Receita de sagu: um passo a passo simples e prático

Compartilhe essa receita

A receita de sagu é um verdadeiro convite para seu paladar provar um sabor magnífico! E com o passo a passo bem prático que vamos mostrar que vai fazer você querer preparar na mesma hora.

Anúncios

tempo-de-preparo-do-bolo-de-milho

Tempo 40 minutos

tempo-de-preparo-do-bolo-de-milho

Rende até 8 porções

receita de sagu
Receita de sagu

O estado do Rio Grande do Sul, lá pelas Serras Gaúchas, tem um prato muito saboroso e popular que é famoso em todo o país, o sagu, que se você nunca ouviu falar é porque tá perdendo!

Uma sobremesa feita com simplicidade, a receita de sagu leva as bolinhas de fécula de mandioca já cozinhadas, muito comum de se fazer o vinho tinto.

Então você verá como o modo de preparo é simples e econômico, vamos aos passos?

Ingredientes que vão na receita de sagu:

  • Sagu – 200 g
  • Cravos da índia – 4 unidades
  • Canela em pau – 1 unidade
  • Suco concentrado – 1 litro de (uva, laranja, maça, melancia ou vinho tinto)
  • Açúcar a gosto
  • Água para o cozimento

MODO DE PREPARO:

  1. Inicie deixando as bolinhas de sagu amaciadas, para isso ponha de molho na água apenas 10 minutinhos antes que cozinhe, mas se quiser pode pular essa etapa.
  2. Então com o sagu lavado, leve-o para cozer em água fervente, cozinhando (fogo baixo) até ver um aspecto transparente nas bolinhas e, para não que grude fique misturando às vezes.
  3. Depois que essas bolinhas ficarem transparentes e fofinhas, retire do fogo e, rapidamente passe a escorrer e cessar o cozimento.
  4. Lave mais uma vez as bolinhas na água corrente, reserve na sequência.
  5. Em seguida, adicione o suco concentrado (ou vinho) em uma panela e agregue o açúcar e mexa para dissolvê-lo.
  6. Agora acrescente o sagu e o cravo, misturando e esperando levantar fervura, após isso 4 minutos são suficientes para cozinhar.
  7. Logo que desligar o fogo, despeje em outra vasilha e aguarde que esfrie e leve a geladeira. Para que finalize, deixe gelando e retire quando for servir!

Informações adicionais sobre a receita de sagu:

  • Bolinhas mais firmes: para isso, quando for cozinhar o sagu no inicio dos preparos já entre com o vinho e espere ficar transparente.

Anúncios

Então estão prontos para saborear essa deliciosa e fácil receita de sagu?

Por isso que ele ganhou a fama que tem pelo Brasil inteiro, uma sobremesa fantástica que pode ser servida pura ou junto de seu creme favorito.

A receita de sagu tem várias adaptações e pode ser preparado ao leite, leite condensado, vinho ou diferentes bebidas em seu cozimento, são resultados super saborosos.

Aliás, o termo sagu vem do inglês “sago”, significando amido extraído da planta dos saguzeiros, que os imigrantes europeus no Brasil, trocaram o sagu original pela fécula de mandioca.

Veja também como preparar a receita de vinho quente que é outra delícia do nosso site!

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
influência da culinária francesa no brasil
Tudo sobre a cozinha

A influência da culinária francesa no Brasil

A influência da culinária francesa no Brasil é bastante representativa, tanto que vai além da própria culinária, tendo hábitos, arte, e outros traços dessa cultura

como limpar microondas por dentro com limão
Tudo sobre a cozinha

Como limpar microondas por dentro com limão?

Que tal descobrir como limpar microondas por dentro com limão? Sendo assim um jeito bem fácil em deixar seu aparelho limpinho e também pronto para

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro