Massa de torta doce: uma receita simples e fácil de fazer

Você sabe como preparar uma massa de torta doce? Depois da massa, basta rechear com o doce que você tiver, então aprender a massa é o mais importante.

Anúncios

E o mais fácil também!

Vamos conhecer uma receita muito fácil e prática de massa de torta doce para você preparar em casa agora mesmo.

massa de torta doce

Receita de massa de torta doce

Para que você possa aprender a preparar essa massa de torta doce, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • ½ colher de chá de fermento em pó;
  • 1 gema;
  • 1 ovo;
  • ⅓ xícara de chá de açúcar;
  • 100g de manteiga gelada em cubos;
  • 1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo.

Com todos os ingredientes separados, pegue uma tigela ou uma bacia e comece a misturar a farinha, o açúcar e o fermento em pó.

Anúncios

Tendo misturado os ingredientes secos, adicione a manteiga e comece a amassar com as pontas dos dedos, até que forme um tipo de farofa.

Agora em outra tigela, quebre os ovos para ter certeza de que não estão estragados, em seguida passe o ovo para a sua farofa grossinha.

Ainda amassando com as mãos, incorpore a gema na massa até que ela fique lisa e macia.

Com essa massa faça uma bola e enrole-a no plástico filme, leve à geladeira por pelo menos 30 minutos para que ela fique mais firme. Em dias mais quentes você pode deixar por mais tempo para que não fique muito mole.

A receita é ideal para uma torta de 25 centímetros de diâmetro e pode ficar por 3 dias na geladeira sem estragar.

Então depois que você colocar toda a massa no fundo da sua assadeira, você notará que sobra um pouco, esse restante é destinado a cobertura da sua torta.

Para assar, coloque no forno aquecido a 180° graus por 10 minutos, quando os 10 minutos passarem e ainda não estiver assada fique de olho até que se transforme em uma casquinha como conhecemos de tortas.

As massas e casquinhas de tortas tendem a ser muito quebradiças, então tome muito cuidado e mexa na massa com delicadeza depois de assada.

Se possível, deixe que a massa descanse um pouco na geladeira ou no congelador antes de ir ao forno, para que ela fique ainda mais firme na hora de assar.

Depois de assada, ela pode ser recheada com ganache, cobertura de chocolate, doces. Ou então você pode optar por recheios assados, nesse caso eles já devem ir direto para o forno com a massa de torta doce ainda crua.

E se você for fechar a torta colocando o resto da massa por cima, tenha muito cuidado para não queimar a casquinha da base e o recheio, já que é bem delicado e queima rápido.

Uma dica é pincelar uma gema na parte que está cobrindo a massa antes de levá-la ao forno, dessa forma quando a sua massa de torta doce sair ela estará brilhante e douradinha, ainda mais bonita!