Dicas sobre como conservar alimentos por mais tempo

Saber como conservar alimentos por mais tempo é ponto muito importante para um bom funcionamento da sua cozinha e das suas receitas!

Anúncios

Armazenar é uma tarefa que depende do tipo de alimento, do estado em que está conservado e o tempo de consumo.

Pois pensando nessa questão que o Manual da Cozinha separou informações e cuidados que precisa ter para um armazenamento sem erros.

como conservar alimentos por mais tempo

Mas qual seriam os motivos que acabam causando a má conversão?

Basicamente questão da umidade e o abafamento devido às temperaturas mais altas deixam nossos alimentos mais sensíveis a estregarem, principalmente na época do verão.

Então para não correr esse risco siga nessa matéria  com ótimas dicas de como conservar alimentos por mais tempo!

Anúncios

Confira como conservar alimentos por mais tempo!!

Perguntas como, onde guardar o tomate? O pão vai a geladeira ou fora? E onde deixamos o azeite?

Decerto você se faz perguntas assim, pois deixe disso vendo a forma correta de guardar seus alimentos.

Antes de tudo vamos ao armário!

É aqui que a maioria dos alimentos e itens não perecíveis devem ficar, em um espaço seco, escuro e com temperatura ambiente. O que pode incluir tais produtos:

  • Grãos
  • Enlatados
  • Temperos secos
  • Biscoitos
  • Farinhas e muitos outros.

Assim que abrir um pacote de biscoito ou qualquer outra coisa, é recomendado colocá-lo num pote higienizado que seja transparente, facilitando a visualização.

Dica: potes de vidros herméticos são ótimos, por não absorverem cheiro e protegendo mais.

Agora aprenda a conservar por mais tempo em seu armário

Organize seus alimentos assim: nas prateleiras superiores coloque os mantimentos menos consumidos, e nas inferiores os que mais usa.

Então, quando guardar itens naquele armário da pia, se atente a umidade e evite o bolor.

Embora, não é todo mundo que faz, mas o azeite de oliva deve ser guardo no armário.  Com a luz, ele perde a integridade e frescor, diferente de quando colocado em espaços escuros.

Por isso que o azeite vem embalagens de vidros tonalizados.

Passando a bancada da sua cozinha

Deixe os produtos secos e não perecíveis, priorize aqueles de maior uso, a exemplo do açúcar e do café.

Aliás, falando em café tem pessoas que guardam na geladeira, isso pode fazer com que absorva os odores de outros alimentos. No entanto, tem gente que faz com esse fim mesmo.

Como conservar alimentos por mais tempo no balcão?

  1. Cebola: o correto é guardar em ambientes que evitem a luz e a umidade, com ela a cebola fica mole rapidamente. Então as coloque em sacos de papel abertos ou nos caixotes de madeira.
  2. Alho: vai perdendo sabor e sua textura como a cebola na geladeira.
  3. Tomate: o mais ideal é deixar a temperatura ambiente, distante da luz solar.
  4. Batata: mantenha ela na temperatura ambiente e não leve a geladeira, pois o amido da batata transforma tipo numa açúcar que altera sua cor, sabor e textura.
  5. Melões e melancias: as suas propriedades de ação antioxidante, são mais bem conservadas sem está na geladeira. Depois que cortar, armazene na geladeira mesmo no plástico filme.
  6. Banana: para amadurecer ligeiro fora da geladeira e para durar mais deixe dentro.
  7. Maçã: se na temperatura ambiente pode ser consumida até três semanas.

Conservando os mantimentos por mais tempo na geladeira

Todo item perecível que dever ser refrigerado coloque na geladeira. Sendo eles:

  • Carnes
  • Laticínios
  • Tipos específicos de frutas
  • Verduras e legumes
  • Refeições já prontas
  • E muitos outros produtos.

Então aos cuidados para cada um desses tipos de alimentos!

Carnes

Assim que passar de um a dois dias, elas devem levadas ao congelador. Até porque, se congelada, ainda fresca fica bem melhor.

Por isso, que quando comprar carnes, o correto é congelar em porções dividas, algumas vem assim congeladas e até em porções menores.

O descongelamento pode ser feito na própria geladeira, em embalagens fechadas, descongelando só no outro dia. Mas só retire ela no momento que for preparar.

A duração máximas delas cruas e sem tempero na geladeira é até dois dias, reforçamos que só descongele a carne apenas na hora de fazer.

Legumes e Verduras

Os legumes não precisam ir à geladeira devendo ser guardados em uma temperatura ambiente. Isto é o caso de legumes como a cenoura, o brócolis e o pepino.

O processo de branquear é um modo de conservar bem os seus legumes. Então ele é feito da seguinte forma:

  1. Deixe os legumes na água fervente por questões de minutos (descascados e cortados) e resfrie ligeiramente numa tigela com água e gelo.
  2. Logo após isso, esses legumes podem ser levados a embalagens higienizadas e colocados ao freezer, entre 6 a 8 meses, ou em uma geladeira, entre 7 a 10 dias.
  3. Tal processo permite um bom estado por maior tempo, permitindo também o congelamento.

No caso das folhas, como alface, rúcula e couve, as higienize guardando em potes limpos e tampados, tendo que ser conversada a uma refrigeração a 10°C em até três dias.

Frutas

As frutas podem na gaveta da sua geladeira por precisarem de refrigeração, numa temperatura baixa. Pois o contato com o frio intenso podem estregar suas frutas mais sensíveis.

De um modo geral, as frutas tem que ser armazenadas na temperatura ambiente. Só que tem umas mais sensíveis, como é caso do mamão, caqui e uva, sendo armazenadas na geladeira.

Dica: faça polpas das suas frutas e deixe no congelador para usar como sucos naturais.

Enlatados

Para eles é preciso guardá-los no seu armário ainda fechados e, quando for consumir, transferira-o a outra vasilha e guarde agora na geladeira.

Frios, embutidos e manteiga

Deixe eles o mais próximo possível da parte mais fria da geladeira. O presunto e o queijo já podem ir debaixo do congelador, muitos modelos tem uma gaveta só para isso.

Leite e ovos

Para os Laticínios e os ovos devem ser armazenados na temperatura baixa.

Por isso que, o correto é colocar logo na primeira prateleira da geladeira. Pois é lá que são destinadas as bebidas que pedem uma rápida refrigeração.

Por fim, você aprendeu muita coisa sobre conservar alimentos por mais tempo e vai já vemos você dando essas dicas por aí…

Trends