Qual é o segredo da canjica nordestina? Saiba agora!
A canjica nordestina é um prato típico, sendo servido como uma sobremesa descomplicado de preparar, por esse outros motivos ganhou tamanha popularidade.
Anúncios
Uma iguaria tradicional, a canjica feita com milho verde, ou o curau, o nome que ganhou no sudeste, por sua vez a canjica preparada de milho branco, não é reconhecida com esse termo na região do nordeste brasileiro, mas sim como mungunzá, o que gera certa confusão com esses nomes, mesmo tendo sabores e aspectos diferenciados.
No entanto para acabar de vez com isso, vamos ensinar preparar não só uma, mas 4 canjica com receitas tradicionais e fáceis para fazer aí na sua casa!

CANJICA NORDESTINA TRADICIONAL
Ingredientes:
- Milho – 10 espigas
- Leite de coco – 1 litro
- Açúcar – 2 xícara rasas
- Sobremesa de sal – 1 colher
- Manteiga – 2 colheres de sopa
Modo de preparo:
- Antes de mais nada faça a higienize suas espigas e remova caroços de milhos que tem no sabugo usando uma faca mais afiada.
- Então, bata todos eles no liquidificador junto de meia porção do leite de coco, depois vá passando numa peneira para extrair somente a parte liquida.
- Logo após bote no fogo e sal, e siga mexendo para ficar mais denso, agregando o leite de coco que restou até que perceba que fique mais encorpado.
- Assim que subir a colher e ver se a massa cairá lentamente, entre com o açúcar e siga a mexer, e haja força para fazer isso.
- como último item coloque a manteiga, deixando que cozinhe durante 30 minutos, se preciso bote açúcar a mais e ajuste tempere e o sal mais uma vez.
- Por fim, desligue o fogo e com auxilio da concha vá distribuindo em refratário ou taças e até potes para quem quer vender. Não deixe de dá um toque com a canela.
CANJICA COM MILHO DE LATA
Ingredientes:
- Milho – 3 latas (432 g ou 4¼ copos americanos)
- Leite integral – ¼ litro (946 ml)
- Sal – 1 colher de chá
- Açúcar – ½ a 1 xícara
- Amido de milho – 6 colheres de sopa
- Leite condensado – 1 lata (396 g)
- Canela em pó para polvilhar
Modo de preparo:
- Se acaso for usar o milho fresco, limpe-os e passe a cortar os grãos usando uma faca amolada. No caso da utilização de milho em conserva, vá escorrendo a parte liquida e faça o uso só dos grãos.
- Em seguida, coloque o milho, o leite, o açúcar, o sal e o amido de milho em um liquidificador batendo para chegar a uma misturinha mais uniforme.
- Logo que passar na peneira, pressione intensamente usando o outro lado da colher para que divida o suco que sai do bagaço.
- Jogue fora todo bagaço e junte a mistura que peneirou (suco) para uma panela média com antiaderência.
- Então vá agregando o leite condensado até que chegue numa mistura uniforme. Agora já no fogo médio-baixo e use a boca grande do fogo para cozinhar sem deixar de mexer, entre o intervalo de 15 a 20 minutinhos ou até que engrosse e lembre a textura de mingau bem encorpado.
- Para que termine, disponha sua canjica em copos ou nos pirex, polvilhando a canela em pó por cima e já servir tanto morno como gelado.
CANJICA NORDESTINA COM LEITE NINHO LÍQUIDO
Ingredientes:
- Milho-verde raladas – 4 espigas
- Água – 1 xícara de chá
- Leite líquido ninho – 2 xícaras de chá
- Manteiga – meia colher de sopa
- Leite condensado – 1 lata de (395g)
- Canela em pó para polvilhar
Modo de preparo:
- Nessa receita simples, inicie colocando o milho com a água num copo de liquidificador e bata. E assim peneire todo esse conteúdo.
- Então junte essa mistura com o Leite ninho e a manteiga para uma panela e siga a cozinhar mexendo constantemente para transforma essa mistura em um creme encorpado.
- Logo que adicionar o Leite moça vá cozinhando 5 minutos a mais e depois faça a destruição nas travessas e dê uma polvilhada com a canela em pó. Sirva na sequência.
CANJICA DE MILHO SEM LACTOSE
Ingredientes:
- Milho – 10 espigas
- Água – ½ copo de (talvez um pouco se for necessário)
- Açúcar a gosto (usei demerara)
- Sal – 1 pitadinha
Modo de preparo:
- Primeiramente deixas as espigas raspadas e vá batendo em um liquidificador usando 1/2 copo de água.
- Nesse momento é bom colocar o tento de água que consiga cobrir o milho para que assim seja batido no liquidificador, o mínimo que puder, não excedendo nessa quantidade.
- Em seguida, vá coando essa mistura e passe ela a uma panela comprida.
- Logo depois de colocar o açúcar a seu gosto, a pitadinha de sal e levar para o fogo brando mexa sem parar para deixar mais consistente. Mexer continuamente para evitar que grude bem no fundo de sua panela.
- Mas se ver que engrossou demais, poderá acrescentar a água quente em uma quantidade menor. O ponto que a receita pede é o momento que provar e não sentir um sabor aguado e tendo uma canjica com uma aparência brilhante.
- é entre uma media de 25 a 30 minutos para atingir isso e assim poder colocar numa travessa de vidro ou nas formas individual.
Depois que viu essas receitas de canjicas vocês descobrirá também a origem desse prato tradicional de festas juninas…
Saiba de onde surgiu a canjica!
Anúncios
Em resumi, há diversos relatos que indicam onde surgiu a canjica. Só que o que muita gente tem uma falsa ideia de um prato criado em terras brasileiras, mas sim vindo de três possíveis locais.
Apesar disso, essa é receita que compõe todas os festejos típicos brasileiros, o São João,bem como já falamos aqui.
Sobretudo, o milho, nesses festejos juninos que acontecem entre os meses de junho e julho aumentam toda a produtividade desse alimento. No ano de 2017, o Brasil chegou a produzir 97 milhões de toneladas de milho, um recorde.
O termo “canjica”, etimologicamente falando se tem, ao menos, 3 possiblidades de variações provenientes dos Tupinambás, na Índia, assim como o quimbundo, língua de origem africana da Angola. São os 3 locais que podem ter inspirado a “papa” do milho.