Afinal romã é bom para quê? Conheça os benefícios da fruta!

Compartilhe essa receita

De fato que tem muita que se pergunta, o romã é bom para quê? Assim desconhecendo uma série de benefícios que essa fruta oferece, e com essa matéria você descobre justamente para que serve!

Anúncios

Mesmo sem tanta popularidade, mas com diversas propriedades, a romã ou Punica granatum é uma ótima aliada para nossa saúde. Essa é uma  fruta rica em vitamina C, proteínas, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras. Ademais, tem uma função antioxidante e anti-inflamatória.

Ainda que no Brasil seu consumo seja pouco explorado, a romã possui sementes encobertas em uma polpa com sabor mais doce e podem ser saboreadas de forma natural ou como um refrescante suco, por sua vez, a casca do fruto é excelente para fazer uma infusão ou chá.

romã é bom pra quê

A romã pelo mundo

Os benefícios da romã é uma descoberta milenar, que os povos do oriente médio, local de origem da planta, que viram as inúmeras funções que ela tinha.

Por exemplo, o Egito, descobriu-se tumbas de faraós que dentro tinham romãs, em que se acredita que eram descendentes que botavam lá, como uma garantia da pessoa morta ter uma vida nova, demostrando a relação do fruto com a saúde dos seus habitantes.

O suco de romã, em terras norte americanas é frequentemente consumido e as prateleiras supermercados estão cheios deles.

A UCLA, Universidade da Califórnia, a pouco tempo desenvolveu pesquisas que identificou que este suco de romã possui bem mais antioxidantes quando comparado uva, mirtilo, suco de laranja e até em alimentos como o chá verde e o vinho.

Anúncios

Por aqui, a romã foi trazida pelos portugueses para tratar algumas doenças, como as inflamações da garganta e o casos de diarreia.

Assim ao decorrer do tempo, os estudos com essa fruta descobriam novos benefícios associados ao seu consumo, sendo comprovados por especialistas de fama mundial.

Atualmente já se sabe que a romã não só melhora a saúde e combate doenças, ela também é ideal para as dietas de perca de gordura porque tem poucas calorias.

Bem como a reconstituição muscular de atletas e para deixar a pele e os cabelos super belos. Pois sem mais delongas vamos entender nesse mesmo momento, romã é bom para quê?

Conheça agora, a romã é bom para quê? com 7 super benefícios!

Por mais que muitos não comam a romã seus benéficos são inquestionáveis a saúde e uma boa forma, olha só:

1 – É ótimo para reduzir a pressão arterial

Por causa de ter essa ação em nosso corpo que o renomado nutricionista e escritor Americano Dr. Jonny Bowden colocou e escreveu sobre a romã, produzindo a obra “Os 11 melhores alimentos que você não está comendo”.

A hipertensão que causam os infartos e derrames, estatisticamente falando é um dos principais motivadores.

No entanto, tem pesquisas que mostram como o consumo frequente de 150 ml de suco de romã todos os dias é capaz de diminuir a pressão sanguínea, em que só duas semanas de ingestão das propriedades desse suco afinam o sangue.

2 – Ajuda a melhorar as doenças renais

Foi em 2010 que se apresentou um trabalho, no encontro anual da Sociedade Americana de Nefrologia, mostrando o alto teor de potássio que tem no suco de romã que beneficia nossa saúde.

Desse modo, ele age reduzindo as diversas complicações geradas pelas hemodiálises nos pacientes renais,  o que resulta na diminuição dos casos de óbitos desses pacientes.

3- Função anti-inflamatória

Os punicalagins são os agentes antioxidantes da romã, que estão concentrados na semente e na casca do fruto e trabalham para agir de forma anti-inflamatória em nosso organismo.

Vale lembrar que as inflamações crônicas se tornaram um dos sintomas mais expressivos de enfermidades que mais causam mortes, o que inclui câncer, diabetes tipo 2, mal de Alzheimer, doenças do coração e obesidade.

Aliás, em 2005, pesquisadores da Case Western Reserve University, foram pioneiros na demonstração do extrato de romã influencia de forma direta no combate de inflamações crônicas.

Há outras pesquisas laboratoriais indicando que esse fruto também consegue baixar a inflamação no trato digestivo, visto também em casos de câncer de mama e de colo do útero.

Contudo, a diminuição considerável da inflamação em pacientes diabéticos foi confirmada por cientistas, depois do consumo diário de 250 ml de suco de romã ingerido durante 12 semanas.

4- Auxilia em casos de câncer de próstata e mama

Segundo estudos do curso de Bromatologia na UFRJ:

“Pesquisas demostraram que a romã pode interferir na ocorrência e desenvolvimento de tumores em diversas etapas: no processo inflamatório, angiogênese, apoptose e proliferação e invasão celular”.

Estudos da área

Americanos ao investigarem em laboratórios o extrato de romã apontam que sua extração da casca, pode ocasionar à redução da proliferação de células cancerígenas variadas, induzindo a sua morte.

5 – Protege de placas bacterianas e da gengivite

Este fruto consegue fornecer uma proteção contra as doenças na nossa gengiva, evitando o desenvolvimento de placas bacterianas por ter componentes antibacterianos e antivirais.

Como também inclui a periodontites, a gengivite, a estomatite, bem como as infecções e inflamações que ocorrem na saúde bucal.

6- Previne infecções na garganta

Para tratar de irritações gerais na sua garganta, o chá da romã assim como a sua infusão podem ser aliados nesses casos.

Isto é, ter antioxidantes e os adstringentes que são substancias que funcionam contraindo o tecido e reduz os inchaços e dores na garganta, a romã possui uma eficácia muito boa em situações como essas.

7- O alimento perfeito para a saúde da pele e dos cabelos

Juntamente com o mirtilo, a romã consegue ser tão poderosa que é 3 vezes mais potente que o chá verde e a laranja.  Além disso, um copo de suco de romã apresenta 40% do que precisamos diariamente de ácido fólico e das vitaminas A, C e E.

Aliás, o recomendado é o suco seja batido com casa e tomado na mesma hora do preparo, conservando mais vitaminas. Inclusive tome sem açúcar para não impedir seus benefícios.

Pois, saiba que o óleo produzido com sementes de romã é fonte em nutrientes e muito usado em produtos de beleza.

Enfim, Depois e aprender sobre os benefícios da romã passe a tomar seu suco e descubra outras formas de coloca-la em sua alimentação e se beneficiar com seus nutrientes, aventure-se!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro