Como tirar mofo da roupa: 4 dicas caseiras

Como tirar o mofo da roupa? É uma pergunta que marinheiros e marinheiras de primeira viagem costumam fazer quando se deparam com aquelas manchas indesejadas em suas roupas, lençóis e outras peças de seu guarda roupa.

Anúncios

Portanto, para descobrir essa, e outras coisas, continue  essa leitura até o seu final.

como tirar mofo da roupa

Por que o mofo aparece nas roupas?

Primeiramente, é interessante explicar o motivo do mofo aparecer em suas roupas, para só então, depois, tratar sobre o assunto central do artigo: como tirar o mofo da roupa?

Portanto, do começo: existem vários fatores que podem gerar o aparecimento de manchas de mofo (e bolor) em tecidos. No entanto, o mais comum e, por isso, o mais ‘importante’ de se compreender, é a umidade.

Então sim, quando sua avó falava para você tomar cuidado com a umidade nas suas roupas, existia algum motivo. 

Anúncios

Casas antigas ou próximas de locais com muita vegetação podem concentrar umidade nas paredes, armários e em locais próximos a onde você guarda suas roupas. Nessas ocasiões, o aparecimento do mofo é quase certo.

Para além das manchas, o mofo pode causar alguns problemas de saúde como reações alérgicas, além de se espalhar com facilidade. Contudo, inicialmente, não costuma ser nada grave. Entretanto, é importante que você fique atento aos sinais de sua aparição.

Para evitar que isso aconteça, evite manter a casa fechada e abafada. Permitir que o ambiente esteja arejado é uma das duas melhores formas de se evitar que suas roupas fiquem com mofo. A outra, é nunca guardar suas roupas úmidas em seu armário.


7 formas de evitar que apareça mofo em suas roupas

7 formas para evitar que o mofo apareça em suas roupas

Apesar das duas principais formas de se evitar o mofo serem promover um ambiente arejado e não guardar roupas úmidas em seu armário, existem outras formas de evitá-lo.

Portanto, leve em consideração alguns – ou todos, se for possível – os itens desta lista para que você não precise descobrir como lidar com bolores e mofos, caso contrário, você precisará realmente aprender a como tirar mofo da roupa.

As 7 formas de evitar que apareça mofo em suas roupas são:

  • Mantenha seu guarda-roupas organizado, buscando sempre manter o local seco, com, pelo menos, uma limpeza semanal;
  • Abra as portas do seu guarda-roupa, pelo menos, uma vez ao dia para que o vento circule e ele fique arejado;
  • Procure deixar as roupas que você vai usar expostas ao sol um pouco antes de usá-las;
  • Não encoste seus móveis onde você guarda suas roupas na parede, deixe-os recuados alguns poucos centímetros da parede;
  • Use sacos a vácuo. Parece estranho, mas para evitar o aparecimento do mofo, coloque aquelas peças de roupas menos usadas (por gosto ou por mudança da estação) em sacos a vácuo para evitar qualquer problema com mofo;
  • Jamais guarde peças de roupas úmidas ou molhadas em seu guarda-roupa;
  • Caso você tenha pego chuva, ou sua roupa foi molhada por algum motivo, ponha a peça para lavar imediatamente. Não deixe para depois.

Essas dicas podem parecer um pouco exageradas, principalmente quanto a imediatidade de seus ítens. 

Contudo, é importante evitar o mofo antes mesmo dele aparecer, caso contrário você terá um problema em mãos que além de problemas de saúde, pode levar a necessidade de descarte de suas roupas.


Quatro dicas de como tirar mofo da sua roupa

A sua roupa está mofada, e agora? Por algum motivo da corrida vida cotidiana moderna, algumas peças da suas roupas ficaram mofadas e você só percebeu quando já era tarde demais pra evitar que o mofo se espalhasse para as outras. Como tirar o mofo da roupa?

A lista a seguir consta com formas caseiras de vencer o mofo e o bolor, que são rápidas e acessíveis a todos que precisam enfrentar esse problema chato – e que pode se tornar uma problema de saúde se não for tratado da forma certa.

  • Vinagre
  • Suco de limão
  • Leite fervido
  • Bicarbonato de sódio

Apesar dessas opções serem simples e caseiras, você sempre poderá optar por opções industrializadas – que são até mais eficientes, mas você acabará precisando ir até uma loja para comprá-las. No entanto, às vezes isso não é possível. 


Vinagre

O uso do vinagre é uma das dicas mais antigas que você vai encontrar sobre como tirar o mofo da roupa. No entanto, é indicado para roupas escuras, pois pode manchar as mais claras.

O modo de aplicar é simples; aplique um pouco de vinagre em um pano limpo e seco e passe na área mofada da sua roupa até que todo o mofo seja retirado. 

No entanto, caso haja muito mofo, deixe a roupa de molho em uma solução de água e vinagre por 20 minutos e então repita o movimento de limpá-lo com um paninho com vinagre.


Suco de limão

O suco de limão funciona como um alvejante natural, portanto, você poderá usá-lo em qualquer tipo de roupa. Então, ao precisar descobrir como tirar o mofo da roupa de forma caseira, usá-lo é uma das melhores opções que você vai encontrar.

O modo de uso é bem tranquilo: aplique o  suco sobre a mancha de mofo, em seguida, deixe  pegando sol para que o suco aja sobre o local. Após isso, lave novamente que a mancha sairá.


Leite fervido

Essa é uma opção ideal para tecidos mais delicados. O leite fervido deve ser aplicado sobre a mancha, após isso, aguarde até que a roupa clareie um pouco. Em seguida, lave na máquina ou na mão. A mancha de mofo saíra durante o processo final.

Além disso, para tecidos sensíveis e coloridos, você também pode adicionar um pouco de água e vinagre na hora da lavagem. Fazendo isso, a mistura vai remover o mofo e ainda eliminar os fungos que poderiam estar por ali.


Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma dica incrível para você que quer saber como tirar mofo da roupa, em especial, aquelas manchas mais antigas ou que são difíceis de serem removidas.

Portanto, para isso, basta aplicar uma colher de bicarbonato de sódio para cada litro de água quente em um recipiente e deixar a peça de molho na mistura. Você também pode por uma xícara de bicarbonato em sua máquina de lavar na hora da lavagem.

E pronto, as manchas de mofo vão ser apagadas de suas roupas sem grande esforço e a tempo de você evitar que o mofo se espalhe ainda mais.


Conclusão

Em resumo, há muitas formas caseiras para se usar quando a questão é ‘como tirar mofo da roupa’, no entanto, é importante conhecer quais delas se encaixam melhor na sua situação, pois assim, você terá um sucesso total no que diz respeito a lidar com o mofo.


Para mais artigos como esse, ou sobre Como cozinhar milho na panela de pressão, continue a ler mais artigos aqui, no Manual da Cozinha.