Carne com cerveja preta: a receita original

Já pensou em preparar carne com cerveja preta? É uma técnica deliciosa que irá deixar a sua peça de carne mais macia e suculenta, com um realce de sabores que você nunca viu.

carne com cerveja preta

Sobre a cerveja

É muito comum que as pessoas utilizem cerveja preta para cozinhar carnes, no Braisl ela é muito utilizada para trazer sabores diferentes e no preparo de pratos variados.

Antigamente a cerveja preta era chamada “cerveja forte”, ela surgiu na Alemanha por volta de 1942.

Ela é indicada para carnes mais gordurosas, densas e pesadas, podendo estar até mesmo em doces.

Essa bebida possui baixo teor alcoólico e alto valor energético, e apesar de ser uma cerveja ela pode trazer até alguns benefícios a nossa saúde, como prevenção de coágulos, é uma fonte de energia e é rica em ferro.

Receita de carne com cerveja preta

Agora que você sabe mais sobre um dos itens, vamos aprender a preparar carne com cerveja preta de forma fácil e bem prática. Comece separando os ingredientes:

  • 1,3kg de miolo de alcatra;
  • 200g de champignon fatiado;
  • 26ml ou 2 colheres de sopa de óleo;
  • 350ml de cerveja preta;
  • 5 dentes de alho;
  • 30ml de molho inglês;
  • 2 unidades de cebola.
  • 3 unidades de tomate;
  • Sal a gosto;
  • Cheiro verde picado a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto.

Para começar a preparar a sua carne com cerveja preta, coloque uma panela de pressão em fogo alto e nela adicione o óleo e a carne;

Coloque também os temperos como sal, pimenta e deixe a carne dourar de um dos lados. Quando estiver dourada, vire e tempere novamente o outro lado, por fim deixe dourar de novo.

Quando a carne estiver selada, adicione também o alho, cebola, tomate, cerveja preta e o molho inglês.

Tampe a panela de pressão e deixe que cozinhe por pelo menos 40 minutos depois de pegar pressão.

Espere que toda a pressão saia antes de abrir a panela e retirar a carne. Faça um teste de sabor para saber se o molho está gostoso, caso contrário coloque sal e pimenta do reino se achar necessário.

Deixe que o molho engrosse, para isso cozinhe por mais 10 minutos na panela de pressão.

Depois que o molho engrossar, coloque o champignon e o cheiro verde, misture um pouco dentro da panela para que incorpore.

Assim que estiver pronto, coloque a carne de volta dentro da panela para esquentar um pouco, por mais ou menos 3 minutos.

A receita pode ser servida com arroz, e fica extremamente deliciosa, além de desmanchar na boca de macia que ela é.

Para essa receita você pode utilizar também carnes como acém, coxão mole, patinho, maminha e fraldinha.

Essa combinação é deliciosa e vai dar um amargor para a sua receita. Você pode personalizar a receita como quiser e servir um prato saboroso para seus amigos ou familiares.

É a receita ideal para um almoço ou para um jantar com vinho a luz de velas, para qualquer ocasião essa receita será bem saborosa.