BOMBA DE CHOCOLATE Mais Gostosa DO MUNDO!



Ingredientes massa:

50g manteiga sem sal
¹/² xícara de água (100ml)
¹/² xícara de leite integral (100ml)
2cl ¹/² (ch) de açúcar
¹/4cl (ch) de sal
2-3 ovos (às vezes mais)
¹/²cl (ch) de extrato de baunilha
3/4 xícara de farinha de trigo (110g)

1. Numa panela junte  a manteiga, o leite, a água, açúcar, sal e baunilha, mexa bem e leve para aquecer em fogo médio até que comece a borbulhar. Desligue.

2. Retire do fogo, acrescente a farinha toda de uma vez e mexa muito bem usando um fouet ou uma espátula de se achar mais fácil, eu intercalo os dois o tempo todo! Não pare de mexer, até que esteja o mais lisinha possível.

3. Volte a massa para o fogo médio, mexendo sem parar, este é o primeiro momento que vamos retirar o excesso de umidade. Mexa bem até que comece a grudar massa no fundo da panela, e vire uma bolinha, compacta. A massa vai escurecer um pouquinho e ficar cada vez mais brilhante.

4. Coloque numa vasilha maior para baixar a temperatura mais rápido, e mexendo de vez em quando com uma espátula, ela vai demorar uns 20 minutos para baixar a temperatura ideal para pode acrescentar os ovos. Quanto mais mexer, mas rápido a temperatura baixa. Precisa estar fria e não morna.

Se estiver com muita pressa, use a batedeira para baixar a temperatura, ou aproveite este tempo para preparar o recheio

5. Hora de acrescentar os ovos é de muita atenção. Coloque um de cada vez, misture muito bem antes de adicionar o próximo. Se exagerar na quantidade de ovos, a massa está perdida, e não há o que fazer.

Dica, depois de adicionar o segundo ovo, quebre o terceiro num potinho, dê uma leve batida usando um garfo e adicione este terceiro ovo aos pouquinhos.

Você vai notar que ao deixar a massa pingar do fouet ou da espátula ela desce devagar, nem líquida, nem empelotada, desce em lisa, em câmera lenta, suave e brilhante. Se colocar a massa entre os dedos e ela esticar quando abrir, bem grudenta, meio borrachuda, está na consistência correta.

Coloque em um saco de confeitar usando bico de confeitar liso, de aproximadamente 1cm de diâmetro.

ASSANDO :

1. Pré-aqueça o forno à 200C (será assado em 180c).


O mais importante é usar uma forma de bordas baixas, assim todas irão assar por igual.

2. Forre a forma com papel manteiga e com um pouquinho de massa cole todos os cantos do papel na massa, isso evitará que ele deslize enquanto modelas as carolinas ou bombas, já que a massa é bem grudenta.

3. Leve para assar, e lembre se de baixar a temperatura do forno para 180C.

4 . Tempo de forno varia entre 20-25 minutos, ou até que estejam bem douradinhas.

 

Importante
Não abra o forno de forma alguma, diferente de bolos que podemos abrir depois de 15-18 minutos assando, a pâte a choux murcha em contato com o ar caso não esteja muito bem assada.

. Retire do forno, eles devem ter se soltado do papel manteiga, estar bem oca, crocante, bem durinha, e bem dourada. Se não estiver assim, volte ao forno por mais alguns minutos.

. Assim que retirar do forno, com a ajuda de um testador de bolo ou bico de confeitar, faça um furo na casa de cada profiterole e dois furos, um em cada extremidade da bomba.

. Leve de volta ao forno, agora a 150C, por mais 5 minutos.

Esse processo é muito importante para retirar todo restante da umidade que possa ter no interior delas.

. Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grelha.

Caso seu forno não esteja regulado, assando mais de uma lado do que do outro, talvez você precise girar a forma no meio do tempo, mas faça isso bem rápido, para evitar que a temperatura do forno se altere e a massa murche.

 

CREME DE CONFEITEIRO DE CHOCOLATE

1 xícara de leite integral (260ml)
1 xícara de creme de leite fresco, ou de lata sem soro (260ml)
4 gemas – peneiradas para evitar cheiro de ovo
1/4 xícara cacau ou chocolate em pó (45g)
¹/² xícara de açúcar (90g – se preferir chocolate ao leite, reduza para ¹/³ xícara ou 70g)
¹/4 xícara de amido de milho (30g)
¹/² xícara de chocolate em gotas ou picados (90g – usei 70%)

1. Junte o leite com o creme de leite, e aqueça até levantar fervura.

2. Enquanto isso, em outra panela, junte as gemas com o açúcar e bata por alguns minutos com o fouet, até virar um creme de amarelo bem clarinho.
Então acrescente o cacau e a maisena e misture.


Loading...