Qual é o segredo da canjica nordestina? Saiba agora!

Compartilhe essa receita

A canjica nordestina é um prato típico, sendo servido como uma sobremesa descomplicado de preparar, por esse outros motivos ganhou tamanha popularidade.

Anúncios

Uma iguaria tradicional, a canjica feita com milho verde, ou o curau, o nome que ganhou no sudeste, por sua vez  a canjica preparada de milho branco, não é reconhecida com esse termo na região do nordeste brasileiro, mas sim como mungunzá, o que gera certa confusão com esses nomes, mesmo tendo sabores e aspectos diferenciados.

No entanto para acabar de vez com isso, vamos ensinar preparar não só uma, mas  4 canjica com receitas tradicionais e fáceis para fazer aí na sua casa!

canjica nordestina

CANJICA NORDESTINA TRADICIONAL

Ingredientes:

  • Milho – 10 espigas
  • Leite de coco – 1 litro
  • Açúcar – 2 xícara rasas
  • Sobremesa de sal – 1 colher
  • Manteiga – 2 colheres de sopa

Modo de preparo:

  1. Antes de mais nada faça a higienize suas espigas e remova caroços de milhos que tem no sabugo usando uma faca mais afiada.
  2. Então, bata todos eles no liquidificador junto de meia porção do leite de coco, depois vá passando numa peneira para extrair somente a parte liquida.
  3. Logo após bote no fogo e sal, e siga mexendo para ficar mais denso, agregando o leite de coco que restou até que perceba que fique mais encorpado.
  4. Assim que subir a colher e ver se a massa cairá lentamente, entre com o açúcar e siga a mexer, e haja força para fazer isso.
  5. como último item coloque a manteiga, deixando que cozinhe durante 30 minutos, se preciso bote açúcar a mais e ajuste tempere e o sal mais uma vez.
  6. Por fim, desligue o fogo e com auxilio da concha vá distribuindo em refratário ou taças e até potes para quem quer vender. Não deixe de dá um toque com a canela.

CANJICA COM MILHO DE LATA

Ingredientes:

  • Milho – 3 latas (432 g ou 4¼ copos americanos)
  • Leite integral – ¼ litro (946 ml)
  • Sal – 1 colher de chá
  • Açúcar – ½  a 1 xícara 
  • Amido de milho – 6 colheres de sopa
  • Leite condensado – 1 lata (396 g)
  • Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:

  1. Se acaso for usar  o milho fresco, limpe-os e passe a cortar os grãos usando uma faca amolada. No caso da utilização de milho em conserva, vá escorrendo a parte liquida e faça o uso só dos grãos.
  2. Em seguida, coloque o milho, o leite, o açúcar, o sal e o amido de milho em um liquidificador batendo para chegar a uma misturinha mais uniforme.
  3. Logo que passar na peneira, pressione intensamente usando o outro lado da colher para que divida o suco que sai do bagaço.
  4. Jogue fora todo bagaço e junte a mistura que peneirou (suco) para uma panela média com antiaderência.
  5. Então vá agregando o leite condensado até que chegue numa mistura uniforme. Agora já no fogo médio-baixo e use a boca grande do fogo para cozinhar sem deixar de mexer, entre o intervalo de 15 a 20 minutinhos ou até que engrosse e lembre a textura de mingau bem encorpado.
  6. Para que termine, disponha sua canjica em copos ou nos pirex, polvilhando a canela em pó por cima e já servir tanto morno como gelado.

CANJICA NORDESTINA COM LEITE NINHO LÍQUIDO

Ingredientes:

  • Milho-verde raladas – 4 espigas
  • Água – 1 xícara de chá
  • Leite líquido ninho – 2 xícaras de chá
  • Manteiga – meia colher de sopa
  • Leite condensado – 1 lata de (395g)
  • Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:

  1. Nessa receita simples, inicie colocando o milho com a água num copo de liquidificador e bata. E assim peneire todo esse conteúdo.
  2. Então junte essa mistura com o Leite ninho e a manteiga para uma panela e siga a cozinhar mexendo constantemente para transforma essa mistura em um creme encorpado.
  3. Logo que adicionar o Leite moça vá cozinhando 5 minutos a mais e depois faça a destruição nas travessas e dê uma polvilhada com a canela em pó. Sirva na sequência.

CANJICA DE MILHO SEM LACTOSE

Ingredientes:

  • Milho – 10 espigas
  • Água – ½ copo de (talvez um pouco se for necessário)
  • Açúcar a gosto (usei demerara)
  • Sal – 1 pitadinha

Modo de preparo:

  1. Primeiramente deixas as espigas raspadas e vá batendo em um liquidificador usando 1/2 copo de água.
  2. Nesse momento é bom colocar o tento de água que consiga cobrir o milho para que assim seja batido no liquidificador, o mínimo que puder, não excedendo nessa quantidade.
  3. Em seguida, vá coando essa mistura e passe ela a uma panela comprida.
  4. Logo depois de colocar o açúcar a seu gosto, a pitadinha de sal e levar para o fogo brando mexa sem parar para deixar mais consistente. Mexer continuamente  para evitar que grude bem no fundo de sua panela.
  5. Mas se ver que engrossou demais, poderá acrescentar a água quente em uma quantidade menor. O ponto que a receita pede é o momento  que provar e não sentir um sabor aguado e tendo uma canjica com uma aparência brilhante.
  6. é entre uma media de 25 a 30 minutos para atingir isso e assim poder colocar numa travessa de vidro ou nas formas individual.

Depois que viu essas receitas de canjicas vocês descobrirá também a origem desse prato tradicional de festas juninas…

Saiba de onde surgiu a canjica!

Em resumi, há diversos relatos que indicam onde surgiu a canjica. Só que o que muita gente tem uma falsa ideia de  um prato criado em terras brasileiras, mas sim vindo de três possíveis locais.

Apesar disso, essa é receita que compõe todas os festejos típicos brasileiros, o São João,bem como já falamos aqui.

Sobretudo, o milho, nesses festejos juninos que acontecem entre os meses de junho e julho aumentam toda a produtividade desse alimento. No ano de 2017, o Brasil chegou a produzir  97 milhões de toneladas  de milho, um recorde.

Anúncios

O termo  “canjica”, etimologicamente falando se tem, ao menos, 3 possiblidades de variações provenientes dos Tupinambás, na Índia, assim como o quimbundo, língua de origem africana da Angola. São os 3 locais que podem ter  inspirado a “papa” do milho.

Entre para nossa lista VIP
receba atualizações e dicas diárias
Veja mais!
cobertura de chocolate sem leite condensado
Doces e sobremesas

Cobertura de chocolate sem leite condensado

Que tal aprender uma cobertura de chocolate sem leite condensado para seu bolo ficar ainda mais gostoso? Por isso que saber como fazer essa cobertura

Quer aprender a cozinhar como um profissional?
vamos enviar notificações por email
cozinheiro