Qual a maneira mais fácil de limpar cooktop?

Compartilhe essa receita

Sempre que terminamos de cozinhar chega o momento de fazer a limpeza, para muitos uma hora bem chata, né? O fogão é por onde muitos começam e por conta disso você aprende agora qual a maneira mais fácil de limpar cooktop!

Anúncios

Em muitos casos deixar uma boa organização na cozinha faz muito gente pilhar, porque vai exigir de você uma dedicação e dependendo do nível de sujeira que está!

qual a maneira mais fácil de limpar cooktop?

Você tem um cooktop? Preste atenção aqui!

Agora você tem um cooktop tem formas para que possa fazer a limpeza de um jeito mais apropriado.

Ainda mais que os cooktops são instrumentos que deixam nossa cozinha mais prática, sendo uma única placa que tem a função de substituir o fogão para fazer as suas refeições diárias. Por isso eles tem esse aspecto mais moderno.

Seja como for tem muita gente comprando, até porque eles podem ser transportado bem facilmente a um outro lugar.

Mas voltando ao foco, para tentar deixar seu cooktop com uma a boa aparência, é preciso  fazer algumas coisas que num fogão tradicional não fazemos.

Embora eles sejam lindos, eles sujam com mais facilidade, aí que entra em ação os produtos que podem auxiliar nessa tarefa de limpar esse aparelhos!

Anúncios

Pois confira nesse mesmo instante, a maneira mais fácil de limpar cooktop aqui no Maunal da Cozinha, descobrindo como manter o aparelho ainda belo e funcional.

O que vai precisar para a limpeza o cooktop:

  • Pano liso
  • Esponja amaciada
  • Água
  • Detergente neutro

Vamos botar a mão na massa com passos para limpar cooktop!

Ante de mais nada vamos começar mostrando cuidados mais gerais para depois possamos seguir com cada tipo de aparelho.

Passo 1 – desconectando o cooktop

Para que desconecte o cooktop basta retirar da tomada e aguarde que esfrie, esse passo é muito porque ninguém quer sofrer um acidente, né?

Dica: se por acaso seu aparelho seja por indução, não use materiais de metal para limpar. Porque tem a questão do perigoso, e pode causar a perda da função de condução de calor por metais.

Passo 2 – Limpando as Grades do Cooktop

Logo após esfriar, tire as grades do Cooktop e suas tampas pretas das queimadores, lavando com muito cuidado usando uma esponja.

Só que não use a parte mais espera da esponja para que não arranhe, coloque detergente neutro e água para sair a sujeira.

Passo 3– Limpando a Mesa

Para que limpe a sua mesa do aparelho use a esponja, o detergente neutro e a água.

Em seguida, deixe bem lavadas até que a sujeira e gordura saiam por completo.

Passo 4– Remova os produtos de limpeza

Então remova totalmente o sabão do cooktop com ajuda de um pano úmido, se não fizer isso, seu cooktop pode ficar manchado.

Passo 5 – conclua a limpeza do seu aparelho

Por fim, vá passando um pano seco na mesa do cooktop para secá-lo e volte com as grades e queimadores também já secos. Então está pronto o  seu cooktop para que possa fazer suas receitas maravilhosas!

Contudo, você confere agora as orientações de como fazer a limpeza  para os modelos de cooktop

Aprenda a maneira mais fácil de limpar cooktop de cada modelo

Cooktop a gás

  1. Primeiro veja se todos os botões e tenha a certeza que o gás não esteja aberto.
  2. Bem como em um fogão comum, tire as partes que se removem do cooktop.
  3. Assim que limpar as suas grelhas e queimadores com uma mistura de água e detergente neutro, aplique-a na superfície do cooktop e complete a limpeza, sempre usando produtos não abrasivos e com o lado mais macio.
  4. Dica: não opte por produtos a base de amônia e ácidos, isso porque eles podem danificar o cooktop.
  5. Para que finalize, dê uma olhada se existem resíduos no queimador que prejudiquem a chama ser liberada. Depois disso pode usá-lo novamente

Cooktop de vidro

  1. Nesse modelo a limpeza é  mais fácil, inicie a limpar as sobras de alimentos usando um pano ou esponja. Se estivem secos, umedeça-os para que não arranhe seu aparelho ao passá-los.
  2. Em seguida, depois que o cooktop esfriou, faça a limpeza como de costume com utensílios  não aspersos e detergente ou sabão neutro.
  3. Então se houve necessidade, use produtos que não tenham cloro e a amônia. Por fim, deixe aparelho bem sequinho com um pano para e evitando manchinhas dos produtos de limpeza e da água.

Cooktop de inox

  1. Nesse modelo o material é mais suscetível a manchar e arranhar, por conta disso, não use de jeito nenhum os produtos que causam esse danos.
  2. Desse modo, limpe que nem os outros, utilizando sabão ou detergente neutro.
  3. Se a chapa de seu modelo é feita de ferro fundido aguarde que esfrie totalmente, porque com o contato da água gelada pode resultar no racharmento das chapas ou  descascamento no decorrer do seu uso.

Cuidados necessários quando usar cooktop de vidro

Depois que você aprendeu a limpar seu aparelho, outras precauções precisam ser feitas para sempre manter em estado mais novo, principalmente sua superfície por ser esmaltada:

  • Panelas de fundo reto: Busque usar apenas nesses tipos, isso diminui bastante as chances de arranhar o cooktop.
  • Panelas compatíveis: modelos com a mesma dimensão da boca do aparelho evitam os arranhões tão indesejados.
  • Equipamentos a vapor: limpar com esse tipo de produto podem causar o enferrujamento o cooktop, danificando toda a parte elétrica.

Decerto, se pensou que acabou por aí, está totalmente enganado, pois tem mais dicas pela experiência daqui ser completa!

Mais cuidados de limpeza do seu cooktop

  • Elimine constantemente todo resíduo das sobras de alimentos que caiem em sua superfície.
  • Reforçamos para que limpe o seu aparelho, jamais usando produtos abrasivos e que sejam compostos por cloro ou derivados.
  • Nunca opte por matérias inflamáveis.

Ainda assim, caso haja algum indício de sujeira em seus acendedores eletrônicos, verifique se o plugue do cooktop está desplugado da tomada e use o pano úmido para limpar.

Portando com isso tudo que mostramos a você o seu cooktop vai ter uma duração muito maior!

Mas você tem que reconhecer que limpar aparelho não tem complicação, num é mesmo? O segredo é manter a rotinha de limpeza e não dá chance para a preguiça.

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro