Barriga de porco: uma receita assada, crocante e deliciosa

Pode até ser uma comida estranha para alguns, mas para muitos a barriga de porco é uma iguaria deliciosa e que deve ser apreciada.

barriga de porco

O que é o ingrediente?

A barriga de porco é um tipo de corte tirado, é claro, da barriga do porco. Ele acompanha tanto carne quanto gordura no corte e acaba sendo uma ótima combinação para o seu prato.

É um corte desossado, e apesar de ser consumido em várias culinárias como a hispânica e dinamarquesa, é um corte muito popular na ásia.

Uma das formas mais populares de preparar a barriga de porco é assá-la lentamente, o que resulta em uma carne macia e suculenta, com uma camada de pele crocante.

É um ingrediente muito versátil e que pode ser encontrado em pratos sozinhos, ou em feijoadas, ensopados e em churrascos.

É com a barriga de porco que podemos fazer também a pancetta, que é um tipo de bacon italiano feito a partir desse ingrediente.

Para chegar na pancetta tão amada por muitos é necessário que a barriga de porco fique curada e temperada com sal, pimenta e mais alguns ingredientes.

A pancetta é muito utilizada como ingrediente de pizza, em molhos, massas e até mesmo risotos.

Receita de barriga de porco assada lentamente

Agora, vamos aprender a fazer uma barriga de porco que é assada lentamente e fica com uma pele crocante deliciosa. Conheça os ingredientes:

  • 1kg de barriga de porco;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 200g de sal grosso;
  • 1 colher de sopa de vinagre;
  • 1 colher de sobremesa de páprica;
  • 2 colheres de sobremesa de sal;
  • 1 colher de sobremesa de pimenta do reino;
  • 1 colher de sobremesa de noz moscada;
  • 1 colher de sobremesa de mostarda em pó.

Tenha em mente que para preparar essa receita de barriga de porco, você vai levar um tempo para finalizar.

Para começar, separe uma assadeira e coloque a carne dentro, faça furos em toda a pele com uma faca e passe azeite em toda a peça.

Não deixe de temperar a peça de barriga suína com páprica, noz moscada, pimenta do reino, sal e mostarda, espalhe bem para que fique muito bem temperada.

Cubra a peça e coloque na geladeira por pelo menos 10 horas, para que fique marinando e para que o tempero pegue na carne.

Em uma assadeira coloque papel alumínio no fundo, coloque a peça por cima do alumínio e passe vinagre por cima, colocando uma camada por cima com sal grosso.

Depois de preparado, coloque no forno a 200 graus por pelo menos 1 hora, depois disso tire do forno e retire o sal grosso, então coloque mais 20 minutos para que a pele fique dourada e bem crocante.

Agora que você sabe como preparar essa receita, lembre-se de programar com um dia de antecedência pelo menos, já que ela precisa passar bastante tempo curando para que fique do jeito que queremos, suculenta por dentro e crocante por fora.