fogo brando por mais 10 a 15 minutos. De vez em quando mexa para não grudar no fundo da panela. A seguir, desligue o fogo e bote para esfriar por poucos minutos. Enquanto isso coloque um pano de prato (limpo) ou use um saco filtro de alimentos na parte de cima de uma vasilha.
  5. Jogue o leite sobre o pano ou saco filtro. Vá pressionando o pano (saco filtro) para que o conteúdo do líquido seja extraído na vasilha. Finalize, transferindo o leite extraído para uma garrafa com tampa.

Informações adicionais:

  • Armazenamento: o leite pode ser conservado na geladeira por três a cinco dias, mas caso comece a sentir um cheiro ou  um gosto azedo, é sinal que já passou da validade. Outra opção é congelar o leite entre três a seis meses. Isso deixa o sabor e a textura levemente alterados, mas permanece o valor nutricional, que é o mais importante.
  • Benefícios: esse leite vegetal é livre em lactose e não contém glúten, sendo uma alternativa vegana.

Agora que aprendeu a receita do leite de soja caseiro, você já pode preparar em casa, e finalmente, se livrar daqueles leites cheios de conservantes e outros aditivos. E o melhor que não é um alimento calórico.

Anúncios

Já que estamos de receitas saudáveis explore o nosso site que você encontra outras receitas, assim como o sensacional pudim vegano com sabor maravilhoso!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
influência da culinária francesa no brasil
Tudo sobre a cozinha

A influência da culinária francesa no Brasil

A influência da culinária francesa no Brasil é bastante representativa, tanto que vai além da própria culinária, tendo hábitos, arte, e outros traços dessa cultura

como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro