Bife a Parmegiana: uma receita fácil para o almoço ou jantar

Muito popular no Brasil, você sabia que o Bife a parmegiana na verdade tem origem Italiana?

Anúncios

Segundo a história, ele teria se originado na cidade de Parma, por isso seu nome parmegiana. Mas é claro que nós “abrasileiramos” um pouco as coisas, então a receita original é um pouco diferente do que fazemos.

bife a parmegiana

Como é a receita italiana?

Na receita italiana, chamada de “cotoletta alla parmigiana”, geralmente se usa vitela, mas também podem ser outras carnes, e o bife é empanado em uma mistura de farinha de rosca e queijo.

Ele normalmente é frito em azeite e servido com molho de tomate, sem contar uma camada de queijo ralado que é gratinada no forno.

Bife a parmegiana no estilo brasileiro

Agora, vamos conhecer uma receita bem fácil e prática. Perceba a diferença da receita original para a nossa versão com gostinho mais brasileiro

Anúncios

Confira a lista dos ingredientes:

  • 2 bifes de filé mignon;
  • 2 ½ xícara de chá de óleo;
  • 1 ovo;
  • ½ xícara de chá de farinha de rosca;
  • 4 fatias de mussarela;
  • ⅔ xícara de chá de molho de tomate.
  • ½ xícara de chá de farinha de trigo.
  • Sal e pimenta do reino moída a gosto;
  • Queijo parmesão ralado à gosto.

Antes de começar, coloque o forno para preaquecer a pelo menos 220°C, cuidado na hora de fazer isso já que é uma temperatura mais alta.

Em uma tigela, coloque todo o molho de tomate e deixe no micro-ondas por 1 minuto para que aqueça levemente.

Agora com um prato fundo, para que não derrame, coloque o ovo e bata levemente com um garfo.

Em dois pratos rasos, coloque a farinha de trigo em um e a farinha de rosca em outro. Em seguida, pegue a assadeira ou uma travessa e forre com papel toalha.

Coloque o óleo em uma frigideira de borda alta, é o mais indicado para que não respingue tanto, e leve ao fogo médio para aquecer.

Dica: mergulhe um palito de fósforo no óleo frio, e quando ele acender é por que está na temperatura ideal para fritar.

Depois de colocar o óleo, deixe que ele esquente e parta para a etapa de empanar os bifes. Comece temperando com sal e pimenta, você pode colocar outros temperos se quiser também.

E em seguida passe na farinha de trigo, tire o excesso, e passe no ovo deixando escorrer bem antes de passar na farinha de rosca. É importante que a farinha de rosca cubra toda a extensão do bife para que ele fique crocante.

Coloque um bife de cada vez no óleo e tome cuidado para não se queimar. Deixe que doure um lado, isso pode levar 40 segundos, e depois vire com uma escumadeira.

Quando estiver pronto é só colocar onde você forrou com o papel toalha e reservar enquanto frita os outros.

Agora para finalizar, em uma assadeira que pode ir ao forno coloque o molho de tomate no fundo, e os bifes por cima com duas fatias de queijo mussarela cada, depois venha com o molho de tomate de novo e termine polvilhando queijo.

Por fim, só precisa ficar 20 minutos no forno, ou o suficiente para o queijo gratinar, podendo ser mais rápido.